Tatuapé muda data para escolha de samba; presidente explica motivo

Desfile 2020 da Acadêmicos do Tatuapé. Foto- SRzd – Bruno Giannelli

Inicialmente previstos para os dias 12 de 15 de fevereiro, o Carnaval 2021 em São Paulo foi adiado para o final de maio ou início de julho do ano que vem por causa da pandemia da Covid-19, conforme anunciou o prefeito Bruno Covas na última semana.

Após a confirmação da postergação dos desfiles, a Acadêmicos do Tatuapé, agremiação bicampeã do Grupo Especial em 2017 e 2018, mudou também a data de apresentação de seu hino para 2021.

Eduardo dos Santos – Lançamento do CD 2019. Foto: SRzd – Fausto D’Império

Ao SRzd, o presidente Eduardo dos Santos explicou motivo do ajuste no calendário de atividades da escola, já que nos últimos anos, a azul e branca sempre divulgou seus sambas no primeiro sábado do mês de agosto.

“Como ainda não tínhamos uma data definida de quando seria o nosso desfile, a gente também protelou a data de apresentação do nosso samba. Agora que a gente sabe que deverá ser em maio, ou no máximo no começo de julho (o desfile), iniciamos o processo de escolha do samba”, disse o dirigente.

+ Ouça todos os sambas da Tatuapé

Tradicionalmente, a escola reserva o dia 23 de abril para apresentar seu enredo. Nesta data se celebra São Jorge, que possui fiéis em todo o país e também é o padroeiro da agremiação. Já para apresentar a trilha sonora do seu desfile, Eduardo afirmou que o evento sempre ocorre no primeiro final de semana de agosto devido o cronograma da Tatuapé e não por alguma razão específica.

“Nosso samba é apresentado no primeiro sábado de agosto. Não é por nenhuma cabala, nenhuma mística, não tem nada a ver com isso. Ele é apresentado porque no segundo sábado de agosto a gente começa ensaiar efetivamente na quadra, o nosso canto, a nossa evolução, a nossa bateria, a nossa ala musical, a nossa comissão de frente e os nossos casais. A gente só pode começar efetivamente os ensaios rumo ao desfile, depois da trilha sonora escolhida e apresentada”, explanou

Desfile 2020 da Acadêmicos do Tatuapé. Foto: SRzd – Bruno Giannelli

Por fim, o comandante expôs que todos os 34 sambas seguem na disputa do concurso e que estuda uma nova data de apresentação da composição campeã.

“Agora a gente está pensando na nova data de apresentação que não deve demorar para ser divulgada. Estamos inclusive tentando uma forma mais inusitada dentro das novas possibilidades que a gente tem”, concluiu.

Lançamento do samba-enredo 2020 da Acadêmicos do Tatuapé. Foto: SRzd – Guilherme Queiroz

No próximo Carnaval, a Tatuapé levará para a Avenida o enredo “Preto Velho. Conta a saga do café num canto de fé”, que será desenvolvido pelo carnavalesco Wagner Santos.










Comentários

 




    gl