SRzd revela preparativos no barracão da Rosas de Ouro para o ‘Ibira 70’

Alegoria da Sociedade Rosas de Ouro 2024. Foto: Guilherme Queiroz/SRzd

Alegoria da Sociedade Rosas de Ouro 2024. Foto: Guilherme Queiroz/SRzd

A Sociedade Rosas de Ouro, uma das mais tradicionais do Carnaval de São Paulo, detentora de sete títulos do Grupo Especial, levará para Avenida em 2024 o enredo “IBIRA 70!”, em comemoração aos 70 anos do Parque Ibirapuera, com desenvolvimento de Paulo Menezes, artista que assinará seu terceiro desfile na agremiação.

Seguindo com a série SRzd nos Barracões em São Paulo 2024, o repórter Guilherme Queiroz visitou o espaço na Fábrica do Samba onde estão sendo preparadas as alegorias e fantasias da Roseira.

O desfile, o sétimo da sexta-feira, 9 de fevereiro, abordará a importância do espaço, que abriga diferentes ambientes culturais, esportivos e arquitetônicos ao longo dos seus mais de 1.500.000 m², e a relação do espaço com a cidade, considerado um dos locais preferidos para o lazer e prática de atividades esportivas e culturais.

O “Ibira”, como carinhosamente é chamado pelos paulistanos, foi inaugurado na Zona Sul em 21 de agosto de 1954, ano em que a capital paulista comemorou seu quarto centenário, e recebe mais de 14,5 milhões de visitantes por ano. Em 2015, inclusive, ele esteve entre os 10 melhores parques do mundo, segundo um levantamento do jornal “The Guardian”.

Cartão-postal da cidade de São Paulo, o Parque Ibirapuera está sob responsabilidade de uma empresa privada. A Construcap, sob o nome Urbia, assinou contrato com a prefeitura para assumir a gestão no dia 20 de dezembro de 2019, mas só começou a efetivamente gerir o espaço em outubro de 2020, após vencer a licitação e pagar R$ 70,5 milhões de outorga para gestão por 35 anos.

+ Clique aqui para ler a sinopse

Durante a conversa, Menezes falou sobre o enredo e explicou que a escola está perseguindo tudo aquilo que não foi tranquilo em relação a notas no ano passado. O artista falou de processos internos que foram revistos e também dos preparativos para um desfile que acontecerá, em sua maior parte, com a luz do dia.

“Tem que ter um cuidado maior no acabamento, no colorido. As cores tem que conversar muito mais durante o dia e elas precisam ser mais fortes e agressivas para serem vistas naquele horário. Prestem atenção no colorido que a Rosas de Ouro irá trazer. É diferente daquilo que a escola está acostumada a apresentar”, destacou o profissional que também ressaltou a mudança na forma em que o quesito fantasia é julgado no Carnaval de São Paulo e do Rio.

Sem revelar o que é, Paulo contou um setor para o público olhar com atenção no desfile: “Prestem atenção na alegoria número 2. Ela é completamente diferente daquilo que São Paulo está acostumado a fazer e ver. É uma alegoria de muito mais interação com o público e com a arquibancada. Acho que as pessoas vão gostar bastante”.

Confira o vídeo na íntegra:

Samba-enredo

O samba-enredo da Rosas de Ouro 2024, interpretado por Carlos Junior, estreante na escola, foi escrito por apenas três compositores: Vaguinho, Marcus Boldrini e Rapha SP.

Leia também:

+ Ouça os sambas das escolas que irão desfilar no Anhembi em 2024

+ Confira informações sobre a venda de ingressos para o Carnaval de SP 2024

Comentários

 




    gl