Categories: Carnaval/SP

Sem comandar bateria após 25 anos, Tornado avalia carreira e projeta futuro: ‘Estar fora não é fácil’

José Jorge Teles Santos, conhecido pelos sambistas como mestre Tornado, terá um Carnaval diferente em 2023. Após 25 anos como comandante de baterias, ele não estará na Avenida, mas isso não quer dizer que estará longe do Carnaval. “Vou assistir tudo e todos”, disse ele ao SRzd.

Cria da escola de samba Vai-Vai, Tornado acompanhou no Sambódromo do Anhembi, o ensaio técnico geral da maior detentora de títulos do Carnaval de São Paulo e fez questão de comentar a simulação do desfile.

“Foi um bom ensaio com o povo cantando o samba. Como é um reedição, a letra está na ponta da língua. Escola grande, pavilhão com muita história e uma comunidade com vontade de retornar ao Especial. Alguns ajustes deverão ser corrigidos até o desfile. Desejo boa sorte para todos os amigos da Saracura. Tenho muitos amigos na Vai Vai. Foi onde tudo começou e por isso o carinho é sempre grande. Foi muito bom ter vindo ver de perto. Muitos reencontros, abraços e pedidos para eu voltar. É muito bom saber o quanto sou querido por muitos nesta escola gigantesca. É gratificante”, contou após elogiar o trabalho feito pelos mestres Tadeu e Beto.


Leia também:

+ Ouça os sambas das 34 agremiações da Liga-SP para o Carnaval 2023

+ Confira a cobertura dos ensaios técnicos 2023


Carreira marcada por títulos e notas máximas

Tornado iniciou sua carreira no samba justamente na “Escola do Povo” no Carnaval de 1978, ano em que a agremiação conquistou seu primeiro título. Ele permaneceu por mais 20 anos na Bela Vista, ganhando dois prêmios “Repinique de Ouro”, até que em 1998 deixou a “Saracura” para realizar um novo sonho, o de ser mestre de bateria.

No comando do ritmo da X-9 Paulistana, conquistou o título no ano 2000 em uma passagem de oito anos. Em 2008 foi para a Rosas de Ouro, onde levantou a taça mais uma vez em 2010 e permaneceu até 2013, quando se transferiu para a Imperador do Ipiranga. Em seguida, foi mestre de bateria da Dragões da Real entre 2015 e 2020.

Outra marca de sua carreira foi uma incrível sequência de resultados positivos. Durante doze anos consecutivos só recebeu notas máximas da comissão julgadora, mesmo considerando os eventuais descartes.

Mestre Tornado. Foto: Reprodução/Facebook/Tornado/@thiinascimento

Volta do Carnaval: “O povo está feliz”

Sobre o retorno do Carnaval em fevereiro, após dois anos em que a festa não foi realizada em sua data tradicional, em razão da pandemia da Covid-19, o sambista comemorou: “Fazer o Carnaval em outra data é a mesma coisa que mudar o Natal para uma outra data. Devido a essa ‘maldita pandemia’, o Carnaval foi feito fora de época e com certeza o brilho não foi o mesmo. Agora sim, a festa voltou com tudo o que temos direito. O povo está feliz, os ensaios técnicos tiveram casa cheia e as escolas estão preparando grandes espetáculos. Viva o Samba.”

Carnaval atípico e projeção para o futuro

Depois de 25 anos na pista, liderando os ritmistas, Tornado neste ano terá um Carnaval diferente, onde pretende, além de assistir os colegas, usar o tempo como aprendizado. Uma coisa é certa. Ele espera que esta ausência seja apenas por este ano, pois seu coração quer voltar a pulsar no ritmo da bateria dentro da passarela do samba.

“Será um Carnaval totalmente diferente e atípico. Depois de tanto tempo desfilando, estar de fora não é fácil, mas assim mesmo vou assistir tudo e todos. Estou tirando este ano para observar, reaprender, reciclar e me preparar para retornar. Ainda tenho muito a oferecer ao Carnaval. Quero e vou voltar, afinal…bateria de escola de samba é uma das minhas maiores paixões”, completou.

Mestre Tornado. Foto: Reprodução/Facebook/Tornado

 

Redação SRzd

Recent Posts

  • Televisão

CNBC no Brasil anuncia mais três novos executivos

CNBC no Brasil anuncia mais três novos executivos: Mercado. Antes de anunciar quem serão os primeiros âncoras, a CNBC no…

51 minutos ago
  • Televisão

Vídeo completo mostra que Davi não debocha de pessoas PCD; assista

A versão completa de vídeo que está viralizando nas redes sociais, mostra que Davi imita a forma que Isabelle responde,…

52 minutos ago
  • Famosos

Bruno Gagliasso grava vídeo de momento íntimo com Giovanna Ewbank

VÍDEO: Bruno Gagliasso grava vídeo de momento íntimo com Giovanna Ewbank: No banheiro, Bruno Gagliasso faz grava video de momento…

1 hora ago
  • Carnaval/RJ

Martinho da Vila lança sua biografia em livraria da Zona Sul do Rio

Rio. Martinho da Vila, de 86 anos, lançou sua biografia em uma livraria da Zona Sul do Rio, na noite…

2 horas ago
  • Televisão

Sônia Abrão detona Fernanda após fala sobre Davi no BBB 24

Sônia Abrão detona Fernanda após fala sobre Davi no BBB 24: 🚨VEJA: Sônia Abrão repudia as falas de Fernanda sobre…

3 horas ago
  • Famosos

VÍDEO: Daniel Alves é atacado verbalmente na Espanha

VÍDEO: Daniel Alves é atacado verbalmente na Espanha: Daniel Alves está solto, mas não terá paz tão fácil. Hoje pela…

3 horas ago