Saiba quem vai comandar a bateria da Imperador do Ipiranga em 2023

Desfile 2022 da Imperador do Ipiranga. Foto: Cesar R. Santos/SRzd

Desfile 2022 da Imperador do Ipiranga. Foto: Cesar R. Santos/SRzd

A Imperador do Ipiranga tem um novo mestre de bateria: Thiago Praxedes. Além de diretor de bateria e percussionista, ele é fundador GRES Quilombo, pesquisador da história do samba e das manifestações afro-brasileiras.

Não é a primeira passagem de Thiago pela escola da Vila Carioca. Ele esteve junto do mestre Dentinho nos anos 2009 e 2010 como diretor de bateria.

O sambista vai substituir Vinicius Morello Reis. No Carnaval 2022, a “Só quem é” conquistou todas as quatro notas 10 do júri oficial da Liga-SP.


Leia também:

+ 11 de agosto: Data histórica tem sabor de vitória para Rosas de Ouro

+ Após ficar entre a vida e a morte, carnavalesco tem melhora em estado de saúde

+ Carnavalesco revela inspiração sobre enredo em homenagem a MC Kevin


Perfil de Thiago Praxedes

O novo comandante dos ritmistas começou no samba ainda criança no colo da sua avó Bilica, quando a Unidos do Peruche fazia os ensaios na Rua Zilda, escola em que seu saudoso pai, o Sr. Jair Praxedes foi ritmista. Ele desfilou na ala das crianças até o começo dos anos 90.

Ainda garoto, iniciou na bateria da Barroca Zona Sul, escola que dedicou 14 anos como ritmista e mestre de bateria. Também atuou como ritmista da Mocidade Alegre, Peruche, Leandro de Itaquera e Vai-Vai.

Diretores de bateria da Imperador do Ipiranga. Foto: Divulgação
Diretores de bateria da Imperador do Ipiranga. Foto: Divulgação

Ainda é o mais jovem mestre de bateria na história do Grupo Especial, quando tinha apenas 21 anos, em 2005, pela Faculdade do Samba. Comandou também o ritmo da Brinco da Marquesa, Morro da Casa Verde, escolas e blocos da Uesp e por dez anos a bateria do Quilombo, agremiação que é um dos fundadores.

Desfilou por muitos anos no Império Serrano e coleciona passagens na Portela, Unidos de Vila Isabel e Estação Primeira de Mangueira.

Músico, toca e canta no Projeto Remandiola. Gravou com importantes grupos como o Quinteto em Branco e Preto e o Conjunto Nossa Chama. Escreveu também o livro sobre o sambista Pé Rachado no ano de 2013, além de ativista social.

 

Carnaval 2023

A escola da Vila Carioca será a quinta a desfilar pelo Grupo de Acesso 2 na segunda-feira, 20 de fevereiro, com o enredo “Gratidão, Fé e Amor! Vem, Sou Imperador”. O projeto será desenvolvido pelo carnavalesco Ivan Pereira.

+ Ouça os sambas concorrentes 

Comentários

 




    gl