‘Rainha Quelé: samba de Márcio André e parceiros vence concurso na Mocidade Alegre

Igor Sorriso. Foto: Reprodução.

Em uma tarde de bastante expectativa, a Mocidade Alegre anunciou seu samba-enredo para o próximo Carnaval. A divulgação aconteceu durante a segunda edição do “Churras Live Show”, que foi transmitida no canal do YouTube da agremiação do bairro do limão.

Márcio André, Fabiano Sorriso, China da Morada, Marquinho, Biel, Lucas Donato, Daniel Katar, Bello e Marcelo Valencia, são os compositores responsáveis pela trilha sonora do enredo “Quelémentina cadê você?”.

Ouça o samba:

É LINDO VER A MULHER NEGRA LUTAR!
QUEM TE VÊ SORRIR, NÃO HÁ DE TE VER CHORAR!
RAINHA QUELÉ, VEM SER COROADA!
NA MINHA, NA SUA, NA NOSSA MORADA!

NEGRA NA ALMA E NA COR
FLOR DE RAÍZ AFRICANA
BATUQUE DE JONGO, FOLIA DE REIS
ORGULHO DE SER VALENCIANA
SAIU DA ROÇA, IAIÁ! FOI PRA CIDADE…
VOOU COM A AGUIA ALTANEIRA
CERCADA DE BAMBAS, CAIU NO SAMBA
DE VERDE E ROSA LÁ EM MANGUEIRA
SENHORA DA GLÓRIA, DE TANTAS BATALHAS
A ROSA DOS PALCOS, A VOZ DE NAVALHA

NA HORA DA SEDE VOCÊ PENSA EM MIM (Ê LAIÁ!)
NÃO VADEIA CLEMENTINA! EU VOU VADIAR!
FOI O TOMBO DO NAVIO… MARINHEIRO SÓ!
NO BALANÇO DO MAR!

YÔ, YÔO! YÔ, YÔOO!
O SEU CANTAR É UMA PRECE
NO ALTAR DO SAMBA RESPLANDECE
“AONDE DEUS FEZ A MORADA”
EMANA A LUZ DO NOSSO SENHOR
E O SARAVÁ DE TODOS ORIXÁS
FILHA DE ZAMBI!
IDENTIDADE, AURA ANCESTRAL
DA NEGRITUDE, RETRATO MESTIÇO
DE FATO A VOZ DOS ESCRAVOS
GINGA, CAPOEIRA, PARTIDEIRA… AXÉ!
A MOCIDADE SE AJOELHA AOS SEUS PÉS!

Aline Oliveira, Solange Cruz e Jocimar Martins. Foto: Reprodução.

A transmissão que foi apresentada pela rainha de bateria Aline Oliveira e Jocimar Martins, contou a participação da presidente da “Morada do Samba”, Solange Cruz. Em seu discurso, a dirigente agradeceu aos parceiros e as três parcerias finalistas.

Edson Pereira. Foto: Reprodução.

O carnavalesco Edson Pereira, que vai para seu segundo ano consecutivo na agremiação, falou sobre a escolha do tema.

“É um processo que vem de muitos anos de pesquisa. A Clementina não é simplesmente um enredo, é a representação e materialização do nosso povo, da nossa raiz negra, do que se revela do que nós somos. Há muitos anos atrás eu tinha o desejo de fazer esse Carnaval sobre a Clementina”, disse.

“Churras Live” da Mocidade Alegre. Foto: Reprodução.

Destaque também para a bateria “Ritmo Puro” comandada pelo vice-presidente Marcos Rezende dos Santos Nascimento (Mestre Sombra), além do primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira Uilian Cesário e Karina Zamparolli.

O evento também contou com participações especiais de sambistas e personalidades, que enviaram vídeos parabenizando a escola pela escolha do enredo em homenagem a cantora Clementina de Jesus.

Marcelo Lombardo. Foto: Reprodução.

Neste ano, 42 times de compositores se inscreveram no concurso da Mocidade. O diretor musical Marcelo Lombardo exaltou a qualidade das obras apresentadas: “Quarenta e duas obras extremamente cuidadas, com poesias diferenciadas, com melodias pitorescas e originais. Foi o ano mais difícil de todos os tempos, porque eram muitas obras, foi uma briga de foice”.

Após seis etapas de audições, a diretoria da escola definiu os três sambas finalistas. Confira abaixo:

+ Samba 2 – Márcio André, Fabiano Sorriso, China da Morada, Marquinho, Biel, Lucas Donato, Daniel Katar, Bello e Marcelo Valencia

+ Samba 18 – Sandra de Sá, Dudu Nobre, Aquiles da Vila, Diego Nicolau, Salgado Luz, Leandro Flecha e Marcus Boldrini

+ Samba 19 – Biro Biro, Turko, Claudio Russo, Fabio Souza, Luis Jorge, Maradona, Rafa do Cavaco, Silas Augusto, Tinga e Zé Paulo Sierra

Nos instantes finais da live, foi apresentado o pavilhão de enredo 2021, ostentado pelo casal Diego Henrique e Suellen Farias, além de um vídeo em homenagem a Solange Cruz.

Apresentação do pavilhão do enredo 2021 da Mocidade Alegre. Foto: Reprodução.

Antes do anúncio do vencedor, o intérprete Igor Sorriso cantou o tradicional samba de Alberto Alves da Silva, o Seo Beto, falecido em 2012 e que era presidente de honra da ala de compositores da escola.

Apresentação do samba-enredo 2021 da Mocidade Alegre. Foto: Reprodução.

Vivendo a expectativa da decisão, o SRzd entrevistou durante a última semana um representante de cada uma das três parcerias finalistas. Em cada conversa, os sambistas contaram detalhes do processo de criação de cada letra e destacaram a importância de participar do concurso.

Ao longo da conversa, China da Morada – compositor campeão em 2006, 2009 e 2014 – falou da expectativa de ganhar mais uma vez na sua escola do coração.

Assista:










Comentários

 




    gl