Primeira mulher a ler notas do Carnaval em São Paulo: ‘A história ainda está sendo escrita’

Eloise Matos. Foto: Divulgação/Comunicação/Liga-SP

Eloise Matos. Foto: Divulgação/Comunicação/Liga-SP

A voz da apuração do Carnaval de São Paulo foi feminina pela primeira vez na história. A leitura das notas de atribuídas aos desfiles realizados neste ano no Sambódromo do Anhembi foi feita por Eloise Matos.

Contabilizando três décadas de trabalhos na área de comunicação, sendo mais de vinte anos como locutora no rádio FM, Elô, como também é conhecida pelos ouvintes, assumiu a função exercida ao longo dos últimos trinta anos por Antônio Pereira da Silva, o Zulu, de 75 anos, que ancorou a apuração no Carnaval de Rio Claro, no interior de São Paulo.

A participação dela como nova voz da apuração de São Paulo foi divulgada em 25 de janeiro. “Sua experiência e paixão pela cultura carnavalesca a tornam a escolha perfeita para conduzir esse momento crucial do Carnaval, guiando o público através dos resultados e das emoções”, escreveu a Liga-SP no comunicado.

Apuração do Carnaval de São Paulo 2024. Foto: Claudio L. Costa/ SRzd
Apuração do Carnaval de São Paulo 2024. Foto: Claudio L. Costa/ SRzd

Aos 50 anos, a paulistana, que é casada e tem uma filha, Eloise concedeu entrevista ao SRzd. Durante a conversa, ela falou do convite feito pela Liga-SP e contou momentos vividos em sua primeira apuração. Ela também citou Zulu e comentou o momento histórico em que foi protagonista: “A história ainda está sendo escrita”.

“Quero agradecer a confiança que a Liga, em nome do presidente Sidnei Carriuollo, Rogério Toddy e Jairo Roizen depositaram em mim. Espero ter atendido a perspectiva deles e espero também que as escolas de samba também tenham aprovado o meu primeiro trabalho de locução nessa função. Estou muito feliz até esse primeiro momento onde tudo está se mostrando bem positivo”, disse a locutora.

Confira na íntegra:

SRzd: Como você recebeu e aceitou o convite para ser a locutora das apurações do Carnaval de São Paulo de 2024?

Eloise Matos: Fiquei surpresa no primeiro momento. No segundo momento, fiquei feliz, e no último momento, fiquei imaginando tamanha responsabilidade por estar sendo a primeira voz feminina a desempenhar esse papel de anunciadora do resultado de um evento cultural tão grande.

SRzd: Qual foi a sensação quando você começou a fazer a leitura das notas? O que passou na sua mente neste momento?

Eloise Matos: Eu me senti importante devido a grandeza do momento e a importância de cada nota para os carnavalescos que estavam ali esperando pelos resultados.

SRzd: Houve algum momento difícil ou tenso durante a apuração? Como manter a concentração sabendo que você é o centro das atenções de milhares de pessoas?

Eloise Matos: Na minha profissão a concentração e a atenção é uma constante, agora dada a importância do trabalho de um desfile de Carnaval, todo o amor e sacrifício empregado para realizar tal feito, a responsabilidade de anunciar vibrativamente e se manter neutra no quesito de entonação de voz é um trabalho pesado.

Eloise Matos. Foto: Divulgação/Comunicação/Liga-SP
Eloise Matos. Foto: Divulgação/Comunicação/Liga-SP

SRzd: Você chegou a ver como a apuração era feita antes pelo locutor Zulu? O fato de ele ter atuando na função por muito tempo, influenciou na forma como você fez sua locução?

Eloise Matos: Eu já conhecia o trabalho do Zulu de anos, porque eu sou uma locutora do mundo do samba e sempre considerei o Zulu uma pessoa digna de estar realizando aquele trabalho, sendo ele um anunciador das notas do Carnaval e muito respeitado é natural que eu tenha parte do meu trabalho inspirado nele e uma outra parte do meu próprio cunho profissional.

SRzd: Qual o tamanho do feito histórico de ser a dona da voz feminina a atuar nesta função pela primeira vez?

Eloise Matos: Eu acredito que futuramente vai ser um fato mais relevante do que agora pois a história ainda está sendo escrita e vai ser preciso uma reação positiva a respeito do meu trabalho para que realmente eu me consagre uma voz feminina útil no mundo do Carnaval e é claro, eu vou ser a primeira quando houver a segunda, por enquanto eu sou apenas a novidade.

Leia também:

+ Prêmio SRzd Carnaval SP: conheça o resultado da edição 2024

+ Confira o resultado do Grupo Especial do Carnaval de São Paulo 2024

Comentários

 




    gl