Presidente da Tatuapé revela que samba-enredo já foi escolhido e projeta ensaios

Eduardo dos Santos, presidente da Acadêmicos do Tatuapé na Festa de Lançamento do CD do Carnaval de São Paulo 2022. Foto: SRzd/Cesar R. Santos

Eduardo dos Santos, presidente da Acadêmicos do Tatuapé na Festa de Lançamento do CD do Carnaval de São Paulo 2022. Foto: SRzd/Cesar R. Santos

“Do caminho do ouro a economia azul. Patrimônio mundial, cultura e biodiversidade. Paraty, cidade criativa da gastronomia” é o título do enredo da Acadêmicos do Tatuapé para o Carnaval 2023, quando buscará seu terceiro campeonato no Grupo Especial.

O município localiza-se no extremo oeste do litoral do Estado do Rio de Janeiro, junto à divisa com o Estado de São Paulo e é constituído pelas áreas íngremes da Serra da Bocaina (trecho da Serra do Mar), pelos vales de inúmeros rios que dela descem, e por uma estreita borda litorânea.

Atualmente, a cidade é um destino turístico reconhecido nacionalmente por seu patrimônio histórico e cultural, com o casario e igrejas em estilo colonial, calendário cultural diversificado, celebrações de festas religiosas tradicionais e suas manifestações artísticas, além das belas praias e ilhas que se integram à Mata Atlântica.


Leia também:

+ Maturidade e surpresa: novo casal da Dragões da Real fala sobre preparação para 2023

+ Águia de Ouro 2023: Assista ao desfile de fantasias desenvolvidas por Sidnei França


Em entrevista ao SRzd, durante evento de celebração aos 49 anos da União das Escolas de Samba Paulistanas, a Uesp, um dos presidentes da Tatuapé, Eduardo dos Santos, destacou que a parceria com o município não deve ficar restrita apenas a homenagem no próximo desfile.

“Nós tivemos algumas reuniões com eles a partir do momento em que a gente fechou esse apoio da cidade ao nosso desfile. Está caminhando, estamos acertando detalhes, mas acho que vai rolar uma parceria bacana que não deve nem ficar restrita a esse ano que eles são enredo. A gente está tendo umas conversas muito legais que podem ter uma parceria com a cidade e eles com a nossa escola e que possa durar além do desfile homenageando a cidade de Paraty. Está bem legal a relação”, revelou.

Diretoria da Acadêmicos do Tatuapé é recebida na prefeitura de Paraty. Foto: Reprodução/Facebook
Diretoria da Acadêmicos do Tatuapé é recebida na prefeitura de Paraty. Foto: Reprodução/Facebook

Eduardo também revelou negociações que estão em andamento e destacou a relevância do turismo na cidade de Paraty.

“Tem o trabalho local com a com a Secretaria de Turismo, que encabeçou essa negociação com o município, e além disso, tem empresas de Paraty que estão entrando neste pacote da captação de recursos. Tem empresas de São Paulo que tem interesse também lá, todas elas ligadas ao turismo da cidade e ao turismo do litoral fluminense. Algumas até fora desse eixo, mas que tem em Paraty um grande foco de turismo. Todas essas empresas estão dentro deste projeto”, explicou.

Samba-enredo 2023 já foi escolhido

Há alguns anos a diretoria da escola realiza audições internas para escolher as trilhas sonoras dos seus desfiles. Ao SRzd, Eduardo informou que nesta temporada quinze parcerias de compositores se inscreveram no concurso e o campeão já foi definido, mas a divulgação da obra ainda não tem data para acontecer.

Existe o prazo limite e vai ser cumprido. Nós estamos finalizando o nosso samba-enredo, estamos trabalhando com ajustes finais e eu acredito que nos próximos dias a gente já possa apresentar e a partir daí a gente começa a fazer os nossos ensaios de quadra visando o próximo desfile. Estamos correndo também com isso, porque esse Carnaval, em função do adiamento do desfile, a gente teve que rever também todo o nosso cronograma, já era para ser apresentado, como todo ano acontece, no comecinho de agosto. Como o desfile foi adiado de fevereiro para abril, a gente perdeu dois meses e agora ao invés de apresentar em agosto, vamos divulgar no começo de outubro e a partir daí a gente começa os nossos ensaios rumo ao Carnaval 2023″, finalizou.

Eduardo dos Santos. Foto: SRzd – Fausto D'Império
Eduardo dos Santos. Foto: SRzd – Fausto D’Império

A azul e branca será a segunda a desfilar na sexta-feira, 17 de fevereiro, no Sambódromo do Anhembi. O projeto é desenvolvido pelo carnavalesco Wagner Santos.

Comentários

 




    gl