Presidente da Império de Casa Verde diz ser ‘inviável’ nova mudança na data de desfile

Alexandre Furtado, presidente da Império de Casa Verde. Foto: Duda Moraes/Divulgação

Alexandre Furtado diz ser ‘inviável’ nova mudança na data de desfile. Foto: Duda Moraes/Divulgação

Após a confirmação do adiamento do Carnaval do Rio de Janeiro e de São Paulo, um assunto se tornou motivo de discussão entre os sambistas. Em ambos, os desfiles das escolas de samba do Grupo Especial estão programados para acontecer na Sapucaí e no Anhembi nos dias 22 e 23 de abril, sexta-feira e sábado, respectivamente.

Presidente da Império de Casa Verde, Alexandre Furtado tem defendido a data das apresentações das agremiações paulistanas, através de posicionamentos nas redes sociais. Procurado pela reportagem do SRzd, o dirigente destacou que as entidades da divisão principal se exibem às sextas e sábados desde 2000 e que uma eventual nova mudança de datas seria prejudicial para elas.

“Mesmo que a prefeitura estabeleça feriado ou ponto facultativo na cidade de São Paulo, nós contamos com componentes de todo estado, ou seja, todas as prefeituras teriam que aderir ao ponto facultativo em razão do Carnaval, o que no meu ponto de vista acredito ser inviável”, afirmou.

+ ‘Alguém vai ter que ceder’, diz presidente da Liga-SP sobre simultaneidade dos desfiles

+ Liga ressalta união entre as escolas sobre datas dos desfiles em São Paulo

O “Tigre” da Zona Norte da capital paulista conquistou os campeonatos de 2005, 2006 e 2016 – este último já sob gestão do atual presidente, que comanda a escola desde 2011. Segundo ele, a azul e branca “está preparada para entrar na Avenida caso o desfile fosse em fevereiro ou em abril”.

No texto, o dirigente afirmou que a decisão de adiamento dos desfiles por parte da Prefeitura de São Paulo foi correta e ressaltou que caso o Carnaval acontecesse em sua data original, a Império teria uma queda do número de componentes.

“A variante afastou o componente das escolas de samba, afastou o interesse das empresas em patrocinarem o Carnaval e quem administra uma escola de samba sabe que a decisão tomada foi a mais coerente”, declarou.

Desfile 2016 da Império de Casa Verde. Foto: SRzd – Cláudio L. Costa
Desfile 2016 da Império de Casa Verde. Foto: SRzd – Cláudio L. Costa

Leia na íntegra a mensagem do presidente da Império de Casa Verde:

“Quem me conhece sabe que não sou de me manifestar muito nas redes sociais, no entanto, enquanto dirigente de uma agremiação não posso me calar nesse momento diante das últimas decisões em relação aos desfiles. Sabemos que houve um aumento dos casos da Covid-19 e da Ômicron nas últimas semanas, de acordo com os estudos feitos pela prefeitura da cidade de São Paulo, através da secretaria de saúde e vigilância sanitária, com isso, é absolutamente compreensível que a decisão tomada pelas prefeituras de São Paulo e Rio de Janeiro em relação ao adiamento dos desfiles seja levada em consideração. O Carnaval é feito de alegria, de pessoas, de calor humano e nos vimos reféns novamente dessa doença, onde não poderíamos contar com as nossas baianas, com as crianças e principalmente com a quantidade de componentes que estamos acostumados. A variante afastou o componente das escolas de samba, afastou o interesse das empresas em patrocinarem o Carnaval e quem administra uma escola de samba sabe que a decisão tomada foi a mais coerente.

Em relação a data dos desfiles, meu posicionamento será na realização de sexta e sábado, (22 e 23 de abril), conforme já estabelecido. Sabemos que existe a questão do desfile no Rio de Janeiro, no entanto, existe a programação e a cultura dos desfiles em São Paulo há mais de 20 anos em ser realizado no final de semana. Mesmo que a prefeitura estabeleça feriado ou ponto facultativo na cidade de São Paulo, nós contamos com componentes de todo estado, ou seja, todas as prefeituras teriam que aderir ao ponto facultativo em razão do Carnaval, o que no meu ponto de vista acredito ser inviável.

É importante dizer também que a Império está preparada para entrar na Avenida caso o desfile fosse em fevereiro ou em abril de acordo com o que foi estabelecido.”

Desfile 2022 da Império de Casa Verde

A agremiação vai encerrar a segunda noite de desfiles do Grupo Especial paulistano com o enredo: “O poder da comunicação: Império, o mensageiro das emoções”. O projeto é desenvolvido pelos carnavalescos Mauro Quintaes e Leandro Barbosa.

O samba-enredo é de autoria de André Diniz, Marcelo Casa Nossa, Claudio Russo, Darlan Alves, Samir Trindade, Diego Nicolau e Fabiano Sorriso. Clique aqui para ouvir.

Leia também:

+ Acadêmicos de Vigário Geral anuncia saída de casal de São Paulo

+ Figurinista revela conversa com Elza Soares no camarim dias antes dela morrer; assista

+ Solange Cruz comenta impacto do adiamento dos desfiles entre profissionais e componentes

Comentários

 




    gl