Presidente da Camisa Verde e Branco faz desabafo e expõe situação financeira da escola

Erica Ferro. Foto: SRzd – Claudio L. Costa

Erica Ferro. Foto: SRzd – Claudio L. Costa

A tradicional Camisa Verde e Branco, nove vezes campeã do Grupo Especial, ficou na quinta colocação do Grupo de Acesso 1 do Carnaval de São Paulo. Sem conseguir retornar para a divisão de elite do samba paulistano, e em meio aos preparativos para o seu próximo desfile, a presidente Érica Ferro emitiu uma carta aberta à comunidade.

O texto, compartilhado nas redes sociais da agremiação e também na página pessoal da dirigente em seu Facebook, traz números da situação financeira da agremiação e um balanço do trabalho feito pela atual gestão.

Em tom de desabafo, a presidente que foi eleita em 2018, cita a oposição, dívidas, expõe as dificuldades encontradas para colocar o Carnaval na Avenida e pede respeito, além de afirmar que está aberta para esclarecer qualquer dúvida.

Leia à íntegra:

Carta aos componentes

CAMISA VERDE E BRANCO

Há 3 anos, eu Erica Ferro , ciente e com apoio de colegas ,numa transição de acordo com normas vigentes aceitei o desafio de ser dirigente do camisa , inclusive sendo aclamada pelo fato de não ter nenhuma outra chapa a concorrer pela direção da escola !

A escola já vinha no grupo de acesso a 6 anos consecutivos com diversos problemas financeiros , ações trabalhistas, dívidas com fornecedores e etc. Gostaria de deixar muito claro aqui a comunidade que quando se tem ações jurídicas quando o requerente ganha a causa o juiz solicita o bloqueio da verba que é proferida a escola , e quando assumimos já existiam vários processos nesse estágio para que os pagamentos fossem feitos a partir da verba do carnaval de 2019 (nosso primeiro ano de gestão).

Ao assumir encontramos dívidas de água e luz com valores exorbitantes (tanto da quadra quanto do barracão) que tivemos que negociar e parcelar para que assim pudéssemos dar continuidade aos trabalhos !

Logo após a posse realizamos um levantamento do real estado financeiro da escola , que se encontrava no seguinte estado;

Dívida / processo / loja magma , deixada pela gestão 2010-2014 , valor ; 367.00,00
( gestão Ribamar de Barros – Tadeu Caçula )

Dívida / processo / Celso Izzo , deixada pela gestão 2010-2014 valor ; 84.236,00
( Gestão Ribamar de Barros – Tadeu Caçula )

Dívida / processo / Paulo Tree , deixado pela gestão 2010-2014 valor ; 1.600.000,00
( Gestão Ribamar de Barros – Tadeu Caçula )

Dívida / processo / Renato anveres , deixado pela gestão 2010-2014 valor ; 300.000
( Gestão Ribamar de Barros – Tadeu Caçula )

Dívida / processo / Wilson Zago , deixado pela gestão 2014-2018 valor : 2.515.744,00
( Gestão Veloso – Adão )

Dívida / processo / Carlos deixado pela gestão 2014-2018 valor : 409.307,00
( Gestão Veloso – Adão )

Dívida / Vaniria Nejelsk/ deixado pela gestão 2014-2018 valor : 60.000
( Gestao veloso – Adão )

Dentre outras dívidas as quais não foram gerados processos , o valor total da dívida do camisa verde era de 4.938.000,00 ( quatro milhões novecentos e trinta e oito mil reais ) mais correção de juros que e absurda e corre mensalmente !

Após três anos da nossa gestão administrando a escola foram pagos desse total ; 2.478,324 ( Dois milhões quatrocentos e setenta e oito mil e trezentos e vinte quatro reais ) !
Onde o restante hoje vem sendo negociado para que assim a gente consiga liquidar o valor da dívida total , que hoje ainda é muito grande e mensalmente aumente devido aos juros !
Inclusive todos os números acima se tornaram públicos em nossos plantões jurídicos direcionados pelo Dr Alexandre , assim como as tomadas de decisão relacionadas à saúde financeira da escola , mas infelizmente pouquíssimas pessoas estiveram presente nas datas , e aliás , nenhuma delas era da oposição que se faz presente hoje , engraçado como eles se faziam presentes na escola e preocupados com a questão né ?

Tivemos a verba três carnavais BLOQUEADA , e mesmo assim colocamos nossos carnavais na rua , mesmo sem patrocínios e ajuda de leis ( devido a problemas nas certidões e cnpj também deixado por gestões passadas , a escola não pode fazer captação de recurso através de leis de incentivo , projetos sociais e etc )!

Ao adentrarmos ao barracão , para minha surpresa até chassis de uma de nossas alegorias foi vendido com a intenção de prejudicar o trabalho da gestão nova qual não tinha ligação com as outras duas gestões que eram ligadas, mas seguimos no propósito de reestruturar a escola, sem água, sem luz, sem maquinários no barracão, nos seguimos reestruturando !

Ouço muito falar que vários “amigos” (aqueles mesmos que citei acima) e diretores que estavam no começo deixaram a escola por não concordar com o estilo de trabalho , mas gostaria de deixar bem claro que MUITOS dos que deixaram na verdade não concordavam que as coisas mudaram , que pra vestir um camisão de diretor precisaria de fato executar aquela função , precisava de fato colocar a mão na massa e TRABALHAR , e isso deixei claro desde o meu primeiro dia na direção da escola , via muita gente querendo apenas um camisão mas não queria trabalhar, via muita gente querendo o status DE SER DIRIGENTE mas não queriam investir na escola, e mais uma vez repito deixei claro que ninguém mais levaria vantagens sob a escola , sob o bar da escola , sob a loja da escola (sim muitas vezes isso foi pauta em reuniões, onde queriam saber quem iria ficar com o bar ou a loja da entidade e se esqueciam que tinha muito trabalho pra se colocar o desfile em si na rua , e que o lucro de bar ou loja TINHAM QUE SER ÚNICO E EXCLUSIVO DA ESCOLA), e por conta disso e de vários outros assuntos foi ficando aqueles que de fato se interessavam em ajudar o pavilhão sem outros interesses a não ser ajudar o Camisa ! Tanto que as portas sempre estiveram abertas para quem quisesse ajudar , tanto que vejo muita gente criticando em redes sociais mas não vejo a ANOS na escola , não vejo a tempos indo ao barracão ajudar em um mutirão , nunca vi ajudar a lavar uma quadra ou dar uma força em um evento da escola , então com todo respeito mas desses eu não aceito nenhum tipo de crítica , aceito sim , dos que estão no dia a dia , que independente de chapa ou presidente estão somando com o pavilhão , seja sendo diretor , coordenador , ou componente que vem todo domingo ensaiar , que paga sua fantasia , e que soma com a escola !!

Estamos vindo de 2 anos de pandemia , onde o valor de material e mão de obra super aumentou e mesmo assim o Camisa veio para avenida em 2022 e sem verba fez um Carnaval competitivo! Agora você que diz que é Camisa Verde, tenha respeito com componentes que independente de gestão, se entrega de coração demonstrando o verdadeiro amor ao pavilhão.

Acusar e criticar é muito fácil , quero ver arregaçar as mangas e vir trabalhar em pro a escola ! Sou consciente da minha entrega como Presidente e do trabalho que realizei nesses últimos anos .

Agora o que muito me assusta é essa MESMA OPOSIÇÃO DE 2006 ( que tirou a Magali da direção da escola e comandou a escola até 2018) querer voltar a administrar a escola , depois de tudo que aconteceu , depois de deixarem a escola em frangalhos a ponto de NINGUÉM ter a coragem de assumir após 12 anos de gestão deles !!
Deixo aqui meu agradecimento a todos aqueles que somaram com a escola nesses últimos 4 anos , diretores , coordenadores de Ala , apoios , baianas , velha guarda , bateria e todos os seguimentos sem exceção, foram verdadeiros guerreiros , esses sim merecem meu total respeito , pois quando o camisa verde e Branco mais precisou , no pior momento , na maior dificuldade , estiveram ali pra ajudar a resgatar a dignidade, a força, a raça da nossa escola, GRATIDÃO SEMPRE !! Não serão esquecidos!

E quem quiser tirar alguma dúvida, venha falar comigo ao invés de propagar calunia, inverdades, pois a partir de agora a verdade que vocês tanto pregam também começará a ser exposta !

Erica Ferro
Presidente

Carnaval 2022

Clique aqui para ver como foi o desfile da Camisa Verde e Branco em 2022 que teve como enredo “Rezadeiras. Na fé do Trevo te benzo! Na fé do Trevo de curo!”. O projeto foi desenvolvido pelos carnavalescos Leno Vidal e Renan Ribeiro.

Leia também:

+ Coreógrafo anuncia saída da Camisa Verde e Branco: ‘Dever cumprido’

+ Carnaval 2023: definidas as escolas que desfilam na sexta e no sábado em SP

+ Carnaval SP 2022: veja as justificativas das notas dos Grupos Especial, de Acesso 1 e 2

+ Prêmio SRzd Carnaval SP: conheça o resultado da edição 2022

Comentários

 




    gl