Categories: Carnaval/SP

Preparados para embarcar nessa viagem? Mocidade Alegre convida compositores

Campeã do Grupo Especial do Carnaval de São Paulo de 2023, a Mocidade Alegre levará para Avenida em seu desfile do próximo ano, o enredo “Brasiléia Desvairada: A busca de Mário de Andrade por um país”.

O desenvolvimento ficará por conta do carnavalesco Jorge Silveira, que nesta terça-feira (30), irá explanar o tema para os compositores interessados em participar do concurso de samba-enredo.

O encontro está marcado para começar às 20h, no barracão da escola na Fábrica do Samba, que fica na Avenida. Dr. Abraão Ribeiro, 505, na Zona Norte da capital paulista. Além de detalhes da sinopse, a noite também reserva aos participantes, informações sobre como será o processo para escolha do hino vencedor.


Leia também:

+ Veja quais escolas desfilam na sexta e no sábado no Carnaval de São Paulo em 2024

+ Confira os enredos já lançados para o Carnaval de 2024


Qual o Brasil que vivemos e queremos hoje?

Além de ser um dos autores mais celebrados e pesquisados na cultura brasileira, Mário de Andrade foi um dos responsáveis pelo modernismo brasileiro. Há exatos cem anos, em 1924, ele escreveu em certa carta: “É no Brasil que me acontece viver e agora só no Brasil eu penso e por ele tudo sacrifiquei”.

As viagens que o escritor fez pelo Brasil vão guiar o enredo da “Morada do Samba”, percorrendo o norte, o sudeste e o nordeste até dizer chegar. Em um encontro com o povo e a cultura popular que nos forma.

“São Paulo precisa valorizar São Paulo. É um enredo cultural, com forte referência ao universo dos símbolos de São Paulo. 2023 foi um ano de adaptação a Mocidade. Agora em 2024, quero fazer essa ‘máquina funcionar na potência máxima’”, disse Jorge Silveira sobre o enredo.

“Toda vez que a gente lança um enredo é um marco pessoal de um novo ciclo. As ideias, sonhos, desejos e pepinos se renovam. Muita energia é empregada para fazer esse bolo crescer. Só peço que os Deuses do Carnaval recebam esse trabalho com alegria. Tem muito amor envolvido”, completou o artista.

Após nove anos, a Mocidade Alegre conquistou o décimo primeiro título de sua história no Carnaval de São Paulo de 2023. Quinta a desfilar na segunda noite do Grupo Especial, no dia 19 de fevereiro, no Sambódromo do Anhembi, a escola apresentou o enredo “Yasuke”.

Samba de 2023 surgiu de junção de suas obras

Assim como em 2008, duas obras concorrentes foram declaradas vencedoras. As letras criadas pelo time do “Samba 1”, formado por Márcio André, Aquiles da Vila, Fabiano Sorriso, Chanel, Marcos L. Gabriel, Salgado Luz, Marcelo Valência, Marcus Boldrini, Diogo Corso e Ítalo Pires, e do “Samba 6”, de Biro Biro, Turko, Gui Cruz, Rafa do Cavaco, Portuga, Maradona, Imperial, Fabio Souza, Luciano Rosa, Fionda Tem Tem e Vitor Gabriel, foram unificadas e se tornaram a trilha-sonora do desfile campeão.

Redação SRzd

Recent Posts

  • Famosos

Bruno Gagliasso grava vídeo de momento íntimo com Giovanna Ewbank

VÍDEO: Bruno Gagliasso grava vídeo de momento íntimo com Giovanna Ewbank: No banheiro, Bruno Gagliasso faz grava video de momento…

1 minuto ago
  • Carnaval/RJ

Martinho da Vila lança sua biografia em livraria da Zona Sul do Rio

Rio. Martinho da Vila, de 86 anos, lançou sua biografia em uma livraria da Zona Sul do Rio, na noite…

33 minutos ago
  • Televisão

Sônia Abrão detona Fernanda após fala sobre Davi no BBB 24

Sônia Abrão detona Fernanda após fala sobre Davi no BBB 24: 🚨VEJA: Sônia Abrão repudia as falas de Fernanda sobre…

2 horas ago
  • Famosos

VÍDEO: Daniel Alves é atacado verbalmente na Espanha

VÍDEO: Daniel Alves é atacado verbalmente na Espanha: Daniel Alves está solto, mas não terá paz tão fácil. Hoje pela…

2 horas ago
  • Carnaval/SP

Os bastidores do início do desfile que colocou a Gaviões da Fiel entre as campeãs de 2024

O Carnaval 2024 foi especial para o Grêmio Gaviões da Fiel Torcida. Após apresentar o enredo “Vou te levar pro infinito” a agremiação…

2 horas ago
  • Rio de Janeiro

Receita Federal apreende 1,3 tonelada de cocaína no Porto do Rio; R$ 330 milhões

Rio. Agentes da Divisão de Vigilância e Repressão ao Contrabando e Descaminho da Receita Federal apreenderam 1,3 tonelada de cocaína…

3 horas ago