Categories: Carnaval/SP

Prefeitura divulga calendário do Carnaval de Rua e recua sobre folia na Vila Madalena

Faltando 90 dias para o Carnaval a Prefeitura de São Paulo divulgou o calendário oficial da folia de rua em 2018.

O evento, que ganha cada vez mais proporção, apelo popular e investimento da iniciativa privada, será dividido em três partes: pré-Carnaval (3 e 4 de fevereiro); Carnaval (de 9 a 13 de fevereiro) e pós-Carnaval (17 e 18 de fevereiro), assim como foi neste ano. Os blocos que quiserem participar precisam devem cadastrar-se até o dia 24 deste mês.

Calendário definido, mas os representantes das agremiações reclamam das regras, argumentando que elas não estão claras, embora o decreto já tenha sido publicado pelo poder executivo municipal por meio de edital, disponível desde outubro.

Outra crítica é que a Secretaria da Cultura não é mais a principal organizadora dos festejos. A atribuição passou para a Secretaria de Coordenação das Prefeituras Regionais, o que tiraria o cunho cultural desta modalidade de manifestação popular.

Na noite da última segunda-feira (6), o novo secretário das Prefeituras Regionais se reuniu com representantes de alguns blocos e apresentou novidades. Uma delas é que vai haver, sim, Carnaval na Vila Madalena. Os blocos pequenos estão mantidos no bairro boêmio da Zona Oeste:

“Na questão da Vila Madalena, a gente tem um horário já pré-definido deste ano que era das 10 da manhã até as 10 da noite. Para as outras regiões da cidade também está mantido este horário, por causa do problema da noite. Pancadão, que é um barulho que a população sofre demais, não só nessa região como em todas as outras regiões da cidade”, disse o secretário Cláudio Carvalho. A informação revela um recuo da gestão de João Doria sobre o tema, uma vez que o tucano indicou a exclusão do bairro do circuito carnavalesco durante entrevista exclusiva para a Rádio Trianon AM e retransmitida pelo portal SRzd em 5 de outubro. Relembre:

A Prefeitura não descartou a possibilidade de Carnaval na Avenida 23 de Maio para os Blocos que quiserem sair da Vila Madalena. O secretário disse que isso está ainda em análise, mas que seria num trecho de 3.500 metros, entre a Avenida Paulista até o Viaduto Jaceguai.

“Uma outra ideia que nós estamos tendo, é de fazer quatro palcos por regiões, as mais extremas da cidade, para todo mundo poder aproveitar o Carnaval que cresceu muito e é um evento de muita, muita importância para a cidade”, acrescentou Carvalho.

Neste cenário de ajustes, nessa semana o Ministério Público realizou uma nova reunião com representantes da Prefeitura, trazendo as demandas de moradores, comerciantes e Blocos de rua, e agora aguarda o planejamento operacional completo, com trajetos, horários e infraestrutura, que deverá ser apresentado em 15 de janeiro.

A Prefeitura de São Paulo se comprometeu a apresentar o planejamento e adiantou que aguarda o cadastramento dos Blocos para ter noção do tamanho real do Carnaval de Rua 2018 e, assim, trabalhar em conjunto com todos os órgãos envolvidos na operação. Durante a reunião ainda ficaram estabelecidos os próximos passos da Prefeitura de São Paulo na gestão da festa:

– Publicar o edital para os patrocinadores no dia 14 de novembro;
– As Prefeituras Regionais analisam os trajetos solicitados pelos blocos;
– A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) monta a estratégia de trânsito e informa quais vias serão proibidas para os blocos;
– Cada Prefeitura Regional determina as datas e horários dos blocos;
– Reuniões serão realizadas entre cada bloco e Prefeitura Regional para negociar trajetos com o auxílio das associações de moradores;
– Reunião com comerciantes do entorno de onde os blocos percorrerão;
– CET faz o mapeamento final;
– Reuniões de logística, com definição de fornecedores, cronograma de limpeza, operação de banheiros químicos, postos para atendimento médico, operação da
– Polícia Militar, linhas de ônibus coordenadas pela SPTrans;
– Integração e contingência entre todos os órgãos envolvidos no Carnaval de Rua;
– Emissão de cartas para moradores, comerciantes e demais órgãos com informações;
– Realização de relatórios e análises do Carnaval de Rua 2018, além de balanço sobre os possíveis reparos que deverão ser feitos.

Redação SRzd

Recent Posts

  • Carnaval/SP

Conheça a ordem dos desfiles do Grupo Especial do Carnaval de SP 2025

A Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo abriu, oficialmente, a preparação para o Carnaval de 2025 com…

1 hora ago
  • Carnaval/SP

Carnaval 2025: Confira a ordem de desfiles do Grupo de Acesso 1 de São Paulo

A Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo abriu, oficialmente, a preparação para o Carnaval de 2025 com…

4 horas ago
  • Carnaval/SP

Carnaval 2025: Veja a ordem de desfiles do Grupo de Acesso 2 de São Paulo

A Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo abriu, oficialmente, a preparação para o Carnaval de 2025 com…

5 horas ago
  • Famosos

Camila Moura, ex do BBB Buda, faz revelações íntimas em podcast

Camila Moura, ex do BBB 24 Lucas Buda, faz revelações íntimas em podcast. Ela disse que Lucas foi a primeira…

11 horas ago
  • Carnaval/SP

As estratégias envolvendo a ordem de desfiles do Carnaval de São Paulo

A Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo abre, oficialmente, a preparação para o Carnaval de 2025 com…

12 horas ago
  • Televisão

Ex-BBB 24 desabafa na web: ‘Até pra ser preto precisa de diploma’

Ex-BBB 24 desabafa na web: 'Até pra ser preto precisa de diploma'. Thalyta faz desabafo sobre não ser convidada para…

14 horas ago