Prefeitura de SP anuncia festival on-line de Carnaval de Rua

A Prefeitura de São Paulo anunciou uma chamada para os blocos e agentes culturais do Carnaval da cidade para participarem do festival “Tô Me Guardando”. A ação terá apresentações e vivências artísticas virtuais e gratuitas, com transmissão nas redes sociais.

O Festival, cujo nome faz alusão à música “Quando o Carnaval Chegar”, de Chico Buarque, começa no dia 12 de fevereiro e vai até o dia 28 de fevereiro, período em que estariam ocorrendo as festas pelas ruas.

As inscrições estão abertas até o dia 4 de fevereiro, e vão contemplar 100 blocos carnavalescos e 200 encontros de vivências relacionadas ao Carnaval. Os cachês previstos pelo edital são de R$3 mil e R$1 mil, respectivamente. O edital foi publicado no Diário Oficial da Cidade de São Paulo nesta quinta-feira, 28.

O objetivo é fomentar as atividades dos blocos da capital paulista, mesmo com a necessidade de isolamento social. Cada bloco será responsável pela produção e transmissão de suas apresentações. Todas as exibições serão transmitidas nas redes sociais dos proponentes, de forma gratuita, e terão divulgação dos links pela Secretaria Municipal de Cultura.

Podem se inscrever pessoas jurídicas, MEIs e Cooperativas que tenham comprovada experiência no Carnaval de Rua da cidade. As inscrições devem ser realizadas pelo link: bit.ly/ToMeGuardando. Entre os documentos necessários para a inscrição estão um breve histórico, currículo e portfólio do líder do bloco e classificação indicativa.

Os escolhidos serão selecionados por meio de uma avaliação objetiva das propostas, seguindo um esquema de pontos que privilegia blocos na periferia da cidade, envolvimento com ações sociais e tempo de atividades das agremiações.

A Prefeitura informou que o Carnaval de Rua de 2021 foi adiado e ainda não existe previsão se ele poderá ser realizado, pois isso depende das determinações das autoridades de Saúde.

De acordo com o secretário municipal de Cultura, Alê Youssef, o festival aponta para o futuro de grande ocupação cultural da cidade por meio do Carnaval. “Por meio de oficinas, vivências, os aquecimentos, enfim, toda a troca cultural possível pela internet, vamos apontar para um futuro de ocupação cultural da cidade com o Carnaval”, explica.

“Seguindo a letra do mestre Chico Buarque: a cidade de São Paulo está se guardando para quando o Carnaval chegar. Essa é a ideia que compõe o festival Tô Me Guardando, com muita responsabilidade, mas também sem esquecer da potência e da força do Carnaval de Rua da cidade”, completa Youssef.










Comentários

 




    gl