Prefeito de Paraty cita investimento financeiro no desfile da Tatuapé

Luciano Vidal (MDB), prefeito da cidade de Paraty. Foto: Guilherme Queiroz/SRzd

Luciano Vidal (MDB), prefeito da cidade de Paraty. Foto: Guilherme Queiroz/SRzd

Campeã dos Carnavais de 2017 e 2018, a Acadêmicos do Tatuapé busca sua terceira vitória no Grupo Especial de São Paulo com desfile em homenagem a Paraty, cidade localizada na Costa Verde do estado do Rio de Janeiro.

“Do caminho do ouro a economia azul. Patrimônio mundial, cultura e biodiversidade. Paraty, cidade criativa da gastronomia” é o título do enredo da agremiação, que será a segunda a  se apresentar desfilar na sexta-feira, 17 de fevereiro de 2023, no Sambódromo do Anhembi. O projeto é desenvolvido pelo carnavalesco Wagner Santos.

+ Ouça o samba que vai embalar o desfile

Em entrevista ao SRzd, durante o evento que marcou o lançamento oficial do enredo e do samba, o prefeito Luciano Vidal, do MDB, salientou que a cidade possui comunidades caiçaras, indígenas, quilombolas, além de belezas naturais.

Outro ponto destacado pelo político são os títulos internacionais que Paraty possui. “É uma enorme satisfação, uma alegria muito grande”, disse ele sobre a homenagem preparada pela escola de samba paulistana.

Ouça a fala:


Leia também:

+ O que se sabe sobre os ensaios técnicos do Carnaval de São Paulo 2023

+ Inscrições abertas para blocos de rua do Carnaval de São Paulo 2023

+ Carnaval 2023: Liga abre bilheterias físicas, venda de mesas, cadeiras e lote promocional de arquibancada


Como forma de contribuir com os custos do desfile, o prefeito revelou que serão investidos R$ 500 mil no Carnaval da azul e branca, por meio do fundo municipal de turismo.

“A gente vem fazendo este trabalho de divulgar a cidade em diversos aspectos e formas, nas feiras nacionais e internacionais. O carro chefe [de Paraty] é o turismo. A nossa indústria é de chaminé sem fumaça. Então temos que investir no turismo. Através da secretaria de turismo, a gente está investindo cerca de R$ 500 mil através do fundo municipal de turismo”, revelou.

Vidal também fez uma brincadeira com o nome de Paraty e a busca da Tatuapé pelo tri. “Vamos comemorar o Paratri”, disse.

Ouça:

Comitiva da cidade Paraty na Acadêmicos do Tatuapé. Foto: Guilherme Queiroz/SRzd
Comitiva da cidade Paraty na Acadêmicos do Tatuapé. Foto: Guilherme Queiroz/SRzd

Mais sobre Paraty

O município localiza-se no extremo oeste do litoral do Estado do Rio de Janeiro, junto à divisa com o Estado de São Paulo e é constituído pelas áreas íngremes da Serra da Bocaina (trecho da Serra do Mar), pelos vales de inúmeros rios que dela descem, e por uma estreita borda litorânea.

A arquitetura dominante na cidade é característica da segunda metade do século XVIII e primeiras décadas do século XIX. Paraty é formada por importante núcleo com construções do período colonial e está localizada à beira-mar.

Paraty teve, nos primeiros séculos de sua história, uma importância estratégica no cenário histórico brasileiro: funcionou como entreposto comercial utilizado para a entrada de mercadorias e escravos, e porto para o escoamento do ouro vindo de Minas Gerais e, posteriormente, para o café do Vale do Paraíba (estados do Rio de Janeiro e São Paulo).

Atualmente, a cidade é um destino turístico reconhecido nacionalmente por seu patrimônio histórico e cultural, com o casario e igrejas em estilo colonial, calendário cultural diversificado, celebrações de festas religiosas tradicionais e suas manifestações artísticas, além das belas praias e ilhas que se integram à Mata Atlântica.

 

Comentários

 




    gl