Por motivos de segurança, Vai-Vai cancela eliminatória deste domingo; leia nota da escola

Quadra da Vai-Vai. Foto: Divulgação

A escola de samba Vai-Vai optou por cancelar a eliminatória deste domingo (9). O motivo, segundo nota divulgada pelo Conselho Deliberativo da agremiação, foi a segurança dos componentes.

Confira o pronunciamento da escola:

Vivemos um momento de intolerância em nosso país, onde um candidato a presidência da república foi vítima de um atentado e em nossa agremiação diretores e conselheiros foram recentemente covardemente vítimas de atos de violência. Some-se a isso, atos como a invasão da quadra e a depredação de veículos, atitudes que mancham a reputação quase secular da entidade que tanto amamos.

O conselho deliberativo da escola de samba Vai Vai, prima por conduzir as questões da escola dentro dos parâmetros da legalidade e civilidade, além de atuar com seriedade e apto a intervir quando necessário para garantir a normalidade das atividades da agremiação.

Assumimos um compromisso com a comunidade da escola e o público em geral de mantê-los informados sobre as questões de interesse da escola de samba Vai-Vai.

Esclarecemos que nos últimos dias, foi apresentado um documento para negociação, preparado pelo grupo intitulado Resistência, com conteúdo incabível, arbitrário e contraditório a intenção de quem de fato quer negociar. E diante do teor do documento, esse conselho consultou diversos segmentos da escola no intuito de ponderar sobre uma decisão que atenda aos anseios das pessoas atuantes no dia a dia da escola. Não tivemos tempo hábil de nos pronunciarmos sobre esse documento e fomos surpreendidos através das redes sociais com o anúncio de que novas ações por parte do citado movimento seriam intensificadas. Ressalte-se que a palavra utilizada no ato da entrega do documento foi “a paz depende da assinatura deste documento”, o que demonstra cabalmente a verdadeira intenção nada democrática do grupo acima ora em questão. A verdade é que o insucesso judicial das demandas do grupo opositor ocasionaram na retomada da incabível estratégia da ameaça e intimidação.

Nossa comunidade está traumatizada e temerosa, fomos procurados por diversos chefes de segmentos preocupados e apavorados com as publicações, e diante de tão iminente possibilidade de se repetir os atos de violência já ocorridos no último dia 29 de julho e a situação de risco para nossa comunidade, decidimos por bem agir. Considerando que não vislumbramos um ambiente de tranquilidade para a realização dos trabalhos da fase de eliminatória para esse domingo, optamos pela inédita decisão de cancelar as atividades de domingo na quadra para podermos tomar as medidas cabíveis de forma a assegurar a segurança da nossa comunidade, nossas baianas, velha guarda, ala das crianças, bem como todos os segmentos da escola, o público e as nossos estimados familiares.

Essa decisão foi tomada com muito pesar, em caráter excepcional, mas acreditamos ser a mais coerente diante da análise dos riscos iminentes. Informamos a diretoria executiva que essa decisão visa preservar a integridade da nação Vai Vai.

Durante a próxima semana, tomaremos todas as medidas institucionais cabíveis de forma a garantir o amistoso clima de tranquilidade de nossa quadra para que todos possamos voltar com segurança e satisfação para nossas atividades. O diálogo só é mantido com quem efetivamente deseja fazê-lo em alto nível, nas esferas competentes e não a base de insinuações de violência e ameaças.

Nossas ações visam preservar nosso pavilhão, a integridade de nossa comunidade e a verdadeira paz na nossa escola! Este conselho já está tomando as devidas medidas legais para que se restabeleça a paz.

Salientamos ainda, que não estamos sozinhos e contamos também com o apoio de outras instituições da sociedade civil. O trabalho permanece inalterado para garantir os compromissos da agremiação sem qualquer interrupção, principalmente as etapas ligadas ao desenvolvimento do carnaval 2019, O Quilombo do Futuro, o barracão de alegorias, fantasia e adereços continua a todo vapor em fase de execução da reprodução das fantasias e construção dos carros alegóricos.

Por fim, registramos nosso mais profundo respeito a ala de compositores do Vai Vai, bem como aos compositores que participam do concurso de samba enredo, esta decisão visa também dar-lhes o ambiente devido para que vocês possam dignamente apresentarem as suas obras, neste momento o protagonismo lhes pertence.

Conselho Deliberativo do G.R.C.S.E.S. Vai-Vai

A maior campeã de São Paulo está em fase de disputa de samba para eleger o hino do enredo “Vai-Vai: O Quilombo do Futuro”. Em 2019, ela será a quarta a desfilar no sábado do Grupo Especial.

+ Ouça os sambas concorrentes

Vale lembrar que a preto e branco do Bixiga vive crise política interna. No último dia 29 de julho, briga e confusão marcaram evento da agremiação. O desentendimento ocorreu quando pessoas foram protestar contra a atual diretoria da escola, presidida por Darly Silva, o ‘Neguitão’.

+ Leia a reportagem completa

Saiba mais sobre a crise política na Vai-Vai:

+ Presidente Neguitão se pronuncia sobre confusão em ensaio

+ Diretoria da Vai-Vai emite nota sobre os acontecimentos do último domingo

+ Saiba mais sobre a crise política na Vai-Vai

+ Presidente Darly Silva comenta cenário político da escola

Comentários

 




    gl