Categories: Carnaval/SP

‘Paraíso Paraibano’: leia a sinopse do enredo da Dragões da Real 2023

Em busca de seu primeiro título no Grupo Especial do Carnaval de São Paulo, a Dragões da Real lançou o seu enredo para o desfile do próximo ano na noite deste sábado (25), durante “Festa Junina” realizada em sua quadra social.

“Paraíso Paraibano. João Pessoa a porta do sol das Américas” é o título do tema que será desenvolvido pelo carnavalesco Jorge Freitas, que fará sua estreia pela escola que será a última a se apresentar no sábado, dia 18 de fevereiro, no Sambódromo do Anhembi.

Leia a sinopse do enredo:

Chega! Chega! Se aconchega e não se avexe, não! Vamos juntos arribar nas asas do dragão, num bigu transcendental! S’imbora conhecer o paraíso, João Pessoa, Jampa, a porta do sol, a namorada do Brasil, onde o sol nasce primeiro, o lado mais oriental dessa terra, onde o azul do céu é mais anil…

Na beira do Sanhauá é possível espiar o luar refletido em suas águas que correm a caminho do mar. Dá gosto de ver que beleza assim não há, pois são coisas típicas desse lugar! Isso se reflete também em sua gente arretada, feliz e festeira, que escancara simpatia com seu sorriso que encanta levantando com orgulho a bandeira paraibana!

Na batida da zabumba, a cidade velha acorda com seu canto secular:
É um zum, zum, zum, zunido
É um Tre-le-le

Abram alas que elas vão passar… No voo das Muriçocas espalhando alegria e contagiando o palco da folia, vem brincar no meu carnaval com confete e serpentina. O clima esquenta nas ruas, o chão treme na quarta-feira mais quente que já tivera. E nela, a cultura popular se manifesta!

É fogo, é fogo, é fogo
É um Tre-le-le
É um zum, zum, zum, de novo

O povo nas ruas em festa vestidos de ursas ou brincam no bloco dos arlequins verdejantes ou no bloco das acácias da primavera.

Eta-pera, acabou a espera! É só rala bucho a noite inteira, dançando xaxado, na folia dessa gente festeira. Arrasta pé… forroziando na capital mundial da quadrilha junina para alegrar e divertir o povo do cariri! O paraibano se anima, mas também reza em oração: “Que Nossa Senhora das Neves derrame suas graças e nos conceda a proteção”.

Puxa o fole sanfoneiro e toque o ganzá para o Santo Antônio, São Pedro e São João iniciar! É festa, é dança, é manifestação cultural… tudo junto e misturado no maior dos arraiais!

Sentir a brisa do vento à beira mar, faz ressaltar muitas belezas desse lugar! Aqui a diversidade verdadeira também se apresenta na arte popular e no artesanato local, fazendo de João Pessoa um lugar mais que especial. Suas cores em algodão, sua história, seus temperos e seus sabores que são impossíveis de nossa memória apagar. A capital mais verde do país tem muito para ensinar: viver entre o antigo e o moderno com charme e elegância, ao som do canto de seus pássaros, preservando o nativo e a sua herança, o verde e a esperança. S’imbora escancarar para o Brasil que o nordeste é de lascar o cano! Beleza igual não há, isso ninguém contradiz! Por isso posso, vou afirmar: João Pessoa é igual a Dragões da Real, paraíso de gente feliz!

Assista o lançamento:

Em 2022, a Dragões da Real levou para o Sambódromo do Anhembi o enredo “Adoniran”, desenvolvido pelo carnavalesco Jorge Silveira e terminou a disputa em sétimo lugar.

+ Veja como foi o desfile

Leia também:

+ Grupo Especial: Veja a ordem de desfiles no Carnaval de São Paulo 2023

Redação SRzd

Recent Posts

  • Geral

Páscoa: Papa Francisco lava pés de 12 mulheres em presídio de Roma

Mundo. O Papa Francisco lavou os pés de 12 mulheres detidas em uma prisão de Roma, capital da Itália, nesta…

10 horas ago
  • Carnaval/SP

Qual seu palpite? Camisa Verde e Branco define enredo para 2025

A Mocidade Camisa Verde e Branco já definiu seu enredo para o Carnaval 2025. A informação foi divulgada nas redes…

12 horas ago
  • Televisão

CNBC no Brasil anuncia mais três novos executivos

CNBC no Brasil anuncia mais três novos executivos: Mercado. Antes de anunciar quem serão os primeiros âncoras, a CNBC no…

13 horas ago
  • Televisão

Vídeo completo mostra que Davi não debocha de pessoas PCD; assista

A versão completa de vídeo que está viralizando nas redes sociais, mostra que Davi imita a forma que Isabelle responde,…

13 horas ago
  • Famosos

Bruno Gagliasso grava vídeo de momento íntimo com Giovanna Ewbank

VÍDEO: Bruno Gagliasso grava vídeo de momento íntimo com Giovanna Ewbank: No banheiro, Bruno Gagliasso faz grava video de momento…

13 horas ago
  • Carnaval/RJ

Martinho da Vila lança sua biografia em livraria da Zona Sul do Rio

Rio. Martinho da Vila, de 86 anos, lançou sua biografia em uma livraria da Zona Sul do Rio, na noite…

13 horas ago