O que podemos esperar do desfile afro da Império de Casa Verde 2023?

Casal da Império de Casa Verde. Foto: João Belli

Casal da Império de Casa Verde. Foto: João Belli

Após fazer sua estreia como carnavalesco da Império de Casa Verde em 2022 – dividindo com Mauro Quintaes – agora Leandro Barbosa se prepara para mais um desafio em sua carreira: assinar de forma solo o enredo 2023 da azul e branca.

Leandro é natural de Nova Friburgo, região Serrana do Rio de Janeiro, onde deu seus primeiros passos no mundo do samba. Por lá, assinou trabalhos da Imperatriz de Olaria, Raio de Luar, Vilage no Samba e Unidos da Saudade. Atuou também no Carnaval carioca, realizando trabalhos na Vila Isabel e Portela.

Em 2017, aceitou o convite de seu conterrâneo Jorge Freitas – carnavalesco da Império na época – para o cargo de assessor encarregado para decorações das alegorias e coordenação dos pilotos de fantasias. Neste mesmo ano, foi incumbido pela decoração das alegorias da escola Independente Tricolor. Em 2019, foi diretor de artes do Tigre, ficando responsável por toda a decoração e acabamento final.

Leandro Barbosa, carnavalesco da Império de Casa Verde. Foto: Guilherme Queiroz/SRzd
Leandro Barbosa, carnavalesco da Império de Casa Verde. Foto: Guilherme Queiroz/SRzd

Leia também:

+ Milton Cunha: ‘Que o Vai-Vai ocupe o lugar dele, que é lá em cima’

+ Adamastor abre o jogo sobre atuação como presidente e mestre de bateria da X-9

+ Inscrições abertas para blocos de rua do Carnaval de São Paulo 2023


Estreia e confiança no trabalho

Em entrevista ao SRzd, o profissional destacou o peso da responsabilidade e agradeceu a diretoria da agremiação da Zona Norte em apostar no seu nome para esta temporada.

“O desafio é imenso, mas estou sempre disposto a fazer o melhor pela Império de Casa Verde. Quando chegou o convite do presidente Alexandre Furtado não foi uma coisa muito inesperada, porque eu já venho de um trabalho de anos. Já tinha uma proposta para um ano eu assumir sozinho o trabalho. Está sendo prazeroso e gratificante. Sei quanto isso é importante e a responsabilidade de estarem confiando no meu trabalho”, declarou.

Logotipo do enredo da Império de Casa Verde para o Carnaval de 2023. Foto: Divulgação
Logotipo do enredo da Império de Casa Verde para o Carnaval de 2023. Foto: Divulgação

Musicalidade e protagonismo feminino

Em busca do terceiro título no Grupo Especial, a Caçula do Samba aposta no enredo “Império dos Tambores – Um Brasil Afromusical”. O tema é de autoria do Leandro e teve a sinopse desenvolvida por Tiago Freitas.

“Quando defini qual seria o enredo com o presidente, não tive dúvida em escolher o Tiago, porque ele é fantástico na sinopse. Primeiramente queremos enaltecer as mulheres, que é a base do enredo. A figura feminina vem desde a comissão de frente até o último setor do desfile. A gente traz a musicalidade da África, porém sempre retratando a mulher, em todas as fases musicais a mulher vem trazendo isso para gente”, revelou.

Por fim, o carnavalesco ressaltou a importância de um enredo afro ser desenvolvido pela Império.

“O projeto da Império está sendo muito feliz, acho que a escola abraçou a ideia, o primeiro ano da escola falando sobre um enredo afro e teve uma aceitação muito grande por parte do presidente, em momento algum ele se recusou, ele achou que o momento certo era esse, era um pedido muito antigo da comunidade. A gente tem um samba maravilhoso, que estourou e tudo está encaixado”, finalizou.

A trilha sonora do desfile é assinada por André Diniz, Marcelo Casa Nossa, Samir Trindade, Fabiano Sorriso, Evandro Bocão, Darlan Alves e Gustavo Clarão.

Comentários

 




    gl