Nita Freire, viúva de Paulo Freire, é confirmada no desfile da Camisa Verde e Branco

Renan Ribeiro, Dª. Nita Freire e João Victor Ferro. Foto: Facebook/Camisa Verde e Branco

Renan Ribeiro, Dª. Nita Freire e João Victor Ferro. Foto: Facebook/Camisa Verde e Branco

Nita Freire, viúva do educador Paulo Freire, patrono da Educação no Brasil, confirmou sua presença no desfile da Mocidade Camisa Verde e Branco, que será a terceira a se apresentar no domingo, 19 de fevereiro, pelo Grupo de Acesso 1 de São Paulo.

O convite foi feito pessoalmente pelo carnavalesco Renan Ribeiro e o vice-presidente João Victor Ferro. “Um verdadeiro manifesto é feito de expoentes da nossa luta, e para gritar por educação mais uma vez, Dª Nita aceitou nosso convite e irá juntar sua voz ao grito da Barra funda”, escreveu a escola nas redes sociais.


Leia também:

+ Incômodo? Solange Cruz comenta seca de títulos da Mocidade Alegre

+ Exposição abre alas para Nenê de Vila Matilde exaltar Consciência Negra; assista

+ Cortes Mirim, Infantil e Juvenil do Carnaval de São Paulo 2023 são escolhidas


Responsável por desenvolver o enredo “Invisíveis”, Renan destacou a importância da presença de Nita Freire no desfile do próximo ano.

“Acredito muito que verdadeiros e legítimos movimentos populares contam com a chancela de expoentes que corroboram com aquele discurso ao qual se agrupam vozes, e Dª Nita Freire tem a presença confirmada em nosso manifesto no intuito de potencializar esse clamor pela educação no Brasil. Em 2023 proponho um manifesto, uma passeata em prol dos invisíveis, e não haveria como falar de direitos sociais, e em específico de educação sem citar Paulo Freire. Dª Nita, que vem a ser a viúva de Paulo Freire, contribui de forma veemente com nosso discurso e engrandece não somente o desfile do Camisa Verde e Branco, mas também o Carnaval paulistano, com um enredo que de forma clara faz com que a escola de samba cumpra sua função sociopolítica e cultural em defesa da comunidade em geral, mas com olhar voltado para os menos favorecidos. Presenças como essa engrandecem o espetáculo do Carnaval como manifestação cultural popular”, disse ao SRzd.

A trilha sonora do desfile 2023 foi criada por Nikinha, Xuxo do Cavaco, Sandro Simões, Gustavo Santos, Toninho 44, Rodrigo Correia, Diegues, Pablo do Cavaco e Zé Robertto.

Mais sobre Paulo Freire

Se estivesse vivo, Paulo teria 101 anos. Paulo Reglus Neves Freire nasceu em Recife, no estado de Pernambuco, e faleceu devido uma parada cardíaca, aos 75 anos, em São Paulo.

Freire foi secretário da Educação na gestão de Luiza Erundina (PT), na capital paulista, entre 1989 e 1991 e trabalhou com Miguel Arraes na prefeitura do Recife entre 1960 e 1963. No período da Ditadura Militar, viveu fora do Brasil de 1964 a 1979.

Em 1999, a escola de samba Leandro de Itaquera desfilou com o enredo: “Educação (Um salto para liberdade por Paulo Freire)”. A homenagem ao educador rendeu a quarta colocação para a vermelha e branca.

Comentários

 




    gl