Nenê de Vila Matilde lança enredo para o Carnaval 2024

Vídeo de divulgação do enredo 2024 da Nenê. Foto: Reprodução/Instagram/Nenê

Vídeo de divulgação do enredo 2024 da Nenê. Foto: Reprodução/Instagram/Nenê

A tradicional Nenê de Vila Matilde – que contabiliza onze títulos no Grupo Especial de São Paulo – ficou na terceira colocação na classificação final do Grupo de Aceso 1 de 2023, com os mesmos 270 pontos da campeã Vai-Vai e da vice-campeã Camisa Verde e Branco, e só não retornou para a divisão de elite do samba paulistano, em razão dos critérios de desempate previstos em regulamento.

Dirigida por Rinaldo José Andrade, o Mantega, a azul e branca revelou, na noite desta quinta-feira (6), através de um vídeo compartilhado em suas redes sociais, o seu enredo para o Carnaval de 2024.

“Cirandando a vida prá lá e prá cá. Sou Lia, sou Nenê sou de Itamaracá” é o título do tema que será desenvolvido pelo carnavalesco Fábio Gouveia para exaltar a história de Lia de Itamaracá, considerada a mais célebre cirandeira do Brasil, cantora, compositora e dançarina.

Em 2005, Lia foi intitulada Patrimônio Vivo de Pernambuco e em 2019, agraciada com o título de Doutora Honoris Causa, pela Universidade Federal de Pernambuco, pelos serviços prestados à cultura popular brasileira. Em janeiro de 2024 a rainha cirandeira, filha de Iemanjá, vai completar 80 anos

“Cantaremos uma história de mulher, uma história preta, que ganhou o mundo, falamos de uma história de caminhada, lágrimas e sorrisos, onde à superação se materializou em imortais cirandas, compostas à beira do mar, cantadas para Yemanjá, onde à cada bater das ondas nas brancas areias do litoral, se ouvia uma nota musical. Nossa águia voou, encontrou Lia de Itamaracá e anuncia a todos seu próximo enredo”, diz trecho do texto de apresentação divulgado.

Homenagem em São Paulo e no Rio

Na sexta-feira passada, dia 31, o Império da Tijuca, que disputará o Acesso no Carnaval do Rio, já havia anunciado que levará para AvenidaEsta ciranda quem me deu foi Lia, que mora na Ilha de Itamaracá”.

A apresentação oficial para a comunidade e imprensa será no dia 23, no Tijuca Tênis Clube, assim como toda a equipe de trabalho para a disputa na Série Ouro.

Lia de Itamaracá terá sua história retratada no Carnaval Carioca pelas mãos do carnavalesco Júnior Pernambucano, com texto do jornalista Rodrigo Hilário.

De qualquer forma, teremos desfiles carregados de cultura e representatividade com uma merecida homenagem na maior festa popular do Brasil no Sambódromo do Anhembi e na Marquês de Sapucaí.

Nenê busca retorno ao Grupo Especial

Campeã do Grupo de Acesso 2 em 2022, a Nenê foi a responsável por abrir as apresentações do Acesso 1 de 2023, no Sambódromo do Anhembi, no domingo, 19 de fevereiro.

De autoria de Fábio Gouveia e Márcio Telles, com colaboração de Sérgio Cardoso e Sérgio Santos,  a azul e branca levou para a Avenida o enredo “Faraó Bahia”. Clique aqui para ver como foi o desfile.

Comentários

 




    gl