Mestre Tadeu sobre Vai-Vai: ‘Hoje somos um quilombo preto e branco’

Mestre Tadeu no desfile da Vai-Vai. Foto: Felipe Araújo/Liga-SP

Mestre Tadeu no desfile da Vai-Vai. Foto: Felipe Araújo/Liga-SP

Ícone da escola de samba Vai-Vai, uma das mais tradicionais do Brasil, Antonio Carlos Tadeu, o premiado e respeitado mestre Tadeu, teve seu trabalho confirmado, como não poderia ser diferente, para continuar no comando da bateria para o Carnaval de 2024, ao lado de mestre Beto.

Orgulhoso e com a faixa de campeão do Grupo de Acesso 1 no peito, o veterano sambista, ainda celebrando o retorno da “Escola do Povo” ao Grupo Especial, fez uma reflexão. “Hoje essa nação, chamada escola de samba Vai-Vai é um quilombo, só que ela é um quilombo moderno, onde convivem os negros e os brancos. Temos um quilombo preto e branco. Muito obrigado por esse campeonato bateria e todos que participaram deste Carnaval”.


Leia também:

+ Prêmio SRzd Carnaval SP: conheça o resultado da edição 2023

+ Até quando as escolas de São Paulo podem contratar para o Carnaval 2024?


Mestre Tadeu: patrimônio vivo do samba paulistano

Mestre Tadeu começou a participar do Carnaval paulistano na década de 60, frequentando a Lavapés, uma das mais antigas escolas de samba da cidade.

No fim de 1969, entrou para a bateria da Vai-Vai como tocador de surdo, quando tinha 18 anos. Em 1974, quando a alvinegra do Bixiga não era mais um cordão há dois anos e havia se tornado uma escola, ele fez seu primeiro desfile como mestre.

Mestre Tadeu e bateria da Vai-Vai. Foto: Reprodução/Facebook/Vai-Vai/19/3/2017
Mestre Tadeu e bateria da Vai-Vai. Foto: Reprodução/Facebook/Vai-Vai/19/3/2017

Com personalidade forte, histórico de declarações fortes e dono de um estilo único de ensinar e comandar os seus ritmistas, se tornou recordista de notas máximas no Carnaval de São Paulo, onde coleciona premiações e se transformou uma das principais referências no segmento.

Considerado patrimônio vivo da “Escola do Povo” e do samba paulistano, Tadeu participou de todos os títulos da história da Vai-Vai, marca que faz dele o maior colecionador de vitórias do Carnaval.

Também detém a marca de mestre com o maior tempo no comandando uma mesma bateria na história tanto de São Paulo quanto do Rio de Janeiro. Sem contar que de suas mãos, foram revelados vários diretores de bateria, entre eles, Magui, Tornado, Negativo e Thiago Praxedes.

Comentários

 




    gl