Categories: Carnaval/SP

Mestre Mercadoria: 81 anos da lenda viva do Carnaval de São Paulo

Raimundo Pereira da Silva, o mestre Mercadoria, um dos grandes ícones da história do Carnaval de São Paulo, celebra nesta sexta-feira (22), 81 anos de vida. A sua trajetória se mistura com a tradição e evolução do samba paulistano.

Com passagem por diversas agremiações, trabalhos para a Liga Independente das Escolas de Samba e atuações como palestrante de diversos temas ligados ao Carnaval, Mercadoria, é considerado pelos sambistas como um dos principais expoentes de todos os tempos do Carnaval.

Pai de uma família de sambistas, sua trajetória no Carnaval teve início aos dez anos de idade e se confunde com o crescimento, mudanças e profissionalização do samba paulistano, onde se tornou lenda viva.

Na Sociedade Rosas de Ouro, ganhou notoriedade como diretor de harmonia, conquistando muito mais do que títulos, entre 1980 e 1996, fez escola. Passou também pela Unidos de Vila Maria, onde deixou sua marca e Estrela do Terceiro Milênio.

Atualmente, ocupa um cargo de direção na Mocidade Unida da Mooca, agremiação que integra o Grupo de Acesso 1 do Carnaval de São Paulo e comanda o departamento de Velha-Guarda e Baluartes do Carnaval paulistano.

Mercadoria. Foto: Fausto D’Império/SRzd

Com estilo único e respeitado por integrantes de todos os pavilhões, tem por hábito se posicionar até diante de assuntos considerados polêmicos e delicados, colocando literalmente o “dedo na ferida” quando o assunto está relacionado a arte em que contabiliza mais de cinquenta anos de vivência intensa, conquistas das mais variadas e experiência com a massa que constrói o espetáculo chamado desfile de escola de samba.

Como comentarista do SRzd, entre 2012 e 2013, ou em qualquer roda de conversas entre sambistas, uma coisa é certa: Mestre Mercadoria está sempre disposto a compartilhar suas passagens, sempre com bom humor, conselhos, e o mais importante: brilho nos olhos de quem é testemunha e protagonista de histórias que contribuíram para muitas transformações no Carnaval de São Paulo nas últimas décadas.

Filha de Mercadoria, Adriana Gomes, porta-bandeira da Mancha Verde, compartilhou nas redes sociais uma homenagem especial o pai. Confira:

Redação SRzd

Recent Posts

  • Entretenimento
  • Televisão

A Grande Conquista 2: primeira dinâmica tem treta e gritaria

Treta. O clima de confraternização da festa que aconteceu na madrugada de domingo (12) ficou para trás na Mansão de A…

34 minutos ago
  • Televisão

Repórter do Mais Você é hostilizada no RS e desabafa ao vivo; assista

Repórter do Mais Você é hostilizada no RS e desabafa ao vivo. Entrada diretamente do Rio Grande do Sul causou…

47 minutos ago
  • Carnaval/SP

Coreógrafo se despede e explica saída da Mocidade Unida da Mooca

Nildo Jaffer não é mais coreógrafo da comissão de frente da Mocidade Unida da Mooca, agremiação que integra o Grupo…

2 horas ago
  • Entretenimento

Reconhece? Galã da Globo surge em cliques e surpreende a web

Reconhece? Galã da Globo surge em cliques e surpreende a web Bastidores. Reynaldo Gianecchini surgiu "montado" (maquiado, com figurino de…

2 horas ago
  • Carnaval/RJ
  • Geral

Rio: Tradição tem seu enredo definido para o Carnaval de 2025: ‘Reza’

Rio: Tradição tem seu enredo definido para o Carnaval de 2025: 'Reza' Carnaval. A escola de samba Tradição, que retorna…

2 horas ago
  • Entretenimento

Viviane Araújo reflete sobre gestação e possibilidade de ter outro filho

Viviane Araújo anunciou a gravidez aos 46 anos, idade que, para muitos, é vista como muito difícil para se ter…

2 horas ago