Mestre Mercadoria: 80 anos da lenda viva do Carnaval de São Paulo

Raimundo Pereira da Silva, o Mercadoria, no desfile 2019 da Rosas de Ouro. Foto: SRzd – Cláudio L. Costa

Raimundo Pereira da Silva, o Mercadoria, no desfile 2019 da Rosas de Ouro. Foto: SRzd – Cláudio L. Costa

Raimundo Pereira da Silva, o mestre Mercadoria, um dos grandes ícones da história do Carnaval de São Paulo, celebra nesta quarta-feira (22), 80 anos de vida. A sua trajetória se mistura com a tradição e evolução do samba paulistano.

Com passagem por diversas agremiações, trabalhos para a Liga Independente das Escolas de Samba e atuações como palestrante de diversos temas ligados ao Carnaval, Mercadoria, é considerado pelos sambistas como um dos principais expoentes de todos os tempos do Carnaval.

Pai de uma família de sambistas, sua trajetória no Carnaval teve início aos dez anos de idade e se confunde com o crescimento, mudanças e profissionalização do samba paulistano, onde se tornou lenda viva.

Na Sociedade Rosas de Ouro, ganhou notoriedade como diretor de harmonia, conquistando muito mais do que títulos, entre 1980 e 1996, fez escola. Passou também pela Unidos de Vila Maria, onde deixou sua marca e Estrela do Terceiro Milênio. Atualmente, ocupa um cargo de direção na Mocidade Unida da Mooca, agremiação que integra o Grupo de Acesso 2 do Carnaval de São Paulo.

Ensaio técnico 2022 da Mocidade Unida da Mooca. Foto: Fausto D’Império/SRzd
Mercadoria. Foto: Fausto D’Império/SRzd

Com estilo único e respeitado por integrantes de todos os pavilhões, tem por hábito se posicionar até diante de assuntos considerados polêmicos e delicados, colocando literalmente o “dedo na ferida” quando o assunto está relacionado a arte em que contabiliza mais de cinquenta anos de vivência intensa, conquistas das mais variadas e experiência com a massa que constrói o espetáculo chamado desfile de escola de samba.

Como comentarista do SRzd, entre 2012 e 2013, ou em qualquer roda de conversas entre sambistas, uma coisa é certa. Mestre Mercadoria está sempre disposto a compartilhar suas passagens, sempre com bom humor, conselhos, e o mais importante: brilho nos olhos de quem é testemunha e protagonista de histórias que contribuíram para muitas transformações no Carnaval de São Paulo nas últimas décadas.

Nome importante no comando do departamento de Velha-guarda e Baluartes do Carnaval paulistano, braço da organizadora dos desfiles das escolas de samba de São Paulo, Mercadoria ganhou uma festa para comemorar o aniversário de 80 anos ao lado de familiares e das pessoas que marcaram sua trajetória: os sambistas.

No próximo sábado (26), a partir das 14h, o encontro será na Rua dos Sitiantes, 755, na Freguesia do Ó, com presenças confirmadas dos intérpretes Luiz Felipe (Vai-Vai), Daniel Collete (X-9 Paulistana) e Celson Mody (Acadêmicos do Tatuapé), entre outros convidados. A entrada com direito a camiseta personalizada custa R$ 40.

A herança do samba de mestre Mercadoria

Adriana Gomes (filha, porta-bandeira oficial da Mancha Verde)

Seu Raimundo, meu pai, fez com que eu respeitasse o Carnaval na sua essência, com suas raízes e ancestralidades. Sou do Carnaval porque ele me fez sambista.

A maior honra que eu tenho nesse mundo é ter vindo filha dele. Aprendizado a cada momento juntos. Sou uma pessoa melhor porque sou filha dele.

Não esqueça, te amo velhinho.

Adriana e mestre Mercadoria. Foto: Reprodução/Adriana Gomes
Adriana e mestre Mercadoria. Foto: Reprodução/Adriana Gomes

Renato Fuskão (diretor de bateria da Rosas de Ouro e Colorado do Brás)

Como diz o ditado ” uma imagem vale mais que mil palavras “.

Mas não tem como não falar algo.

Meu pai, meu parça, meu guerreiro e minha Referência!!!

Mais um 22 de março!!! Mas esse é diferente, Papai faz 80 anos!!! Obrigado Deus, obrigado de vdd!!!

Pai que seja um novo ciclo de muita saúde, realizações, felicidades e que o senhor continue essa pessoa incrível que é!!! Feliz Aniversário papai! Te Amo!!

Fuskão e Mercadoria. Foto: Reprodução/Facebook/Fuskão/@fernandabaraldi
Fuskão e Mercadoria. Foto: Reprodução/Facebook/Fuskão/@fernandabaraldi

Comentários

 




    gl