‘Manto sagrado’; MUM resgata origens do samba de SP através da história dos pavilhões

Lançamento de enredo da Mocidade Unida da Mooca. Foto: SRzd – Guilherme Queiroz

Mais um enredo para o Carnaval de 2019 em São Paulo foi conhecido na madrugada deste sábado (21).

Foi a vez da Mocidade Unida da Mooca apresentar sua aposta para a estreia no Grupo de Acesso 1, após vaga conquistada com o título do Acesso 2, neste ano.

+ Galeria de fotos: lançamento do enredo 2019 da MUM

+ Veja a logomarca do enredo

+ Vídeo: baluartes do Carnaval paulistano celebram escolha da Mocidade Unida da Mooca

O evento, que também celebrou a conquista, aconteceu na sede do tradicional Clube Atlético Juventus, segundo clube de futebol de “coração” de boa parte dos paulistanos. Entre as atrações os grupos “Já é Samba”, “Doce Encontro” e “Nosso Sonho”, além de apresentação dos segmentos da casa, da Colorado do Brás e da atual campeã do Especial, Acadêmicos do Tatuapé. Ainda foram homenageados o intérprete Carlos Junior, uma das vozes da MUM em 2018, a madrinha Mocidade Alegre e o Juventus.

Lançamento de enredo da Mocidade Unida da Mooca. Foto: SRzd – Guilherme Queiroz

“Manto sagrado, a história que o tempo bordou”, é o título do tema a ser contado na Avenida, tendo como pano de fundo a história do pavilhão, símbolo maior das escolas de samba, para decantar a trajetória do Carnaval paulista desde as suas origens.

Lançamento de enredo da Mocidade Unida da Mooca. Foto: SRzd – Guilherme Queiroz

Veja algumas fotos da festa

(clique nas imagens para ver em tamanho ampliado)

Presidente Rafael Falanga; o desafio da estreia no Acesso e o resgate da história do samba de SP

(clique no player para ouvir)

‘Enredo nasceu em 2012, numa conversa com Fernando Penteado, diretor de harmonia da Vai-Vai’; conta carnavalesco André Rodrigues

(clique no player para ouvir)

‘Todo o mestre-sala gostaria de estar no meu lugar com este enredo’; diz Jefferson Gomes

(clique no player para ouvir)

É a Mooca belo!

A MUM está sediada em um dos mais tradicionais bairros da cidade de São Paulo; a Mooca. Assim como outras coirmãs, ainda tem como sede um espaço embaixo de um viaduto.

Fundado em 17 de agosto de 1556, as terras eram ocupadas por índios que se concentravam próximo ao rio Tamanduateí. O nome é de origem indígena. Uma versão aventada é a de que ele teria surgido no século XVI, quando os primeiros habitantes brancos começaram a construir suas casas na região, sob o olhar curioso dos índios, que teriam exclamado: “Moo-oca”, numa tradução livre, algo como: “Eles estão fazendo casas”.

A Mooca se caracteriza por uma intensa ocupação de imigrantes italianos, cujos descendentes não abandonaram o distrito.

Outras imigrações importantes foram de lituanos e croatas. Um nome intimamente ligado ao bairro é o do Conde italiano Rodolfo Crespi, dono da que chegou a ser a maior tecelagem de São Paulo, o Cotonifício Crespi, fundada em 1896. Sucessivas ampliações da fábrica foram acompanhadas por construções de moradias para seus funcionários e contribuíram decisivamente para o crescimento da região.

A imigração italiana está presente também nas tradições gastronômicas do bairro, abrigando centenas de cantinas, pizzarias e docerias. Muitas famílias de origem napolitana ocupam o bairro até hoje. Lá, acontecem algumas festas típicas, como a Festa de San Genaro, além de abrigar o Memorial do Imigrante, que traz informações sobre a imigração italiana no Brasil. Apesar de concentrar algumas indústrias da cidade, é predominantemente residencial, de classe média e de serviços.

Veja mais fotos da festa

(clique nas imagens para ver em tamanho ampliado)

Time pronto e o jovem capitão

Além da definição do tema, a Mooca também já fechou seu time.

Vanderlei Silva Júnior, chegou com a função de diretor geral da comissão de harmonia. Os consagrados Jefferson Gomes e Janny Moreno, continuam na condução do pavilhão principal. Ainda tiveram os vínculos renovados os intérpretes Guilherme Cruz e Clayton Reis, e o mestre de bateria Caik.

Todos sob o comando do presidente Rafael Falanga. O jovem empresário tem se destacado através de sua gestão a frente da entidade; pelo dinamismo, carisma e assertividade, consolidando-se como uma das novas lideranças do Carnaval paulistano; o capitão, que todo time de sucesso precisa.

Assim, a MUM vai para o maior desafio de sua história, no embalo do título conquistado em 2018 com o enredo: “A santíssima trindade de Oyó”.

+ Vídeo: relembre o desfile 2018 da Mocidade Unida da Mooca

+ Galeria de fotos do desfile campeão do Grupo de Acesso 2 da Mocidade Unida da Mooca

 

Comentários

 




    gl