Categories: Carnaval/SP

Jair Rodrigues será enredo no Carnaval paulistano em 2020

Em 2020 a escola de samba paulistana Torcida Jovem vai disputar o Grupo de Acesso 2 com o enredo: “Prepare seu coração para as coisas que vou contar”, uma homenagem ao cantor Jair Rodrigues.

O tema será desenvolvido por uma comissão de Carnaval – os nomes dos membros da equipe serão informados em breve pela diretoria da agremiação – substituindo o carnavalesco Pedro Pinotti, responsável pelos projetos dos últimos dois Carnavais.

Leia o texto divulgado pela agremiação:

Conhecido pelo largo sorriso no rosto e a alegria contagiante, o cantor Jair Rodrigues de Oliveira será o tema do enredo do Carnaval de 2020 do Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Torcida Jovem do Santos. Nascido em Igarapava (SP), em 6 de fevereiro de 1939, Jair sonhava em ser jogador de futebol na infância, como quase todo garoto brasileiro.

Mas, antes de trilhar o caminho do sucesso como músico, desempenhou diversas funções para ajudar no sustento da família, como a de alfaiate. Os primeiros passos como cantor foram dados nas casas noturnas do interior de São Paulo e posteriormente, em programas de calouros, sendo um deles o de Claudio Luna, na Rádio Tupi.

O sucesso mais marcante da carreira foi a música “Deixa isso pra lá” (1964), considerada precursora do rap nacional, revolucionando pelo estilo falado e não preso à melodia. A parceria com a cantora Elis Regina também foi um marco na vida de Jair. A dupla lançou três volumes da série “Dois na Bossa” após fazerem sucesso na apresentação do programa “O Fino da Bossa”, na TV Record.

A carreira decolou de vez com o sucesso de “Disparada”(1966), composta por Geraldo Vandré e Théo de Barros. Ao interpretá-la no II Festival de Música Popular Brasileira, em 1966, Jair empatou em primeiro lugar com a então favorita “A Banda”, de Chico Buarque, interpretada por Nara Leão.

Jair Rodrigues acumulou uma experiência de cinquenta anos de carreira, com mais de quarenta álbuns lançados, incluindo uma indicação ao Grammy Latino, em 2005, com o disco “Alma Negra”. O último projeto de Jair, o CD “Samba Mesmo” (2014), reúne regravações de sambas de sucesso como “Trem das Onze”, de Adoniram Barbosa.

Este grande talento da música popular brasileira nos deixou em 8 de março de 2014, vítima de um infarto agudo do miocárdio. Além da inestimável contribuição para a música popular brasileira, deixou de herança a continuidade do talento da família para a música, com os filhos Jair Oliveira e Luciana Mello, que o reverenciam até hoje nos palcos.

A Torcida Jovem vai apresentar a história de um negro sonhador e defensor do samba no desfile do ano que vem, no Sambódromo do Anhembi, reforçando a essência de sermos uma agremiação que levanta a bandeira da disseminação da cultura popular brasileira através do maior patrimônio do nosso país: o samba.

“Prepare seu coração para as coisas que vou contar”

Veja o logotipo não oficial:

“No batuque do tambor, nosso samba é raiz e tradição” foi o enredo que a Torcida Jovem levou para a Avenida no Carnaval 2019, e ficou com o nono lugar do Grupo Acesso 2. Relembre o desfile.

Redação SRzd

Recent Posts

  • Famosos

Juliette se diverte ao mostrar reação da mãe com nova mansão; assista

Ex-BBB gravou a mãe comentando como é a nova casa da família. Juliette se divertiu na manhã desta terça-feira (30)…

24 minutos ago
  • Carnaval/RJ

Carnaval 2025: Mocidade anuncia dupla para seu carro de som

Carnaval 2025: Mocidade anuncia dupla para seu carro de som Rio. A Mocidade Independente de Padre Miguel anunciou nesta terça-feira…

33 minutos ago
  • Rio de Janeiro

Ai que Madonna! Narcisa dá boas-vindas para diva do pop

Ai que Madonna! Narcisa dá boas-vindas para diva do pop: Socialite sacou um megafone e tratou de chamar a atenção…

35 minutos ago
  • Entretenimento
  • Música

Anitta e Madonna vão se apresentar juntas em Copacabana?

Anitta participará do show de Madonna no Rio ? A badalada apresentação que acontece no próximo sábado (4), na Praia…

3 horas ago
  • Famosos

Indireta? Viviane Araújo posta vídeo após declaração de ex envolvendo Belo

Bastidores. Viviane Araújo compartilhou um vídeo em sua rede social na manhã desta terça-feira (30), após o ex-marido, o jogador…

3 horas ago
  • Entretenimento
  • Famosos
  • Televisão

VÍDEO: Virgínia Fonseca ostenta detalhes luxuosos de sua nova mansão

Tá quase pronta! A influenciadora Virgínia Fonseca revelou imagens de sua nova mansão. Ela e o marido, o cantor Zé…

3 horas ago