Categories: Carnaval/SP

Já é Carnaval! Conheça o sambódromo do Anhembi, palco da folia paulistana

Parafraseando o dono da voz oficial do sambódromo paulistano nos dias de folia até 2018, Jurandir Oliveira, que morreu nesta semana, conhecido carinhosamente como mestre Sabu: “A passarela é de vocês”.

É que faltando poucas horas para o início dos desfiles das escolas de samba as atenções da cidade começam a se voltar novamente para o Anhembi. É chegada a hora dos sambistas tomarem para si o equipamento público que foi concebido para esta finalidade; o Carnaval.

+ conheça a ordem dos desfile no Anhembi

+ veja os preços dos ingressos para todos os dias e setores de desfiles em SP

O Pólo Cultural e Esportivo Grande Otelo foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer. Administrado pela São Paulo Turismo, é um dos maiores espaços para grandes eventos ao ar livre da cidade de São Paulo e abriga, em média, mais de trinta grandes eventos por ano, entre eles, a maior festa popular paulistana, o Carnaval. Além disso, foi e continua sendo sede de turnês de artistas e bandas internacionais.

Inaugurado em 1991, durante a gestão da prefeita petista Luiza Erundina, o sambódromo tinha capacidade para dez mil pessoas. No ano seguinte, a conclusão de alguns módulos de arquibancada dobrou essa capacidade. Mas foi em 12 de fevereiro de 96, com todos os setores concluídos, que o Pólo foi entregue em sua totalidade para a população, com capacidade ampliada para trinta mil pessoas.

+ clique aqui para ver como foi a inauguração do sambódromo paulistano

Em 2015 a passarela paulistana completou vinte e cinco Carnavais, berço de muitas histórias escritas ao abrigar inesquecíveis páginas da maior festa popular do País. Nos últimos anos a diversificação da utilização dos seus espaços transformou o sambódromo em um local para eventos de diferentes estilos, sejam eles cívicos, de entretenimento, esportivos, culturais ou artísticos.

+ saiba mais sobre o sambódromo do Anhembi:

* Pista de 530 m de comprimento por 14 m de largura, com declive para evitar alagamentos;

* Redes de distribuição de água, esgoto, energia elétrica e telefonia, além de caixa d’água;

* Área da Concentração: 23 mil m²;

* Área da Dispersão: 14 mil m²;

* Arquibancada Monumental (setor B), com capacidade para 7.748 pessoas, além de oito camarotes;

* Há ainda, ao longo da pista, oito outros conjuntos de arquibancadas, com capacidade para abrigar 1.740 pessoas cada (com exceção aos setores D e G, que comportam 1.447 pessoas), e 103 camarotes com estrutura de sanitários e lanchonetes, que acomodam de dez a 90 pessoas cada;

* Capacidade total de público (incluindo arquibancadas e camarotes): 33 mil pessoas;

* Sanitários: 580 unidades de fixos;

* Banheiros químicos: 114 dentro do sambódromo e 25 na parte externa.

 

Redação SRzd

Recent Posts

  • Brasil

RS: Mães de autistas criam espaço de acolhimento para neurodivergentes

Solidariedade. A jornalista Debora Saueressig e a nutricionista Roberta Vargas, mães de crianças autistas, criaram o Instituto Colo de Mãe,…

27 minutos ago
  • Carnaval
  • Carnaval/RJ

RS: Escolas de samba produzem rodos para limpeza de casas

Liesa. A solidariedade é uma característica das escolas de samba do Rio de Janeiro. Diante da tragédia das enchentes no Rio…

1 hora ago
  • Carnaval/SP

Relembre o desfile em homenagem às mães no Carnaval de São Paulo

Fazendo sua estreia no Grupo Especial do Carnaval de São Paulo, a escola de samba Dragões da Real prestou um…

1 hora ago
  • Entretenimento
  • Famosos
  • Música

Parque Rita Lee é inaugurado na Barra da Tijuca

Homenagem. Para homenagear a cantora e compositora Rita Lee, cujo falecimento este mês completou um ano, a Prefeitura do Rio…

2 horas ago
  • Entretenimento
  • Televisão

A Grande Conquista 2: Conquisteiros desejam um feliz Dia das Mães

Dia das Mães. Nem mesmo o isolamento no reality A Grande Conquista 2, da RecordTV, fez os participantes esquecerem que hoje…

2 horas ago
  • Brasil
  • Geral
  • Política

Morre, aos 39 anos, a deputada federal Amália Barros

Luto. A deputada federal Amália Barros (PL-MT), 39 anos, morreu na noite deste sábado (11), depois de ficar internada no Hospital…

2 horas ago