Renasce das cinzas! Independente Tricolor escolhe hino para dar a volta por cima

Final de samba-enredo da Independente Tricolor. Foto: SRzd – Alexandre Pinoti e Fábio Capeleti

Tomada pelo clima do amor, e com muita espera.

Assim, a Independente Tricolor escolheu a trilha de seu desfile para o Carnaval de 2019, na madrugada deste domingo (26), em sua sede na Zona Norte de São Paulo.

+ galeria de fotos da final de samba-enredo da Independente

+ compositores comentam a vitória

+ apresentação do samba campeão

Três parcerias chegaram ao momento decisivo e disputaram a preferência da comissão julgadora na quadra.

A final no terreiro vermelho, preto e branco, é uma novidade. A escola se notabilizou por encomendar seus sambas para times de compositores selecionados previamente pela diretoria. A última experiência nesse formato, foi em 2018, com três notas 10 e um 9,8 no quesito.

De olho na volta por cima e buscando retornar para a divisão de elite do samba paulistano, a opção foi pela obra assinada por Rafael Pínah, Fabiano Melodia, Formiga e Dom Junior.

+ veja algumas fotos da final de samba-enredo

(clique nas imagens para ampliar)

+ o concurso

A data da entrega das obras concorrentes neste temporada foi o dia 3 de julho.

Dentre as regras do concurso, a direção tricolor pediu que as gravações tivessem andamento entre 144 e 146 bpm.

Embora mudando o modelo, não houve disputa na quadra e a seleção e análise dos sambas foram feitas através do processo de audição interna. Um atrativo foi a premiação prometida ao vencedor: R$ 10 mil.

+ saiba como foi a final

Já era madrugada de domingo quando o primeiro samba concorrente subiu ao palco, após o tradicional esquenta de abertura do terreiro. Quem abriu as apresentações foi o samba de número 3, seguido dos finalistas 1 e 5.

Cada um dos envolvidos na competição teve direito a sete passagens, sendo duas sem bateria e cinco com o acompanhamento da batucada.

O anúncio do vencedor, demorou. Com som mecânico enquanto a decisão era tomada pela diretoria, a quadra foi esvaziando. Com a longa espera, um dos diretores da agremiação, Danilo Zamboni, tomou a palavra, por volta das 4h, dizendo que havia a necessidade de aguardar mais alguns minutos para a divulgação do resultado:

+ fotos das parcerias finalistas

+ o objeto de desejo

+ leitores do SRzd escolheram o samba do intérprete Rafael Pínah e parceiros

SRzd abriu enquete no último dia 20 para os seus leitores opinarem sobre qual era a melhor escolha para a agremiação tricolor. A votação esteve aberta até esta sexta-feira (24). Ouça os finalistas e veja o resultado:

+ clique para conhecer os sambas finalistas

+ Samba 1 – Compositores: Aquiles da Vila, Rapha SP, Pereira, Salgado e Dr. Siclague

+ Samba 3 – Compositores: Turko, Maradona, Rafa do Cavaco, Zé Paulo Sierra, Cláudio Russo, Saulo Mesquita, Fábio Sousa e Salys Junior

+ Samba 5 – Compositores: Rafael Pínah, Fabiano Melodia, Formiga e Dom Junior

+ veja o resultado final da enquete

+ nova equipe de criação

Após o inesperado rebaixamento para o Grupo de Acesso 1 neste ano, a direção da Independente promoveu mudanças para cantar o amor em 2019, com o tema: “Para sempre vou te amar”.

A proposta aborda uma história de amor, inspirada livremente no livro “A Divina Comédia”, obra-prima de Dante Alighieri, primeiro e um dos principais escritores italianos, escrita no século XIV.

A primeira das mexidas internas, foi na equipe de criação.

Marco Aurélio Ruffinn e Leno Vidal assinam o enredo, no lugar do trio formado por Anderson Rodrigues, André Cezari e Roberto Monteiro. Embora o primeiro não tenha sido visto na quadra durante o evento de hoje.

+ outras mexidas para a disputa em 2019

A decepção com o resultado em 2018, provocou indignação, mas também, intensa movimentação interna.

Preparando-se para lutar novamente por uma vaga na elite, além de contratar, a diretoria promoveu as renovações do intérprete Rafael Pínah, de mestre Klemen e de Demis Roberto, na direção geral de harmonia.

Para ser par do mestre-sala Cley Ferreira, foi anunciada Jessica, ao posto de primeira a porta-bandeira.

Além do trio de carnavalescos, deixaram a casa tricolor o intérprete, dirigente e compositor Pê Santana, e a porta-bandeira Lenita Magrini. Na comissão de frente, o comando passou para Luiz Romero.

+ Carnaval 2018

Abrindo o Grupo Especial em 2018, a vermelha, preta e branca amargou a última colocação desta divisão, em desfile prejudicado por um problema no tripé de sua comissão de frente, que lhe rendeu 1,2 pontos de punição.

+ Relembre o desfile da Independente Tricolor

Leia mais:

+ Veja a galeria de fotos do evento de lançamento do enredo da Independente

+ Logomarca oficial do enredo 2019

+ Diretor faz análise crítica do regulamento e sugere revisão do manual do julgador

+ Entrevista especial: Rafael Pínah, a voz oficial da Independente Tricolor

Comentários

 




    gl