Império de Casa Verde será homenageada em enredo de coirmã no Carnaval 2024; leia a sinopse

Desfile 2016 da Império de Casa Verde. Foto: SRzd – Cláudio L. Costa

Desfile 2016 da Império de Casa Verde. Foto: SRzd – Cláudio L. Costa

Sétima colocada o Grupo Especial do Carnaval de Santos de 2023, a escola de samba Brasil definiu o enredo para o seu desfile do próximo ano. Como desenvolvimento do carnavalesco Alex Augusto, a agremiação levará para Avenida “A Brasil trás grandes impérios nas garras do Tigre paulistano”.

Fundada em 31 de março de 1949, a tradicional escola octacampeã consecutiva entre 1956 e 1963, pretende fazer uma viagem através do tempo, sem uma ordem cronológica, para materializar grandes Impérios que se destacaram na história da humanidade, encerrando seu desfile com uma homenagem a coirmã paulistana Império de Casa Verde.


Leia também:

+ Prêmio SRzd Carnaval SP: conheça o resultado da edição 2023

+ Até quando as escolas de São Paulo podem contratar para o Carnaval 2024?


A Brasil promete colocar o ouro no azul e branco do pavilhão da agremiação que revolucionou o Carnaval de São Paulo. Com apenas 11 anos de vida, a “Caçula do Samba” se tornou campeã do Grupo Especial de São Paulo em 2005. De lá para cá, conquistou mais dois títulos, premiações diversas e se consolidou através de apresentações
marcantes, como uma das potências do Carnaval paulistano.

Casal da Império de Casa Verde. Foto: João Belli
Casal da Império de Casa Verde. Foto: João Belli

O último título da Brasil no Grupo Especial foi conquistado em 2006, dividindo com a Padre Paulo e a Sangue Jovem. Presidida por Sandra Franco, tem como cores oficiais no pavilhão o amarelo, verde, azul e branco e sua bateria é conhecida como “Feitiço Brasileiro”.

Leia a sinopse:

“A Brasil trás grandes impérios nas garras do Tigre paulistano”

A nossa escola viaja pelo tempo, sem uma ordem cronológica, vai na busca para materializar grandes Impérios que se destacaram na história da humanidade, encerrando esta viagem no carnaval com a Império no carnaval esta grande Agremiação Sambística.

Nossa viagem começa pelo Império Egípcio , um reino que se tornou grande, muito pela adoração e fé a suas dezenas de deuses, toda vida e arte deste povo girava em torno das crenças em seus seres superiores, assim o Egito se tornou gigante.

Rá, o deus do sol, era o início para tudo . Amon o deus patrono. Anubis o deus dos caminhos e morte. Osíris da fertilidade, Ísis guardava os panteões, Hórus o deus do tempo e dos céus.

Assim prosperam as dinastias dos Faraós, escravizando povos e se tornando um grande estado, os Egípcios venceram muitas guerras, mas não os Núbios, negros vindo deste grande Impérios também no nordeste africano, dominavam o ferro e vários metais, um exercito gigante que por dezenas de anos dominou a região incluindo o Egito. Enquanto os egípcios construíram 80 pirâmides aos Núbios com suas técnicas mais arrojadas construíram 200. Depois de anos de expansão e dominação, os Núbios em grandes investidas dos Persas, foram expulsos e quase dizimados no Egito, destas longas e sangrentas batalhas, nasceram as negras guerreira, mulheres Núbias que se tornaram as Candaces, Mulheres Guerreiras que mais tarde regeriam o Estado Núbio agora sob o comando feminino.

O Império da Pérsia, além de expulsar os Núbios do Egito, dominou boa parte da Europa antiga, seus exércitos marcharam do norte da África até a Europa Babilônica, formando povos e acumulando riquezas.

A nossa Escola, traz uma parte do Império Romano, sendo que sua capital foi construída em 754.A.C.cresceu pela astúcia e estratégia dos seus Imperadores e se expandiu do ocidente ao oriente médio de hoje. Eles não dizimaram povos como outros impérios e sem formavam províncias para serem exploradas com governos locais, assim acumularam riquezas incalculáveis, existia o Imperador, mas também o Senado e as assembleias que deliberaram e faziam leis, com estes intuito muitos palácios foram erguido em nome do poder Romano.

A Brasil, pincela aqui o Império Grego, resistiu e conquistou pela astúcia do mar, engenharia de grandes barcos dominaram muitos mares com o objetivos de todos os Impérios. A Grécia foi o berço da democracia, erguida em grandes e ricas colunas e pelo sangue de muitos povos, memória nos Panteões Grego.

Nossa viagem vai a 10 mil anos atrás, ali encontramos o Império Chinês, suas dinastias, um Império que teve como o poder central apenas nove famílias em milhares de anos, uma dessas foi a de Zei, Imperador Chinês que se imortalizou por começar a construir uma das maravilhas do mundo, a muralha da China, tão suntuosa que dá para ver do espaço. A ideia da muralha foi para se proteger das invasões, um planejamento que demorou dezenas de anos para ser construído.

Chegamos ao Império Russo, talvez o de maior extensão territorial, que dominou toda Europa oriental chegando aos polos, na Sibéria e Mongólia .A cumularam farta riqueza teve sua capital a magnífica São Petersburgo, a terra da Czares, Império teve seu declínio em meados do século XX, com a revolução Russa.

Voltamos à Europa, agora ao Império Britânico, que de Londres espalhou suas conquistas pela América e África, na idade média. Ainda hoje com o Rei Charles III , as colônias alimentaram por séculos este Império e sua suntuosidade, hoja os guardas do palácio real revelam todo esplendor de séculos de dominação pelo mundo.

Caminhando para o desfecho final desta nossa viagem, chegamos ao Império do Brasil, que teve seu nascedouro com a vinda do rei Dom João VI, fugindo da guerra imposta por Bonaparte da Europa, aqui chegou em Março de 1808,promoveu uma semana de festa o primeiro carnaval, para conter a revolta dos que tiveram que deixar suas casas para abrigar a comitiva real. Com a sua partida de volta a Portugal, Dom Pedro Assume como o Primeiro Imperador do Brasil.

Desta festa momesca, chegamos a homenagem a Império de Casa Verde, Escola que revolucionou o carnaval dos Paulistanos, foi fundada em 27 de fevereiro de 1994 e com apenas 11 anos de vida já se tornava Campeão do Carnaval da maior cidade do Brasil, o enredo falava de um Brasil com otimismo, sua grandiosidade a levou em 2006 a levantar novamente a taça de campeã com o enredo sobre a agricultura brasileira. Sempre entre as grandes e fazendo desfiles memoráveis a Império que tem o Tigre com símbolo, volta em 2016 ao topo como a melhor do grupo Especial, viajando também por grandes Impérios e seus Mistério, assim a nossa Brasil, encerra esta caminhada colocando o ouro no azul e branco da co-irmã Paulistana, buscando assim a nossa Sagração dentro da maior festa Cultural do povo Santista.

Logotipo do enredo da Brasil para o Carnaval 2024. Foto: Divulgação
Logotipo do enredo da Brasil para o Carnaval 2024. Foto: Divulgação

Comentários

 




    gl