Categories: Carnaval/SP

Homenagem a Grande Otelo

Maria Apparecida Urbano é historiadora, escritora, decoradora e considerada uma das mais respeitadas autoridades do Carnaval de São Paulo. Há mais de 40 anos começou a se interessar pelo samba e desenvolveu vários projetos, sendo a primeira carnavalesca da folia paulistana.

Nesta quinta-feira (2) a série “Tbt SRzd” traz um dos textos da então colunista do SRzd, publicado em 2015, em homenagem ao ator, comediante, cantor, escritor e compositor, Grande Otelo.

Homenagem a Grande Otelo

Mineiro de Uberlândia, foi ator, comediante, cantor, escritor e compositor. Seu nome artístico, Grande Otelo, foi dado pelo jornalista Jardel Jércoles, por reconhecer ser nele, embora de estatura baixa, um grande personagem dentro da nossa cultura popular e grande também como Otelo de Shakespeare… guerreiro e batalhador.

Nasceu pobre, em 18 de outubro de 1915. Sua vida foi rodeada de tragédias, mas nunca perdeu o bom humor. Sempre teve um comportamento íntegro; era humilde e amigo.

Faleceu em 26 de novembro de 1993, aos 78 anos inesperadamente, num voo para Paris, na França, onde iria receber mais uma homenagem e um prêmio.

Grande Otelo. Foto: Reprodução.

Apesar de sua vida ter sido acompanhada por tristes acontecimentos, ele era considerado um dos maiores comediantes brasileiros.

Seu pai, empregado da fazenda da família Prata, foi assassinado; sua mãe era alcoólatra. Aos seis anos o menino Sebastião ficou deslumbrado pela Companhia de Teatro Mambembe que passou por sua cidade, e resolveu fugir com os artistas. A diretora da companhia, Abigail Parecis, o adotou, mas tempos depois ele fugiu e acabou no Juizado de Menores onde foi adotado, novamente, agora pela família de Antonio de Queiroz.

Nessa época estudou no Colégio Coração de Jesus em São Paulo, tendo recebido uma boa educação.

Já moço casou-se em 1941, com Luci Maria, quando sofreu mais uma tragédia: sua esposa assassinou o filho adotivo do casal e suicidou-se em seguida. Voltou a casar em 1954, agora com Olga, e em 1974, com Josephine. Teve quatro filhos: José, Jaciara, Carlos Sebastião e Mário Luiz.

Começou a sua carreira artística participando de shows nos cassinos cariocas na década de 40. Entrou para o cinema e participou de diversos filmes, inclusive um com Orson Welles, quando este esteve no Brasil.

Grande Otelo e Oscarito. Foto: Reprodução.

Na década de 40 e 50 fez parceria com o também comediante Oscarito, formando a melhor dupla de comediantes que o Brasil já teve. Os filmes dos quais participavam estavam recorrentemente entre os melhores do ano. Um dos filmes que ficou como referência no cinema nacional em 1969, e que conquistou diversos prêmios, entre os quais um do Instituto Nacional do Cinema, foi Macunaíma (o herói sem caráter) de Mário de Andrade. A interpretação de Grande Otelo foi ótima.

Ao longo de sua carreira participou de 118 filmes, sendo 17 com Oscarito. Entrou para a televisão, integrando muitas telenovelas, onde a sua atuação foi sempre marcante, principalmente em 1986, na novela “Sinhá Moça”. Como sambista, sempre gostou de compor, e muitos dos seus sambas ficaram na história da Música Popular Brasileira.

Em 1940 gravou sua primeira composição; “Vou pra Orgia”. Um dos seus sambas que ficou famoso, feito em parceria com Herivelto Martins, foi “Praça XI”, gravado pelo famoso Trio de Ouro.

Grande Otelo em Macunaíma. Foto: Reprodução

Grande Otelo teve uma carreira brilhante, participando do mundo artístico nas mais diversas modalidades, cinema, teatro, teatro de revista e televisão. Percorreu o Brasil e o exterior, participando de shows e levando o seu carisma.

Em São Paulo, em sua homenagem, quando do seu falecimento em 26 de novembro de 1993, o vereador Osvaldo Sanches, por meio do projeto de Lei nº. 858/93, de 9 de maio de 1994, alterou o nome do Polo Cultural da Cidade de São Paulo, o sambódromo, para Polo Cultural e Esportivo Grande Otelo.

Foi uma das melhores, se não a maior homenagem que São Paulo prestou ao nosso tão querido sambista Grande Otelo.

Redação SRzd

Recent Posts

  • Entretenimento
  • Famosos
  • Música
  • Televisão

Produtora dos shows de Ivete Sangalo e Ludmilla explica cancelamento de turnês

A produtora responsável pelas turnês "A Festa", de Ivete Sangalo, e "Ludmilla In The House', da cantora Ludmilla, publicou um…

12 minutos ago
  • Rio de Janeiro

LUTO: morre no Rio o jornalista Washington Rodrigues, o Apolinho

Luto no jornalismo esportivo. Washington Rodrigues, o Apolinho, apresentador da Super Rádio Tupi, morreu, no final da noite desta quarta-feira…

9 horas ago
  • Televisão

Filme sobre a vida de Silvio Santos com Rodrigo Faro é detonado por críticos

Filme sobre a vida de Silvio Santos com Rodrigo Faro é detonado por críticos. Meninos do Virou Festa, um dos…

11 horas ago
  • Brasil

É verdade esse bilhete: Vereador quer derrubar árvores contra desastres no RS

RS: vereador de Caxias defende derrubar árvores para evitar desastres no Estado É verdade esse bilhete! O vereador Sandro Fantinel…

11 horas ago
  • Famosos

Eita! Atriz pede chance com o casal Diogo Nogueira e Paolla Oliveira; veja a reação deles

Quente! Paolla Oliveira e Diogo Nogueira surpreenderam a atriz Julia Iorio ao responder vídeo da admiradora dizendo que queria uma…

12 horas ago
  • Carnaval/RJ

Qual tema mais te agradou entre os 12 do Grupo Especial do Rio? VOTE

Qual tema mais te agradou entre os 12 do Grupo Especial do Rio? Carnaval. Nesta quarta-feira (15) a Unidos de…

12 horas ago