Grazzi Brasil é uma das atrações em show que exaltará Dona Ivone Lara, Clara Nunes e Alcione

Grazzi Brasil. Foto: Divulgação - Duda Morais

Grazzi Brasil. Foto: Divulgação – Duda Morais

No Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Dia de Tereza de Benguela (no Brasil), celebrado na próxima segunda-feira (25), a Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, em parceria com a Fato Produções Artísticas, realizará o show “Samba das Moças”, no principal palco da cidade, o Theatro Municipal, onde receberá as cantoras Grazzi Brasil (intérprete da Estrela do Terceiro Milênio), Gabby Moura e Bruna de Paula, três cantoras negras da nova geração.

O show presta um tributo ao samba numa perspectiva feminina e homenageia três grandes ícones da nossa música: Dona Ivone Lara, Clara Nunes e Alcione, a partir das 20h, com entrada gratuita.


Leia também:

+ Camisa Verde e Branco divulga regulamento de concurso de samba-enredo

+ Mocidade Alegre define data da primeira eliminatória de samba

+ Tatuapé: Conheça o título oficial do enredo para o Carnaval 2023


Samba das Moças terá apresentação da atriz Adriana Lessa e participação das bailarinas Ágata Matos, Preta Kiran (Deise Santos), Leilane Teles e Safira Sacramento, coreografadas por Rafael Machado, em um número que trará a força de Tereza de Benguela, rainha do Quilombo do Quariterê, em Mato Grosso, no século XVIII – que comandou a estrutura política, econômica e administrativa do quilombo, mantendo um sistema de defesa com armas trocadas com os brancos ou roubadas das vilas próximas.

Outro número mostrará o poder de Tia Ciata, baiana do recôncavo, mãe de santo de prestígio entre todos, até na presidência da República da época, que ajudou a criar, entre o fim do século XIX e o começo do XX, o que se chamou de Pequena África, no centro do Rio de Janeiro, importante quilombo urbano, lugar onde o samba carioca pôde se firmar e desenvolver.

O espetáculo tem direção geral e encenação de Iléa Ferraz e Jô Santana. A produção é da Fato Produções Artísticas, com direção de produção por Marcia Uchôa.

O show será dividido em quatro blocos, abordando temas específicos: Samba Ancestral, Samba Político, Samba Amoroso e Samba é Sonho. Será permeado por poemas da linguista e escritora mineira Conceição Evaristo, apresentados por Adriana Lessa entre os blocos.

Comentários

 




    gl