Fim das torres! Presidente da Liga diz que escolas serão julgadas em quatro pontos do Anhembi

Cabine de jurado do Anhembi. Foto: Fausto Império - SRzd

Cabine de jurado do Anhembi. Foto: Fausto Império – SRzd

Uma mudança importante no julgamento do Carnaval de São Paulo de 2024 será no posicionamento dos jurados que irão avaliar os desfiles realizados no Sambódromo do Anhembi.

As dez torres de julgamento deixam de existir e os avaliadores serão alocados em outra estrutura. Em entrevista ao repórter Guilherme Queiroz, para o SRzd, o presidente da Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo, Sidnei Carriuolo, explicou a mudança que está sendo analisada internamente e revelou que, com o demolição das tradicionais cabines, haverá quatro pontos de julgamento espalhados pela Avenida.

Cabine de jurados no Anhembi. Foto: Reprodução
Cabine de jurados no Anhembi. Foto: Reprodução

“A ideia com a demolição das cabines de jurados é que a gente possa fazer quatro módulos, aonde nestes módulos, estarão todos os quesitos juntos. Lógico, que separados, cada um em sua cabine. Nós teremos quatro pontos de julgamento na Avenida. Não teremos mais eles espalhados. As escolas vão poder também, de uma forma ou de outra, administrar melhor seus desfiles, de apresentação de comissão de frente, casal, bateria. Tudo é novo. E tudo que é novo requer um pouco de paciência e um pouco também de visão daquilo que está rolando para tirar um proveito disso”, afirmou o dirigente durante o sorteio que definiu a ordem dos desfiles do próximo ano.

Mudanças no regulamento

O critério de julgamento dos desfiles das escolas de samba de São Paulo passa por uma reformulação, com a participação de artistas envolvidos diretamente no espetáculo. Todos os quesitos estão sendo revisados e alterados de acordo com a avaliação dos grupos, em reuniões periódicas na sede da Liga Independente das Escolas de Samba.

Desde março, grupos especializados, associações dedicadas a quesitos do Carnaval e agentes envolvidos diretamente na execução de um desfile estudam mudanças e rumos do julgamento que promete cara nova às disputas nos Grupos Especial, Acesso 1 e Acesso 2 em 2024.

Anotação na apuração. Foto: Paulo Pinto/Liga SP/Fotos Públicas
Anotação na apuração. Foto: Paulo Pinto/Liga SP/Fotos Públicas

Quesito a quesito, o presidente da entidade que organiza os desfiles, Sidnei Carriuolo, tem se encontrado com os artistas e trabalhadores do espetáculo para um bate-papo na Fábrica do Samba. Já foram reavaliados os quesitos Fantasia, Alegoria, Enredo, Samba-Enredo e Mestre-sala e Porta-bandeira.

No Carnaval de São Paulo, os jurados avaliam os desfiles no Sambódromo do Anhembi em nove quesitos: Alegoria, Fantasia, Enredo, Bateria, Samba-enredo, Harmonia, Mestre-sala e Porta-bandeira, Comissão de Frente e Evolução.

Esta é a primeira vez na história recente que pessoas envolvidas diretamente nas notas, representando suas agremiações, participam de alterações no critério de julgamento.

Leia também:

+ Começa a venda de ingressos para o Carnaval de SP 2024 com 50% de desconto; veja preços

+ Confira os enredos já lançados para o Carnaval de 2024

Comentários

 




    gl