Federação Israelita repudia folião fantasiado de Hitler com faixa presidencial em ensaio da Águia de Ouro

Folião fantasiado de Hitler com faixa presidencial em ensaio da Águia de Ouro. Foto: Ismael Toledo

A Federação Israelita manifestou repúdio ao fato de um folião da escola de samba Águia de Ouro aparecer fantasiado de Adolf Hitler durante o ensaio técnico da agremiação realizado neste sábado (2) em São Paulo:

“Nas últimas horas, recebemos diversas manifestações em decorrência da presença de personagem fantasiado de Hitler, com a faixa presidencial brasileira, a suástica do partido Nazista alemão, e armado com um fuzil e um cassetete, durante o ensaio técnico da Escola de Samba Águia de Ouro, realizado no último sábado (02/02), no sambódromo do Anhembi em São Paulo. Sempre repudiamos quando alguém associa os crimes cometidos durante o nazismo a algum fato do cotidiano. O Holocausto é algo muito sensível para a comunidade judaica em todo o mundo e para todos que sofreram com esta barbárie”, diz o texto que segue:

“Em contato, via telefone, com o presidente da agremiação, Sidnei Carriuolo Antônio se desculpou pelo acontecimento e informou que: ‘Essa foi uma atitude isolada de um componente, que se aproveitou para se promover pessoalmente. A diretoria foi pega de surpresa, e já tomou as medidas necessárias para que não aconteça mais'”, informa a entidade.

Hitler foi líder do Partido Nazista da Alemanha e como ditador do Reich Alemão, foi um dos principais atores da Segunda Guerra Mundial na Europa e figura central do Holocausto.

Com uma ideologia racista o regime perpetrou um dos maiores genocídios da história da humanidade, matando pelo menos 6 milhões de judeus e milhões de outras pessoas que Hitler e seus seguidores consideravam como “sub-humanos” e socialmente “indesejáveis”. Os nazistas também foram responsáveis pela morte de mais de 19,3 milhões de civis e prisioneiros de guerra. Além disso, 29 milhões de soldados e civis morreram como resultado do conflito na Europa durante a Segunda Guerra.

A Águia de Ouro apresenta no desfile de 2019 em São Paulo o enredo; “Brasil, eu quero falar de você”, na disputa do Grupo Especial, quando a azul e branca será a primeira a desfilar no sábado, dia 2 de março, no sambódromo do Anhembi.

Como diz um trecho da sinopse; “Um grito de basta contra toda essa sacanagem”, em referência aos diversos fatos da história nacional que marcaram negativamente o país.

+ leia a sinopse do enredo 2019 da Águia de Ouro

Há poucos minutos, o presidente Sidnei postou vídeo na página oficial da escola em uma rede social comentando o caso, assista:

 

+ veja como foi o ensaio técnico da Águia de Ouro

+ galeria de fotos da Águia de Ouro 

+ vídeo: largada do ensaio técnico da Águia de Ouro

+ vídeo: de olho no quesito – Águia de Ouro

 

Comentários

 




    gl