‘Falar de Carnaval é falar da minha vida’, diz carnavalesco Jorge Freitas

Jorge Freitas. Foto: Felipe Silva

Jorge Freitas. Foto: Felipe Silva

Multicampeão no Carnaval de São Paulo, o carnavalesco Jorge Freitas foi palestrante no Seminário de Economia Criativa, realizado nesta quinta-feira (7), em sua cidade natal, Nova Friburgo, no Rio de Janeiro.

O artista, que coleciona passagens por diversas agremiações em São Paulo e no Rio de Janeiro, e atualmente é o responsável pelo desfile da Dragões da Real, foi um dos debatedores da mesa 2, que teve como tema: Economia Criativa e a Cadeia Produtiva do Carnaval.

O Seminário de Economia Criativa é promovido pelo Instituto Serrano de Economia Criativa (ISEC) em Parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de Nova Friburgo.

Desde 2012, o evento, que acontece anualmente, fomenta a cultura da economia criativa entre os agentes públicos, promove a participação social e apresenta tendências e possibilidades para a transformação do setor.

Este ano o tema escolhido foi “Unir as diferenças, compartilhar ideias e aprender mais sobre o ecossistema criativo”. O evento ocorre de forma presencial, em três mesas e uma roda cultural nas instituições parceiras: Sebrae, Usina Cultural de Nova Friburgo, Biblioteca Municipal de Nova Friburgo e Laborative Dance Connect.

Jorge Freitas no Seminário de Economia Criativa,. Foto: Acervo Pessoal Jorge Freitas
Jorge Freitas no Seminário de Economia Criativa,. Foto: Acervo Pessoal Jorge Freitas

Mago do Carnaval

Jorge Freitas, que iniciou sua trajetória em 1986, transformando um bloco de enredo local em uma escola de samba no ano seguinte, não escondeu o seu entusiasmo por participar do encontro.

Ao longo de sua carreira, desempenhou papéis variados, indo além da icônica atuação como carnavalesco, destacando-se como diretor artístico, cenógrafo e palestrante. Sua influência no mundo do Carnaval é notável, acumulando 16 campeonatos e conquistando reconhecimento tanto no Rio de Janeiro quanto em São Paulo.

Com várias premiações, Jorginho personifica a versatilidade e inovação necessárias para impulsionar a indústria do Carnaval. Seu percurso revela não apenas a expressão artística única do Carnaval, mas também a capacidade de transformar essa tradição em uma plataforma para a captação de recursos em diferentes épocas do ano.

Em sua fala, o artista abordou temas que destacam a importância do Carnaval e do turismo como uma indústria criativa, gerando oportunidades econômicas e promovendo o desenvolvimento sustentável local. Após o evento, Jorge emitiu sua opinião sobre sua participação:

Leia também:

+ Ouça os sambas das escolas que irão desfilar no Anhembi em 2024

+ Confira informações sobre a venda de ingressos para o Carnaval de SP 2024

+ Confira os enredos do Carnaval de 2024

Comentários

 




    gl