Fábrica do Samba recebe exposição de Carnaval sobre o Bicentenário da Independência do Brasil

Fábrica do Samba 1. Foto: Reprodução de TV

Fábrica do Samba 1. Foto: Reprodução de TV

A Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo, em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, anuncia a abertura da exposição “Bicentenário — Contado por Enredos e Fantasias”.

A mostra tem como objetivo integrar as escolas de samba e o Carnaval às manifestações culturais paulistas comemorativas ao Bicentenário da Independência do Brasil. O projeto tem um investimento do Governo do Estado, celebrado por meio do Termo de Fomento.


Leia também:

+ Enredos para o Carnaval 2023

+ Sambas para o Carnaval 2023

+ Ordem dos desfiles do Carnaval de 2023


Como bom contador de histórias que é, o Carnaval paulistano vai reunir partes da história da Independência do Brasil a partir de outubro, na Fábrica do Samba, em São Paulo.

Para celebrar o lançamento da parceria, a Liga-SP recebe, nesta quinta-feira (29), o secretário Sérgio Sá Leitão na quadra da Mancha Verde, com direito a um show da anfitriã e campeã do Grupo Especial do Carnaval de São Paulo de 2022, a partir das 19h30. O evento é aberto ao público e a entrada é gratuita.

Desfile da Mancha Verde 2022. Foto: SRzd
Desfile da Mancha Verde 2022. Foto: SRzd

Bicentenário — Contado por Enredos e Fantasias

Entre outubro e dezembro de 2022, o Carnaval empresta sua narrativa multifacetada para reunir recortes da história da Independência do Brasil. A exposição “Bicentenário — Contado por Enredos e Fantasias” é uma curadoria de desfiles paulistanos que retrataram o tema ao longo dos anos.

A proposta é uma experiência multissensorial e imersiva dos últimos 200 anos, através das práticas carnavalescas. E para abrigar a exposição, nada melhor do que a Fábrica do Samba, onde nascem os sonhos de Carnaval das agremiações paulistanas.

Os visitantes serão recebidos na entrada com alegorias temáticas de 3 e 5 metros de altura. Dentro do galpão,
semelhante aos usados pelas escolas instaladas no complexo, serão dez estações carnavalescas sobre o Bicentenário, além de visitas guiadas, espaços de vivência artística e shows das escolas de samba aos fins de semana. A entrada é gratuita e a classificação etária é livre. A programação oficial será divulgada em breve.

Comentários

 




    gl