Estrela do Terceiro Milênio: conheça o samba-enredo para o Carnaval 2024

Pavilhão da Terceiro Milênio no estúdio. Foto: Lara Schulze

Pavilhão da Terceiro Milênio no estúdio. Foto: Lara Schulze

Após estrear no Grupo Especial de São Paulo e ser rebaixada para o Grupo de Acesso 1, a Estrela do Terceiro Milênio acaba de divulgar o seu samba-enredo para o Carnaval de 2024, quando será a  sétima a escola a se apresentar no domingo, dia 11 de fevereiro, no Sambódromo do Anhembi.

A trilha sonora do enredo “Vovó Cici conta e o Grajaú canta: O Mito da Criação”, que irá contar na Avenida, através da visão da Vovó Cici, a mitologia iorubá da criação do mundo, é de autoria dos compositores
Rodrigo Shumacker, Thiago Meiners, Darlan Alves, Pitty de Menezes e Cláudio Mattos.

Com a palavra, os intérpretes

Os intérpretes oficiais Grazzi Brasil e Darlan realizaram a gravação oficial na Sala Boldrini, na semana passada, com a participação do time de canto formado por Raquel Tobias, Serginho Maciel, Buiu Muleke Travesso, Tuca Maia, Núbia Olliveira (Nega Núbia) e Delei Martins, além dos convidados Raphael Raspada e Tamy Uchôa, sob a coordenação do diretor musical Rodrigo Shumacker.

“Ter uma obra que toca emocionalmente uma comunidade inteira é uma sensação única para os compositores pois, é nesse momento, que nós entendemos que conseguimos alcançar nosso objetivo que é unir elementos do enredo e, ao mesmo tempo, empolgar nosso povo. Estou feliz demais com o resultado desse hino e emocionado por ver como os componentes abraçaram nosso trabalho”, declara Darlan, cantor oficial que estreia na escola e compositor do samba.

Grazzi Brasil e Darlan Alves. Foto: Duda Morais
Grazzi Brasil e Darlan Alves. Foto: Duda Morais

Grazzi Brasil, cantora oficial há três anos da escola, celebra a escolha do tema e o novo trabalho. “Quem me conhece sabe que eu amo enredos africanos e esse, em especial, me tocou pois exalta a impotância da ancetralidade e de como a história é passada através dos tempos, pela oralidade. Os compositores estão de parabéns pois esse samba somou ainda mais com o enredo que já é forte. Vem aí mais um lindo trabalho!”.

Samba apresentado para a comunidade

Desde 2020, a diretoria de Carnaval e o departamento de harmonia realizam um exercício junto com a comunidade e apresentam o samba para um treino de canto.

“Essa ação com toda escola é a nossa avaliação final da letra e melodia. Após essa ‘prova final’ identificamos que os componentes se apaixonaram imediatamente pela obra. Agora é trabalhar muito com todos os setores até o desfile”, explica o diretor de carnaval, Carlos Pires. “Esse exercício nos ajuda a identificar itens importantes na execução do canto”, pontua Wilson Olímpio da Costa, Japa.

“Foi incrível ver a comunidade cantando, sambando, curtindo demais esse samba que trouxe uma energia diferente para o nosso povo que se jogou de corpo e alma. Estou muito feliz com esse novo projeto e vamos trabalhar muito para apresentar um lindo espetáculo na Avenida”, fala Silvão Leite, fundador e presidente.

Letra poética e linha melódica aguerrida 

Segundo o compositor e diretor musical Rodrigo Shumacker, multicampeão na folia paulistana, e que assina seu quarto samba na Milênio, essa obra traz uma letra poética, que relata a história do mito da criação do mundo, através da contação da griô Vovó Cici, e uma linha melódica aguerrida para emocionar, envolver e empolgar o povo.

“É uma honra poder participar de mais um projeto de carnaval da Milênio! Será mais uma linda página na históra da escola, que tem apresentado belíssimos carnavais nos últimos anos. Desejo o melhor para toda comunidade do Grajaú e agradeço a diretoria por mais essa oportunidade”, diz Thiago Meiners, também um dos autores da obra do ano passado.

Lançamento do samba-enredo

Como a composição foi elaborada por uma parceria convidada, a diretoria optou por inovar e criou um clipe para marcar o lançamento do samba, antes mesmo da apresentação oficial na quadra, apesar de ele já ter sido apresentado à comunidade para avaliação final da canção (já explicado acima) e para a gravação do clipe.

“Idealizamos um clipe com muitas referências do enredo para que todos possam identificar o que traz a letra do samba com elementos e personagens do mito da criação do mundo. Esperamos que todo mundo curta muito esse trabalho que vem nos inspirando a cada etapa da concepção desse espetáculo único que é o Carnaval”, conta Murilo Lobo, carnavalesco e idealizador do enredo.

Saiba mais detalhes do enredo

Leia também:

+ Começa a venda de ingressos para o Carnaval de SP 2024 com 50% de desconto; veja preços

+ Confira os enredos já lançados para o Carnaval de 2024

Comentários

 




    gl