‘Era Cristo ou Oxalá?’: Gaviões da Fiel define samba sobre intolerância religiosa
Final de samba da Gaviões da Fiel para o Carnaval de 2023. Foto: Guilherme Queiroz/SRzd
Na madrugada deste sábado (8), foi definido o penúltimo samba-enredo do Grupo Especial para o Carnaval 2023. A Gaviões da Fiel escolheu, entre três opções, o hino que irá encerrar os desfiles de sexta-feira, 17 de fevereiro, no Sambódromo do Anhembi.
Para levantar a taça e sair da fila, a agremiação oriunda da maior torcida organizada do Corinthians apostará em uma reflexão sobre a intolerância religiosa para quebrar uma sequência de 20 anos sem títulos.
+ Veja as fantasias da Gaviões da Fiel 2023
Araken, Fabinho do Cavaco, Armênio Poesia, Nando do Cavaco, Bruno Jaú, Maestro Jota Ilhabela, Sebastian e A. Filosofia são os poetas que assim a trilha sonora do enredo “Em Nome do Pai, dos Filhos, dos Espíritos e dos Santos… Amém!”, desenvolvido pelos carnavalescos André Marins e Júlio Poloni.
O resultado da final do concurso de samba-enredo, realizada em festa na quadra da agremiação, refletiu a preferência dos leitores do SRzd, que em enquete realizada nesta semana, apontou a parceria do “Samba 14” como a favorita com 47% das indicações.
Assista o momento do anúncio:
Leia também:
+ Confira a ordem dos desfiles do Carnaval de São Paulo em 2023
+ Globo confirma ampliação da transmissão dos desfiles de Carnaval de São Paulo
Neste ano, quatorze grupos de compositores se inscreveram no concurso da “Torcida que Samba”. Após audições internas, a diretoria classificou seus obras que se apresentaram na sede social, localizada no bairro do Bom Retiro, no último dia 30 de setembro.
Nesta sexta-feira (7), as três parcerias que permaneceram na disputa se exibiram mais uma vez acompanhados da bateria Ritimão do mestre Ciro Castilho, além de suas respectivas torcidas. Cada obra foi apresentada em duas passagens apenas na marcação e outras três com o ritmo da batucada.
Confira a letra:
OBATALÁ MANDOU AVISAR
QUANDO TUDO PASSAR VAI TER PROCISSÃO!
UM OLHAR ALTANEIRO NO CÉU
ABENÇOA A FIEL A SEGUIR A MISSÃO
DO PAI MAIOR APRENDER A LIÇÃO!
TIRAR AS ANGÚSTIAS DO NOSSO CAMINHO!
PRA AJUDAR SEU IRMÃO E CARREGAR SUA CRUZ
NA FORÇA DA FÉ, NUNCA ESTOU SOZINHO!
ARUANDA Ê! KIZOMBA!
NOSSA BANDEIRA É RELIGIÃO
NESSA CORRENTE EU SOU MAIS UM!
GUERREIRO DE SÃO JORGE
MENSAGEIRO DE OGUM!
ENFIM A NOSSA TERRA PROMETIDA
NA PAZ EU VI O POVO SE AMAR
NESSA TERRA QUE É DE AMÉM E DE AXÉ!
NA VERDADE DE IRMÃ DULCE E DE CHICO XAVIER!
O MAR SE ABRIU, TESTEMUNHOU
UM NOVO DIA ENFIM CLAREOU!
E LÁ NO CÉU ESSA LUZ QUE ILUMINA
UMA LÁGRIMA DIVINA
POR SEU FILHO A DERRAMAR
NOS BRAÇOS DO CRIADOR
ERA CRISTO OU OXALA?
SOU MAIS UM FIEL ABENÇOADO
É ALVI NEGRO MEU MANTO SAGRADO
EM NOME DO PAI, DO FILHO E ESPIRITO SANTO
SARAVÁ, AMÉM MEU CORAÇÃO CORINTHIANO
Ouça o samba:
Veja como foi a apresentação do Samba 4: Renato do Pandeiro, Edmilson Silva, Dodô, Sandro Neves, Rogério, Mauriçao e Vini
Veja como foi a apresentação do Samba 9: Rafael Falanga, Luciano Rosa, Biro Biro, Imperial, Portuga Marques, M. da Costa, Dadá Menino, Binho Batucada e Willian Tadeu
Veja como foi a apresentação do Samba 14: Araken, Fabinho do Cavaco, Armênio Poesia, Nando do Cavaco, Bruno Jaú, Maestro Jota Ilhabela, Sebastian e A. Filosofia
Confira mais imagens da final:
Comentários