Dragões da Real vai homenagear Adoniran Barbosa no Carnaval 2022

Adoniran Barbosa. Foto: Reprodução/TV Cultura

A espera acabou!

Neste sábado (28), a Dragões da Real divulgou, através das redes sociais, o enredo e o samba para o Carnaval 2022. Em busca do inédito título do Grupo Especial, a escola de samba vai levar para a Avenida uma homenagem a Adoniran Barbosa.

O título oficial do tema é: “Adoniran”. O projeto que substitui o enredo “O dia em que a Terra parou” é de autoria do carnavalesco Jorge Silveira.

+ Leia a sinopse

+ Ouça o samba-enredo

Adoniran Barbosa, nome artístico de João Rubinato, nasceu em 6 de agosto de 1910, na cidade de Valinhos, interior do estado de São Paulo.

Ele criou um tipo de samba paulistano que enaltecia a memória e o cotidiano de imigrantes pobres e seus descendentes. Gente de sotaque misturado e italianado, com as dificuldades dos operários que ajudavam a construir a maior cidade do Brasil. Canções que traziam temática social, como a falta de habitação, a saudade e as dores da maloca.

Suas canções foram gravadas por estrelas da MPB como Elis Regina, Gal Costa e Vinicius de Moraes e ajudaram a lançar os Demônios da Garoa, ainda hoje, um dos grupos mais tradicionais do samba paulistano. Ao narrar o cotidiano, algumas canções acabavam por fazer críticas sociais, como a cena do despejo em Saudosa Maloca.

A música que fez o país identificar bairros como Brás, Mooca, Bixiga, Jaçanã e Casa Verde, por exemplo, é reconhecida como marco na história do samba, legado de um artista que brincava com os plurais e se consagrou como singular. O compositor morreu em novembro de 1982 devido a um enfisema pulmonar.

* Com informações da Agência Brasil

Leia também:

+ Com grande diferença de votos, leitores do SRzd apontam samba preferido na decisão da Vai-Vai

Comentários

 




    gl