Categories: Carnaval/SP

Dom Bosco aposta em ‘plástica eficiente’ no desfile que contará a obra e o legado de Villa Lobos

Considerada uma das favoritas no pré-Carnaval de 2022, a Dom Bosco de Itaquera terminou a apuração na sexta colocação. Para o desfile 2023, quando vai encerrar a noite de desfiles, a escola comandada pelo Padre Rosalvino Morán Vinãyo espera, finalmente, conquistar a almejada vaga no Grupo de Acesso 1.

Neste ano, a escola irá promover uma grande viagem artística e musical na história de uma das maiores referências da cultura brasileira: Heitor Villa-Lobos. O desfile abordará suas obras que permeiam não só o imaginário brasileiro, mas que ligam o erudito e o popular.


Leia também:

+ Ouça os sambas das 34 agremiações da Liga-SP para o Carnaval 2023

+ Confira a cobertura dos ensaios técnicos 2023


A comissão de Carnaval formada por Diego Araújo, Alexandre Callegari, Karina Monteiro, Rodrigo Dias e Raphael Soares é que desenvolveu o enredo “Sinfonia Brasileira, uma aquarela em poesia”.

Em duas alegorias, um elemento cênico e quatorze alas, a promessa é “contar a obra e o legado de Villa Lobos para música brasileira passando por grandes composições do Maestro que virou referência para o mundo inteiro”.

Comissão de Carnaval da Dom Bosco de Itaquera. Foto: Divulgação

No texto enviado ao SRzd, a comissão citou os desafios de se fazer um Carnaval neste grupo e como o reaproveitamento de materiais é necessário no projeto do desfile.

“A dificuldade está principalmente na mão de obra, pois com o pouco recurso dificilmente uma escola do Acesso 2 consegue ter uma equipe 100% própria para tocar seu Carnaval. Precisa fazer uma engenharia financeira e criativa pra fazer tudo correr bem. O segredo é encaixar tudo dentro da sua proposta, não é tão simples usar fantasia e peças que já foram usadas com outros temas, adequar de forma criativa requer cuidado e criatividade mas tem dado certo”, explicou.

Alegoria no barracão da Dom Bosco de Itaquera. Foto: Divulgação

Diferente dos anos anteriores, quando apenas a campeã conquistava o direito de desfilar no ano seguinte pelo Grupo de Acesso 1, agora as duas primeiras colocadas serão contempladas com o acesso.

No rebaixamento, também uma alteração. Ao invés de apenas uma, agora as três agremiações com a menor pontuação serão rebaixadas para o Grupo Especial de Bairros da União das Escolas de Samba Paulistanas, a Uesp. Por outro lado, campeã e vice deste Grupo, desfilarão no Anhembi em 2024 pelo Acesso 2.

Para vencer o Acesso 2, a escola aposta em sua plástica. “A Dom Bosco aposta na força do seu chão para conquistar o tão sonhado título. Ensaio forte de canto e evolução aliada a um projeto plástico eficiente essa é nossa aposta para 2023”, destacou a agremiação.

Alegoria no barracão da Dom Bosco de Itaquera. Foto: Divulgação
Redação SRzd

Recent Posts

  • Televisão

Luiz Bacci solta notícia bombástica sobre Davi e Mani; assista

Luiz Bacci solta notícia bombástica sobre Davi e Mani; assista. Apresentador da RecordTV divulgou informação em vídeo nas redes sociais…

7 horas ago
  • Entretenimento

Gisele Bündchen fala sobre a força da maternidade em nova campanha de joias

Bastidores. Em novo vídeo divulgado pela marca de joias brasileira com mais de 60 anos no mercado, a mãe de…

9 horas ago
  • Entretenimento
  • Música

Air Supply: sucessos românticos emocionam público no Rio

Música. A banda australiana Air Supply, que já vendeu 10 milhões de discos somente nos Estados Unidos, completará no ano…

9 horas ago
  • Rio de Janeiro

Museu de Arte do Rio participa de exposição na ONU

Rio. Na última terça-feira (16), a Organização das Nações Unidas inaugurou a exposição “Atlântico Vermelho”, com 60 obras de 22…

9 horas ago
  • Carnaval/RJ

Rio 2025: Conheça todos os enredos do Grupo Especial divulgados até aqui

Rio 2025: Conheça todos os enredos do Grupo Especial divulgados até aqui: Rio. Na noite desta sexta-feira (19), a Acadêmicos…

9 horas ago
  • Carnaval/SP

Primeira da Cidade Líder abre inscrições para escolinha de bateria

Batucada de Primeira. Rumo ao Carnaval 2025, a Primeira da Cidade Líder, agremiação do Grupo de Acesso 2 de São…

9 horas ago