Diretora da Liga-SP celebra exposição e fala da relação com o Governo do Estado

Lúcia Helena da Silva, diretora do departamento sociocultural da Liga-SP, em entrevista ao No Mundo do Samba.. Foto: Capital Mais Com Você

Lúcia Helena da Silva, diretora do departamento sociocultural da Liga-SP, em entrevista ao No Mundo do Samba.. Foto: Capital Mais Com Você

Lúcia Helena da Silva, diretora do departamento sociocultural da Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo, foi a terceira entrevistada na nova temporada do programa “No Mundo do Samba”, no canal no YouTube do “Capital Mais Com Você”, com Raul Machado e Guilherme Queiroz.

Durante a conversa, a profissional destacou a relação da entidade com a atual gestão do Governo do Estado de São Paulo e a expectativa do relacionamento com a gestão que vai assumir no próximo ano, já sob o comando de Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Vale lembrar que o Carnaval de São Paulo foi reconhecido como patrimônio imaterial do estado. Após aprovação em reunião do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico (Condephaat), a decisão foi publicada em 2020.

O registro imaterial foi criado por meio do decreto 57.439, de 2011, e permite o reconhecimento de manifestações culturais do Estado. Por meio dele, além de proteger imóveis e bens importantes para a história do Estado, o Condephaat também pode preservar o patrimônio imaterial. O objetivo é identificar e reconhecer conhecimentos, formas de expressão, modos de fazer e viver, rituais, festas e manifestações que façam parte da cultura paulista.


Leia também:

+ Quem assina mais sambas no Grupo Especial de São Paulo? Confira o ranking

+ Veja capa do CD do Grupo Especial do Carnaval de São Paulo 2023


Exposição “Bicentenário — Contado por Enredos e Fantasias”. Foto: SRzd
Exposição “Bicentenário — Contado por Enredos e Fantasias”. Foto: SRzd

Exposição na Fábrica do Samba

O Governo do Estado e a Secretaria de Cultura e Economia Criativa, desde janeiro de 2022, vem realizando atividades culturais em comemoração aos 200 anos da Independência do Brasil, a Agenda Bonifácio. Desde o final de outubro, a Fábrica do Samba 1 , localizada na Zona Norte de São Paulo, também está fazendo parte das celebrações com a exposição “Bicentenário — Contado por Enredos e Fantasias”.

A proposta lançada é uma experiência multissensorial e imersiva dos últimos 200 anos, através das práticas carnavalescas. E para abrigar a ação, nada melhor do que a Fábrica do Samba 1, que fica na Avenida Dr. Abraão Ribeiro, 505, onde nascem os sonhos de Carnaval das agremiações paulistanas.

Ao longo do bate-papo, Lúcia ressaltou o sucesso do evento que tem atraído não só os sambistas, mas famílias inteiras que não tem ligação com o mundo das escolas de samba paulistanas.

Assista a entrevista:

Comentários

 




    gl