Diretor musical da Gaviões da Fiel cita mudança de gestão e planejamento

Rafa do Cavaco e diretoria da Gaviões. Foto: Divulgação/Gaviões

Rafa do Cavaco e diretoria da Gaviões. Foto: Divulgação/Gaviões

Desde março de 2020 a ala musical da escola de samba Gaviões da Fiel conta com direção de Rafa do Cavaco. Compositor com várias obras que embalaram desfiles no Sambódromo do Anhembi, e considerado um dos grandes nomes do segmento quando o assunto é samba-enredo, ele segue na agremiação para o Carnaval de 2025.

Em vídeo enviado ao SRzd, o músico citou a mudança de gestão da escola oriunda da maior torcida organizada do Corinthians, que agora é liderada por Alexandre Domênico Pereira (Ale), vencedor da eleição realizada no último dia 23.

Feliz com o trabalho da ala liderada pelo intérprete Ernesto Teixeira e de profissionais qualificados e indentificados com a Gaviões, Rafa mostrou-se entusiasmado com a reunião que teve com a nova diretoria e já projeta os próximos passados para a busca pela nota máxima e a realização de mais um trabalho de sucesso no Carnaval de São Paulo.

Assista:

Mais de Rafa do Cavaco

SRzd: Como iniciou sua carreira como músico no Carnaval
Rafa do Cavaco: Comecei em 2000 tocando cavaquinho na Leandro de Itaquera. Na ocasião a intérprete era a Eliana de lima e o samba falava sobre o Reino do Ouro que era o ano na qual as escolas falavam dos 500 anos do Brasil

SRzd: Como iniciou sua carreira como compositor no Carnaval? Quantos sambas com sua assinatura já foram para a Avenida?
Rafa do Cavaco:  Como compositor iniciei em 2001 na própria Leandro de Itaquera e logo em 2002 tive a oportunidade de ganhar meu primeiro samba enredo da minha vida que foi sobre a história de Mário Covas. Sobre quantos sambas meus já foram pra avenida eu não sei dizer pq contar da azar. Porém desde o meu primeiro samba em 2002 até 2023 eu só fiquei três anos sem ter samba que foram 2008, 2011 e 2021 q não teve Carnaval. Então resumindo eu tive sambas meus em 18 carnavais de 21 que participei, contando todos os grupos Especial e Acesso de São Paulo e tbm do Rio. Mas falando em números, com a graça de Deus eu já passei dos 50 sambas que foram para Avenida.

SRzd: Como iniciou sua carreira como diretor musical no Carnaval?
Rafa do Cavaco: Em 2015 na Nenê de Vila Matilde eu já fazia um trabalho voltado para direção musical, porém não tinha ainda o cargo de diretor. Passei a ter esse cargo na Unidos de Vila maria em 2016 e de lá para cá, são sete Carnavais na direção musical.

SRzd: Como você consegue conciliar as três funções: músico, compositor e diretor musical?
Rafa do Cavaco: Hoje eu não consigo mais tocar o cavaco por conta dos detalhes que eu costumo colocar no samba, tanto nas cordas como no canto, sendo assim eu prefiro ficar lá embaixo perto dos cantores e da marcação para dar aquele clima e para a escola poder largar bem o samba e entrar com o pé direito na Avenida, mas tenho vontade de voltar a tocar. Quem sabe em 2024? E sobre compor não me atrapalha em nada pois as composições são feitas no meio do ano para as disputas, então fica tranquilo.

Rafa do Cavaco. Foto: Reprodução/Facebook/Rafa do Cavaco
Rafa do Cavaco. Foto: Reprodução/Facebook/Rafa do Cavaco

Gaviões entre as campeãs

Quarta colocada no Carnaval 2024, a Gaviões da Fiel, que contabiliza quatro títulos no Grupo Especial (1995/1999/2002/2003) levou para o Anhembi, no quarto desfile do sábado, dia 10 de fevereiro, o enredo “Vou te levar pro infinito” e voltou a figurar entre as primeiras colocadas, o que não acontecia desde 2009.

+ Clique aqui para ver como foi o desfile no Carnaval de 2024

Comentários

 




    gl