Diretor de Carnaval da Tom Maior comenta mudança na presidência e resultado do Carnaval 2024

Judson Sales. Foto: Reprodução/Facebook/Judson Sales

Judson Sales. Foto: Reprodução/Facebook/Judson Sales

Sexta a desfilar na sexta-feira (17), a Tom Maior ficou na sexta colocação na classificação final após apresentar no Sambódromo do Anhembi o enredo “Um culto às mães pretas ancestrais”, do carnavalesco Flávio Campello.

Responsável pela direção de Carnaval, Judson Salves avalia que, embora o inédito título não tenha sido conquistado em 2023, ano em que a agremiação ficou de fora do desfile das campeãs, a avaliação é positiva.

Em entrevista ao SRzd, o sambista destacou o amadurecimento técnico da vermelha e amarela em um concurso bastante concorrido. Ele também comentou a saída da presidente Luciana Silva e o trabalho realizado pelo mestre Carlão, que assumiu o comando da escola em dezembro, faltando menos de três meses para o desfile.


Leia também:

+ Prêmio SRzd Carnaval SP: conheça o resultado da edição 2023

+ Até quando as escolas de São Paulo podem contratar para o Carnaval 2024?


Durante a conversa, Judson também parabenizou a Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo por iniciar, após a apuração deste ano, um processo de revisão dos critérios de julgamento.

“A Liga-SP está de parabéns por operar um processo nunca antes visto na história recente do Carnaval”, afirmou ele, que também celebrou a participação da comunidade da Tom Maior que está “cada mais presente nos ensaios e integrada no dia-a-dia da escola”. Confira a seguir, as respostas na íntegra:

SRzd: Qual a sua avaliação do desfile e do resultado obtido pela Tom Maior em 2023?

Judson Sales: A Tom Maior está muito contente com seu desfile. A escola tem mostrado um amadurecimento técnico muito grande nos últimos anos, construindo resultados consistentes, sempre apontada entre as candidatas ao título desde 2018. Em um concurso tão concorrido, com um crescimento também admirável das coirmãs, isso é motivo de bastante orgulho para nós: a constância. O resultado que tanto esperamos (que é o título) está a caminho, desde que consigamos seguir com essa linha.

SRzd: A mudança na presidência da escola, faltando menos de 90 dias para o desfile oficial, teve alguma interferência ou impacto no desenvolvimento do desfile e resultado final?

Judson Sales: Apesar de assumir a presidência este ano, o Carlão já era uma pessoa extremamente presente na administração da escola. Como diretor financeiro, ele já participava ativamente de todas as decisões do nosso Carnaval. Então, na prática, apenas demos seguimento a um modelo de gestão que já vinha trazendo grandes resultados pra escola nos últimos anos. Carlão reúne há muitos anos as duas características, de Sambista (mestre de bateria há décadas) e Gestor (com sua conhecida experiência profissional na gerência de equipes de automobilismo). Junto com o apoio de outros membros da diretoria, como o vice-presidente Leonardo Mazillo, ele conseguiu reunir as condições necessárias para que as mudanças não afetassem negativamente a escola.

Mestre Carlão, da Tom Maior. Foto: Felipe Araújo/Liga-SP
Mestre Carlão, da Tom Maior. Foto: Felipe Araújo/Liga-SP

SRzd: O que você achou da decisão da Liga-SP de iniciar um processo de revisão dos critérios de julgamento?

Judson Sales: A Liga-SP está de parabéns por operar um processo nunca antes visto na história recente do Carnaval: Convocar os atores diretamente envolvidos em cada um dos quesitos para buscar soluções de modernização do nosso sistema de julgamento. A Liga também tem demonstrado a maturidade de perceber que a solução não é copiar o modelo de outras praças, que tem suas virtudes mas também seus defeitos. Por isso, chamar a participar os compositores, diretores musicais, carnavalescos, diretores de Carnaval entre outros, tem sido um grande acerto na busca de um debate maduro sobre o tema.

SRzd: Qual mensagem você pode deixar ao componente e torcedor da Tom Maior com relação ao próximo Carnaval?

Judson Sales: A Tom Maior tem mantido uma postura de continuidade há alguns anos. A escola está contente com o resultado e está consciente que antes do título vem a solidificação das suas bases. E isso claramente vem acontecendo. Cada vez mais temos uma comunidade mais presente aos nossos ensaios e integrada no dia-a-dia da escola. Seguimos na nossa busca por um espaço nosso, fundamental para intensificar essa integração, principalmente por meio de projetos sociais e oficinas. Mas não vamos deixar que a ausência de uma quadra nos afaste desse processo. Este ano pretendemos implementar algumas novidades, especialmente nos processos de treinamento e compartilhamento de conhecimento. Aguardem.

Casal da Tom Maior no desfile de 2023. Foto: Felipe Araújo/Liga-SP
Casal da Tom Maior no desfile de 2023. Foto: Felipe Araújo/Liga-SP

Comentários

 




    gl