Categories: Carnaval/SP

Diferenciais e conquistas do Salgueiro serão exaltados pela Cidade Líder no Anhembi

Com nove títulos no Grupo Especial carioca e diversos desfiles marcantes em sua história, o Acadêmicos do Salgueiro é o enredo da Primeira da Cidade Líder, agremiação que será a quarta a desfilar no próximo sábado (11), pelo Grupo de Acesso 2 paulistano.

Fundada em 5 de março de 1953, a vermelha e branca será homenageada através do tema “70 anos de uma escola diferente, Lá vem Salgueiro!”.


Leia também:

+ Ouça os sambas das 34 agremiações da Liga-SP para o Carnaval 2023

+ Confira a cobertura dos ensaios técnicos 2023


Em entrevista ao SRzd, o carnavalesco Ewerton Visotto explicou que a Líder promete uma proposta diferente no desfile sobre a Academia do Samba.

“O Salgueiro é uma escola que a Líder se espelha, por ousar e ser diferente, uma escola que levou vários títulos do Carnaval carioca e que nos permitiu fazer essa homenagem em terras paulistanas. Salgueiro, com sambas de enredo marcantes, inspira a Líder a trabalhar em seu desfile toda essa trajetória, sua ‘aquarela vermelha e branca’, num desfile alegre e empolgante, explorando todos os diferenciais e conquistas do Acadêmicos de Salgueiro”, declarou.

“Muitas situações foram repensadas para o desfile de 2023 diante todo cenário vivido, desta forma, iremos pro Sambódromo com estratégias que refletirão no número de alas, por isso trabalhamos com até 10 alas neste ano”, continuou o carnavalesco.

Ewerton Visotto, carnavalesco da Primeira da Cidade Líder. Foto: Divulgação

Visotto também falou das dificuldades de fazer um projeto no Grupo de Acesso 2, considerado a terceira divisão do Carnaval paulistano, mas que ganhou projeção maior em 2022 com antecipação dos desfiles em uma semana.

“A verba sempre é uma questão delicada, o que nos inspira reciclar e trabalhar a criatividade nos elementos que refletirão a temática de cada peça, cada roupa, cada alegoria. A união entre comunidade e escola de samba nos permite trabalhar e colocar a escola no Sambódromo. Poderíamos explorar muito mais com uma verba mais atrativa, sermos mais competitivos, porém, trabalhamos com os recursos que temos, fazendo o possível e impossível para fazer um espetáculo digno da Primeira da Líder, da comunidade que faz tudo por amor à escola e faz acontecer”, atestou.

Barracão da Primeira da Cidade Líder. Foto: Divulgação

Cada dia mais as agremiações fazem reaproveitamento de materiais – até como uma forma de economizar os custos e ajudar o meio ambiente. Segundo o artista, a Cidade Líder chega a reciclar praticamente 100% do seu Carnaval.

“A reciclagem é o dia a dia da escola de samba, nossos recursos financeiros são poucos, então a criatividade aflora e a reutilização de materiais em todos os ambientes são, além de necessários, desafiadores. A Primeira da Líder recicla, praticamente, 100% de seus materiais, sempre adequando a realidade do enredo, agregando um acessório, aproveitando um base/forro nas peças e assim por diante. Nas fantasias, observamos os detalhes que irão condizer com a proposta da mesma e adequamos, sempre buscando melhorar o conforto e a plástica da peça. Diante dessa metodologia da escola, temos como premissa a parceria entre componentes e Líder, todos cuidam das ‘peças’ que ao final do desfile são devolvidas para a escola. Dessa forma, conseguimos sim, reciclar e construir um acervo que vamos aprimorando ano a ano. Não posso deixar de mencionar as parcerias com outras escolas, pois aprendemos juntos a otimizar esse processo de reciclagem e fazer um espetáculo cada vez mais rico e com inteligência, quando falamos de recursos”, explicou.

Alegoria da Primeira da Cidade Líder no Anhembi. Foto: Divulgação

Diferente dos anos anteriores, quando apenas a campeã conquistava o direito de desfilar no ano seguinte pelo Grupo de Acesso 1, agora as duas primeiras colocadas serão contempladas com o acesso.

No rebaixamento, também uma alteração. Ao invés de apenas uma, agora as três agremiações com a menor pontuação serão rebaixadas para o Grupo Especial de Bairros da União das Escolas de Samba Paulistanas, a Uesp. Por outro lado, campeã e vice deste Grupo, desfilarão no Anhembi em 2024 pelo Acesso 2.

O carnavalesco aposta na união da escola como diferencial para obter sucesso numa disputa tão acirrada como será neste Carnaval.

“Nosso diferencial sempre foi, e busca sempre ser, a união, a troca de conhecimento e parceria, isso faz da Primeira da Líder uma escola que acolhe e se torna muito fácil de ser amada. A humildade com que todos trabalham, ajudam e se dedicam a escola, independente de que cargo ocupam fora dali, faz toda diferença também, pois todos envolvidos se permitem ouvir, ser ouvidos e ter o sentimento de pertença dentro da escola. Esses diferenciais mencionados, nos faz entender que temos uma responsabilidade grande com toda comunidade, isso fortalece toda a equipe de diretoria, de chefes de ala, enfim, todos que estão à frente da escola. Respeitamos todas as coirmãs, porém, temos a certeza de que a Primeira da Líder vem para fazer um trabalho marcante e continuar numa crescente dentro do cenário de escolas de samba de São Paulo”, finalizou.

Mais imagens das alegorias da Primeira da Cidade Líder

Barracão da Primeira da Cidade Líder. Foto: Divulgaçãomore
Barracão da Primeira da Cidade Líder. Foto: Divulgaçãomore
Barracão da Primeira da Cidade Líder. Foto: Divulgaçãomore
Barracão da Primeira da Cidade Líder. Foto: Divulgaçãomore
Barracão da Primeira da Cidade Líder. Foto: Divulgaçãomore
Barracão da Primeira da Cidade Líder. Foto: Divulgaçãomore
Redação SRzd

Recent Posts

  • Rio de Janeiro

LUTO: morre no Rio o jornalista Washington Rodrigues, o Apolinho

Luto no jornalismo esportivo. Washington Rodrigues, o Apolinho, apresentador da Super Rádio Tupi, morreu, no final da noite desta quarta-feira…

57 minutos ago
  • Televisão

Filme sobre a vida de Silvio Santos com Rodrigo Faro é detonado por críticos

Filme sobre a vida de Silvio Santos com Rodrigo Faro é detonado por críticos. Meninos do Virou Festa, um dos…

3 horas ago
  • Brasil

É verdade esse bilhete: Vereador quer derrubar árvores contra desastres no RS

RS: vereador de Caxias defende derrubar árvores para evitar desastres no Estado É verdade esse bilhete! O vereador Sandro Fantinel…

3 horas ago
  • Famosos

Eita! Atriz pede chance com o casal Diogo Nogueira e Paolla Oliveira; veja a reação deles

Quente! Paolla Oliveira e Diogo Nogueira surpreenderam a atriz Julia Iorio ao responder vídeo da admiradora dizendo que queria uma…

4 horas ago
  • Carnaval/RJ

Qual tema mais te agradou entre os 12 do Grupo Especial do Rio? VOTE

Qual tema mais te agradou entre os 12 do Grupo Especial do Rio? Carnaval. Nesta quarta-feira (15) a Unidos de…

4 horas ago
  • Carnaval/SP

Afoxé Filhos de Gandhy: veja o logotipo do enredo da Colorado do Brás

Vice-campeã do Grupo de Acesso 1 no Carnaval de 2024, a escola de samba Colorado do Brás levará para o…

5 horas ago