Definido quesito para desempate e ordem de leitura das notas da apuração em São Paulo 2024

Apuração do Carnaval 2023. Foto: Kaique Zurk/SRzd

Apuração do Carnaval 2023. Foto: Kaique Zurk/SRzd

Está chegando a hora de conhecer as campeãs do Carnaval de São Paulo de 2024. Nesta terça-feira (13), acontece a apuração das notas atribuídas pelos jurados aos nove quesitos julgados no Sambódromo do Anhembi.

A ordem da leitura das notas foi sorteada nesta segunda-feira (12), na sede da Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo. Os quesitos seguirão esta sequência:

1º – Evolução
2º – Comissão de frente
3º – Fantasia
4º – Enredo
5º – Samba-enredo
6º – Bateria
7º – Alegoria
8º – Mestre-sala e porta-bandeira
9º – Harmonia (primeiro a ser levando e em consideração para desempate)

Se duas ou mais escolas terminarem empatadas em primeiro lugar ou na “zona do rebaixamento”, serão consideradas todas as notas descartadas do último quesito divulgado. Permanecendo o empate, o critério para o desempate será estabelecido de acordo com as notas dos quesitos específicos, observada a ordem já sorteada.

+ Clique aqui para ver a cobertura de todos os desfiles

Somente haverá a proclamação de empate se permanecer a igualdade de notas entre as escolas de samba após a aplicação dos dois critérios de desempate.

Apuração 2024

Sem a presença do público e restrita aos representantes das agremiações, a apuração das notas acontece no Anhembi, com inícios previstos para 16h, Grupo Especial, 18h, Grupo de Acesso 1 e 20h Grupo de Acesso 2.

Em 2024, a primeira colocada do Especial será consagrada campeã do Carnaval. As duas últimas colocadas do Grupo descem ao Acesso 1.

No Grupo de Acesso 1, a campeã e a vice-campeã ascendem ao Especial, enquanto as duas últimas colocadas descem ao grupo de Acesso 2, portanto, as posições de sétimo e oitavo lugar.

No Grupo de Acesso 2, além da campeã, a vice-campeã também subirá ao Grupo de Acesso 1. Na outra ponta do ranking, as três escolas com as menores notas na somatória final vão para os grupos da União das Escolas de Samba Paulistanas, a Uesp.

Comentários

 




    gl