Coreógrafo faz live sobre homenagens das escolas de samba a cidade de São Paulo

Régis Santos. Foto: Divulgação

Idealizada pelo renomado ator e diretor de teatro Régis Santos, acontece neste domingo (6), a partir das 16h, com transmissão no YouTube, a palestra “São Paulo: Um Sambista Eternizado Na Memória Do Maior Espetáculo Da Terra”.

+ Clique aqui para acessar a o link da palestra

A ação faz parte da sexta edição do projeto “Jornada do Patrimônio”, criado pela Secretaria Municipal de Cultura, por meio do Departamento do Patrimônio Histórico e da Coordenadoria de Programação Cultural. O tema central da palestra em forma de vídeo é “Nossa Cidade, Nossas Memórias”.

“Várias agremiações homenagearam a cidade de São Paulo e, nessa live, vamos relembrar esses momentos marcantes da história do samba e da folia paulistana e ouvir os grandes sambas-enredos inesquecíveis e compositores imortais. Memoráveis desfiles de carnavalescos que marcaram a história do carnaval com estéticas refinadas nas alegorias e fantasias criativas abordando nossa amada Sampa”, explica Régis.

A programação é voltada para o público apaixonado pela cultura popular do Carnaval e para aqueles que amam a cidade de São Paulo.

“Há várias curiosidades sobre essas homenagens, recortes interessantíssimos da história dessa cidade tão acolhedora, transformadora e próspera e diferentes formas de exaltar a trajetória de superação do nosso povo”, conta o ator.

A palestra tem o objetivo educacional de explorar a cidade por meio de roteiros de memórias temáticas e afetivas e estimular mestres, pesquisadores, educadores, artistas, agentes e instituições culturais a propor atividades inspiradas nesse projeto, promovendo o diálogo entre o patrimônio histórico paulistano e as mais diversas linguagens artísticas, como os desfiles das escolas de samba.

Sambista da Sociedade Rosas de Ouro há mais de 40 anos, Régis já foi coreógrafo de comissão de frente da Unidos do Peruche e Estrela do Terceiro Milênio e também é criador da ala “Samba Cênico”, grupo teatral que atuou 10 anos na “Roseira”, um ano na Colorado do Brás e dois anos na “Filial do Samba”.

Casarão do século 19 participa das visitas da Jornada do Patrimônio

O charmoso casarão do século 19, mais antigo do bairro da Bela Vista, também estará no projeto “Jornada do Patrimônio”, neste sábado e domingo, onde será postado o link de um vídeo tour pelo belo casarão sede.

Os acessos podem ser feitos a partir de sábado (5) nas páginas do Facebook e do Instagram do ator, além do canal no YouTube.

A visita virtual é um convite para conhecer a arquitetura antiga, descobrir as empreitadas culturais e o histórico deste casarão do século retrasado e o acervo de figurinos mantido na sede, será uma aventura, afinal a construção secular é a sede do espaço cultura Usina Paulistana de Artes, idealizado e dirigido pelo ator e sambista Régis Santos, desde 2004.










Comentários

 




    gl