Conheça os bastidores da definição do enredo sobre Ivone Lara na X-9

Dona Ivone Lara. Foto: Divulgação

Dona Ivone Lara. Foto: Divulgação

Neste sábado (4) a X-9 Paulistana anunciou seu enredo para o Carnaval 2023, quando disputará, pelo segundo ano consecutivo, o Grupo de Acesso 1 de São Paulo: “Dona Ivone Lara, mas quem disse que eu te esqueço? X-9 Paulistana canta o centenário da dama do samba”.

Apresentado à nova diretoria no final do mês de maio, o tema que traz a história de vida e obra da cantora, compositora e musicista, encantou os dirigentes da escola.

Dona Ivone rompeu as barreiras do preconceito contra a mulher e conquistou o Brasil pelo seu talento, através da sua arte.

“Esse fantástico enredo, tão cheio de representatividade, referências culturais da negritude e com todo legado musical que Dona Ivone Lara deixou, nos proporcionará realizar um desfile inesquecível que entrará para a história do Polo Cultural Grande Otelo”, disse o presidente Paulo Perez.

Uma comitiva da agremiação composta pelo presidente Paulinho Perez, o vice-presidente Edson Jr. (Juninho), os autores Marcelo Lepiane, Vitor Oliveira e Fábio Blanco, os diretores Rogério Rodrigues e Geraldo Pereira, Adamastor, e o carnavalesco Leno Vidal foram recebidos pelo filho de Dona Ivone, Alfredo Lara, sua esposa, Elaine Lara e o neto André, que é músico também.

O encontro aconteceu no bairro de Osvaldo Cruz, no Rio de Janeiro, neste sábado. Na ocasião, os familiares foram presenteados com camisetas da verde, vermelha e branca como um gesto de agradecimento e carinho.

“É uma emoção ímpar participar da concepção de um enredo sobre uma artista tão expressiva musicalmente, uma mulher forte e transgressora e uma das maiores vozes do samba. Dona Ivone sempre foi referência para todos os compositores de samba e samba-enredo. Esse é um momento muito especial para mim, para a minha escola e para o mundo do samba também”, afirma Marcelo Lepiane, diretor artístico.

A X-9 Paulistana em sua história já exaltou personalidades da televisão, da música e também da comunidade xisnoveana. Entre eles: o humorista Renato Aragão, os cantores e compositores Paulinho da Viola e Arlindo Cruz, a dupla Chitãozinho e Xororó, o artista plástico Inos Conrradin e o artista Beto Carreiro.

Foi com o tema sobre a vida e obra da dupla sertaneja, que a agremiação conquistou o vice-campeonato no grupo Especial, em 2005, e foi campeã no grupo de Acesso com a história do pintor Inos Conrradin, em 2017.

“Trazer dona Ivone Lara para a passarela do Anhembi será uma honra para nós xisnoveanos. É uma dádiva divina! Um presente para a nossa comunidade e também para o carnaval paulistano. Nossa comunidade está em festa, emocionada e muito feliz. Faremos um belíssimo Carnaval, a altura da nossa homenageada”, diz Adamastor, diretor geral de Carnaval.

Carnaval 2022

Em 2022 a agremiação da Zona Norte ficou na sexta colocação no Grupo de Acesso 1 após apresentar o enredo “Arapuca Tupi – A Reconquista de uma Terra sem Dono”, desenvolvido pelo carnavalesco Eduardo Felix.

+ Veja como foi o desfile

Leia também:

+ Porta-bandeira premiada assume pavilhão principal da Águia de Ouro

+ Jorge Freitas apresenta desenho de alegorias para o Carnaval 2023 da Dragões da Real

+ Velhos conhecidos assumem comando do departamento de harmonia da Tucuruvi

Comentários

 




    gl