Conheça o enredo da Mocidade Unida da Mooca para o Carnaval de 2024

Alegoria da Mocidade Unida da Mooca. Foto: Felipe Araújo/Liga-SP

Alegoria da Mocidade Unida da Mooca. Foto: Felipe Araújo/Liga-SP

Quarta colocada na classificação final do Grupo de Acesso 1 do Carnaval de São Paulo de 2023 com 269,9 pontos, a Mocidade Unida da Mooca revelou, nesta quinta-feira (27), o seu enredo para o desfile do próximo ano.

Desenvolvido pelo carnavalesco Caio Araújo, o tema que irá embalar o sonho do título e da conquista de uma vaga no Grupo Especial tem como título “Oyá Helena”. O desfile irá enaltecer e evidenciar a história de uma das principais intelectuais do Brasil. Oya Helena é a representação da força das mulheres intelectuais através da imagem e do trabalho de Helena Theodoro. Pioneira e visionária sobre a cultura do povo preto.

O anúncio do novo enredo ocorre nove dias antes da data em que a escola liderada por Rafael Falanga havia informado que faria o anúncio oficial. Na ocasião, acontecerá a celebração do aniversário de 36 anos da agremiação com atrações para o público presente na quadra, incluindo a estreia e cerimônia de Paula Penteado com o pavilhão verde, vermelho e branco. Ela formará par com o mestre-sala Patrick Vicente.

Leia o texto explicativo e vídeo do enredo:

“A tradição dos orixás é uma forma de organizar o mundo que serve a todos e pode ser o caminho para um futuro menos violento do que os dias atuais”

THEODORO, Helena – Iansã – rainha dos ventos e das tempestades

Os ventos e tempestades nos conduziram para um encontro em forma de missão: enaltecer e evidenciar a história de uma das principais intelectuais do Brasil.

Helena Theodoro que conduzida pelos ventos de Oya, levou o samba para a academia, registrou em inúmeros livros, teses, programas e rádio a história ancestral do samba e também a fundamental relação com os orixás.

Oya Helena é a representação da força das mulheres intelectuais através da imagem e do trabalho de Helena Theodoro. Pioneira e visionária sobre a cultura do povo preto.

O enredo ressalta a importância do conhecimento e da educação como ferramentas de transformação ante ao racismo, trazendo na figura da homenageada um exemplo de luta por justiça social.

Oyá nos conduzirá ao carnaval 2024 e a MUM seguirá reforçando a importância de temas que visam dar luz à razão da existência do samba, promovendo conscientização com temas relevantes para a sociedade.

Bem-vindos ao nosso carnaval.

Epahey Oya…
Helena Theodoro


Leia também:

+ Confira os enredos já lançados para o Carnaval de 2024

+ Até quando as escolas de São Paulo podem contratar para o Carnaval 2024?


Quarta colocação do Acesso 1 em 2023

Fechando o Grupo de Acesso 1 de São Paulo, a Mocidade Unida da Mooca apresentou no Sambódromo do Anhembi, na madrugada desta segunda-feira (20), o enredo “O Santo negro da Liberdade”.

O tema retratou a história de Francisco José das Chagas, conhecido como cabo Chaguinhas. Ele foi um cabo negro assassinado no século 19 no Largo da Forca, no bairro da Liberdade, na região central São Paulo.

O samba-enredo composto por Gui Cruz, Imperial, Turko, Rafa do Cavaco, Maradona, Portuga, Fabinho, Tiago SP, Clayton Reis, Marçal, Luciano Rosa, Reinaldo, Aluísio Letra e Vitor Gabriel, foi cantado no Anhembi por Gui Cruz e Clayton Reis. Clique aqui para relembrar o desfile.

Vale lembrar que três dias antes do desfile, duas alegorias da escola foram danificadas por uma forte chuva que caiu no terreno ao lado do Sambódromo do Anhembi. Apesar do prejuízo, ninguém se feriu no local e os integrantes da agremiação tiveram que superar essa adversidade antes de colocar o Carnaval na Avenida.

Desfile 2023 da Mocidade Unida da Mooca. Foto: Arthur Giglioli/SRzd
Desfile 2023 da Mocidade Unida da Mooca. Foto: Arthur Giglioli/SRzd

Linha de enredos

Desde que subiu para o Grupo de Acesso 1 de São Paulo, a MUM conquistou um quinto lugar, em 2019, e ficou na quarta colocação em três Carnavais consecutivos, 2020, 2022 e 2023.

Entre os enredos abordados nos últimos anos, a escola levou para o Anhembi temas sobre o orixá Xangô; a história do pavilhão ostentando pelos casais de mestre-sala e porta-bandeira; homenagem ao dramaturgo, ativista e político brasileiro, Abdias do Nascimento; e em 2023, apresentou um desfile sobre Francisco José das Chagas, conhecido como Chaguinhas – todos eles com temáticas que exaltam a negritude.

Nomes anunciados para 2024

Mestre de Bateria: Dennys Silva
Casal de mestre-sala e porta-bandeira: Patrick Vicente e Paula Penteado
Coreógrafo de casais: Chris Brasil
Direção de Carnaval: Vitor Gabriel, Vanderley Silva e Fabio Carromeu (Fabinho)
Direção geral: Mercadoria
Intérpretes: Gui Cruz e Clayton Reis
Coreógrafo da Comissão de Frente: Nildo Jaffer

Comentários

 




    gl