Clementina de Jesus é o enredo da Mocidade Alegre para o Carnaval 2021

Clementina de Jesus. Foto: Reprodução.

Clementina de Jesus será o enredo da Mocidade Alegre no Carnaval 2021. A divulgação foi feita na noite desta quinta-feira (12) através das redes sociais da agremiação liderada por Solange Cruz.

O desfile, de grande importância cultural, será desenvolvido pelo carnavalesco Edson Pereira, que irá desenvolver seu segundo trabalho na folia paulistana. O título oficial não foi divulgado.

Clementina de Jesus da Silva foi um cantora de samba, nascida em 1901 em Valença (RJ) e que morreu aos 87 anos na cidade do Rio de Janeiro. Em sua trajetória, gravou cinco discos solos: “Clementina de Jesus”, “Clementina, cadê você?”, “Marinheiro Só” – um dos seus maiores sucessos -, “Clementina de Jesus – convidado especial: Carlos Cachaça” e “Clementina e Convidados”. Em 2021, completam-se 120 anos da data de nascimento da sambista que também era conhecida como Tina ou Quelé.

Clementina de Jesus. Foto: Reprodução.
Clementina de Jesus. Foto: Reprodução.

Dona de uma voz inconfundível, potente e ancestral, Clementina de Jesus foi a síntese do Brasil, expressão de um país de forte herança africana e de singular formação religiosa.

Ao todo, gravou 13 discos entre álbuns solos e participações em álbuns coletivos, com destaque para o disco “O Canto dos Escravos”, composto de vissungos de escravos da região de Diamantina, recolhidos por Aires da Mata Machado. Unanimidade entre a crítica, Clementina foi louvada como elo entre África e Brasil, tendo sido reverenciada por grandes nomes da música brasileira, como Elis Regina, João Nogueira, Clara Nunes, Caetano Veloso, Maria Bethânia e João Bosco.

Anúncio feito nas redes sociais

Prometido para ser anunciado às 20h, o enredo foi revelado após duas publicações que provocaram reações diferentes nos internautas.

Primeiro foi compartilhado um clipe em que apareceu o apresentador Sérgio Malandro. No desfecho, a informação de que se tratava de uma “pegadinha”.

Vinte minutos depois, outro vídeo foi colocado no ar. Desta vez, o protagonista foi o mestre de bateria e vice-presidente, Mestre Sombra, solicitando para o público aguardar o laçamento do enredo. Entre os comentários, houve quem entrou no clima da “brincadeira” proposta e quem não gostou e se sentiu aflito com o tempo de espera.

O vídeo com a temática do próximo desfile foi enfim divulgado às 21h24. O filme, com imagens da homenageada contou com depoimentos de Martinho da Vila, Alcione – que foi homenageada no desfile da escola em 2018 – Andrezinho do Grupo Molejo e Milton Cunha.

+ Clique aqui para assistir

Escola aposta na sequência do trabalho

Em entrevista recente ao SRzd, a presidente Solange Cruz celebrou o terceiro lugar conquistado no Carnaval de 2020 através do enredo “Do Canto das Yabás, Renasce uma nova Morada”. A dirigente também anunciou renovações de contratos dos principais segmentos para o desfile do próximo ano. Clique aqui para ver.

Desfile das campeãs 2020 da Mocidade Alegre. Foto: SRzd – Ana Moura

Comentários

 




    gl