Carnavalesco da Independente Tricolor explica como Guerra de Troia inspirou enredo 2023

Desfile das campeãs 2022 da Independente Tricolor. Foto: Bruno Giannelli/SRzd

Desfile das campeãs 2022 da Independente Tricolor. Foto: Bruno Giannelli/SRzd

“Samba no pé, lança na mão, isso é uma invasão!”. É com este título do enredo que a Independente Tricolor vai abrir o Grupo Especial no dia 17 de fevereiro de 2023. O projeto é desenvolvido pelo carnavalesco Amauri Santos, responsável por desenvolver o desfile 2022 – que culminou com o vice-campeonato do Grupo de Acesso 1 e consequentemente com a vaga na divisão de elite do samba paulistano.

+ Ouça o samba-enredo

Em entrevista ao SRzd, momentos após o lançamento do tema no último sábado (13), o artista revelou que a ideia partiu do presidente Alessandro Oliveira Santana, o Batata: “Ele já tinha a ideia deste enredo há bastante tempo. Os tricolores se identificam com essa coisa de ser guerreiro e o presidente me fez esta proposta.”


Leia também:

+ Emoção, reencontro e escolha: os bastidores do convite aceito pelo novo casal da Mocidade Alegre

+ Carnaval 2023: Dragões da Real define semifinalistas do concurso de samba

+ Falta apenas um! Conheça os enredos já lançados no Grupo Especial de SP 2023


Logo do enredo 2023 da Independente Tricolor. Foto: Divulgação
Logo do enredo 2023 da Independente Tricolor. Foto: Divulgação

Segundo Amauri, o enredo “vai traçar um paralelo da mitologia grega com a nossa realidade” e haverá a mistura de vários sentimentos.

“A Guerra de Troia foi causada por uma traição que desencadeou em vários outros sentimentos que nós temos até hoje: amor, traição e vingança. O que fez a Grécia vencer essa guerra foi justamente a persistência e a estratégia. A gente quer também trazer isso para o nosso Carnaval. Nós queremos invadir a Avenida com estratégia. Por tudo que a escola passou [a queda no ano de 2018 pelo Grupo Especial e o fogo que atingiu o barracão em outubro de 2019], a gente tem que renascer e ficar [no Especial] para não sair mais”, disse.

Carioca, o carnavalesco registra passagens por inúmeras agremiações do Rio de Janeiro, entre elas, Leão de Nova Iguaçu, Portela, Caprichosos de Pilares e Estácio de Sá. Em São Paulo, desenvolveu projetos de alegoria para Amarildo de Mello, na Águia de Ouro e X-9 Paulistana. Ele também assinou os desfiles da Unidos do Peruche em 2019 e 2020.

Comentários

 




    gl