Carnaval 2020: definido quesito para desempate e ordem de leitura das notas da apuração em São Paulo

Divulgada a ordem de leitura das notas para a apuração do Carnaval de São Paulo de 2020 e também o quesito que será o primeiro a ser levado em consideração em caso de empate: bateria.

A definição ocorreu em reunião realizada na sede da Liga Independente das Escolas de Samba na tarde desta segunda-feira (24), na Zona Norte da capital paulista.

A avaliação feita por quatro jurados de cada um dos nove quesitos, cujas notas  serão conhecidas nesta terça-feira (25), a partir das 16h, na seguinte ordem: fantasia, comissão de frente, samba-enredo, harmonia, evolução, mestre-sala e porta-bandeira, enredo, alegoria e bateria.

Cada quesito teve quatro jurados. Eles deram notas de nove a dez fracionadas em décimos: 9.0, 9.1, 9.2, 9.3, 9.4, 9.5, 9.6, 9.7, 9.8, 9.9 e 10. A menor das quatro notas será descartada.

Se duas ou mais escolas terminarem empatadas em primeiro lugar ou na “zona do rebaixamento”, serão consideradas todas as notas descartadas do último quesito divulgado. Permanecendo o empate, o critério para o desempate será estabelecido de acordo com as notas dos quesitos específicos, observada a ordem já sorteada.

Somente haverá a proclamação de empate se permanecer a igualdade de notas entre as escolas de samba após a aplicação dos dois critérios de desempate. Caso prevaleça após a aplicação do critério acima, o empate de 2 ou mais escolas na penúltima colocação, ou 3 ou mais escolas, na última colocação, as mesmas serão rebaixadas para o Grupo de Acesso.

Apuração. Foto: Bruno Oliveira/SPTuris
Apuração. Foto: Bruno Oliveira/SPTuris

No dia 15 de fevereiro, após reunião entre todos os representantes das agremiações do Grupo Especial paulistano, ficou decidido que fantasia não seria o critério de desempate, após os figurinos das alas da Pérola Negra sofrerem danos devido ao alagamento, após as fortes chuvas que caíram na Grande São Paulo na madrugada do último dia 10.

Desfile 2020 da Pérola Negra. Foto- SRzd – Ana Moura

Sete escolas desfilaram na noite de sexta-feira (21) e outras sete na noite de sábado (22). No domingo (23), oito escolas fizeram o desfile do Grupo de Acesso 1 e na segunda-feira (24), doze agremiações se apresentam pelo Grupo de Acesso 2.

A apuração vai definir a campeã do Carnaval e as outras quatro escolas mais bem colocadas que vão participar do Desfile das Campeãs neste sábado (29). Também define as duas agremiações do Grupo Especial que serão rebaixadas para o Grupo de Acesso 1 e as duas do Acesso 1 que sobem para o Especial em 2020, além do
acesso e rebaixamento de uma entidade para os Grupos de Acesso 1 e 2.







Comentários

 




    gl