Categories: Carnaval/SP

Carnaval 2018: dirigentes, tradição e planejamento seduzem Mauro Xuxa

Uma soma de fatores determinou o futuro de um dos mais importantes carnavalescos da cidade de São Paulo.

Em 2018 a arte de Mauro Xuxa será vista no desfile da Faculdade do Samba, a Barroca Zona Sul, dona de um dos mais tradicionais pavilhões do Carnaval brasileiro. Além de se juntar a uma comunidade, que ele definiu representar uma parcela importante da raiz do samba paulistano, a postura da diretoria verde e rosa fez diferença no momento da decisão:

“A negociação com a diretoria da Barroca começou após um encontro meu com os dirigentes da escola. Fiquei fascinado com a visão, o planejamento e a vontade de reviver os melhores tempos dessa agremiação, de grandes Carnavais, desde os tempos da Avenida Tiradentes”, detalha fazendo referência ao longo período em que a verde e rosa está distante do Grupo Especial, há exatos doze anos. Mas antes de assinar com a entidade da Zona Sul, Xuxa foi procurado por outra coirmãs:

“Havia um princípio de conversa com algumas agremiações, do Especial, mas que não evoluíram, por diversos fatores. Inclusive, em uma delas, para a formação de uma comissão de Carnaval, modelo que eu procuro evitar, uma vez que nem sempre a ideologia dos artistas é comum”, opina.

Começando a viver uma nova etapa em sua carreira e já alinhavando todo o projeto daquele que garante “será um grande enredo”, ele ainda explicou sua curta temporada na Imperador do Ipiranga:

“Na Imperador o ciclo chegou ao fim, e ele durou apenas um ano. Foi árduo, mas avalio que conseguimos fazer um bom trabalho. É uma escola que tenho muito carinho. Além das dificuldades, sofremos muito com a perda de quase um ponto no quesito samba-enredo, o que para mim foi uma catástrofe. Acho que fomos massacrados nesse aspecto, isso denigre a imagem deste hino do Carnaval”, desabafou em referência as notas atribuídas pelos jurados do quesito samba-enredo à composição que é considerada um clássico do Carnaval paulistano: “Ipiranga, berço esplêndido de um povo heroico”, reeditado em 2017. Relembre o desfile da Imperador.

Presidente Cebolinha ao lado de Mauro Xuxa. Foto: Barroca Zona Sul

Depois de sucessivas baixas em seu elenco campeão do Grupo 1 da Uesp este ano, a Barroca já havia anunciado a renovação de contrato dos mestres de bateria Fernando Negão e Acerola de Angola. Renovação que contrastou com as saídas do carnavalesco Danilo Dantas, do intérprete oficial Rodrigo Xará, da porta-bandeira Lenita Magrini e do mestre-sala Cley Ferreira.

A Barroca Zona Sul garantiu uma vaga no desfile do Acesso em 2018 ao levar para Avenida o enredo: “Da riqueza das águas à multiplicação do amor. A maravilha da pesca”. Clique aqui e veja o desfile.

Redação SRzd

Recent Posts

  • Carnaval/SP

Independente Tricolor já tem enredo e anuncia data para lançamento

Depois de terminar na última colocação no Grupo Especial 2024 e ser rebaixada para o Grupo de Acesso 1, a…

11 horas ago
  • Rio de Janeiro

Estreia: Sidney Rezende detalha como será jornal na Rádio Tupi

Bastidores. A Super Rádio Tupi estreia, em abril 29 de abril, a próxima segunda-feira, um novo jornal, sob o comando…

13 horas ago
  • Rio de Janeiro

Socialite Regina Gonçalves fala pela primeira vez sobre golpe milionário

A socialite Regina Gonçalves negou que seu motorista seja seu marido e diz que ele "levou joias e pedras preciosas"…

13 horas ago
  • Televisão

Ex-Polegar briga feio com ex de Jenny Miranda e deixa A Grande Conquista

Ex-Polegar briga feio com ex de Jenny Miranda e deixa A Grande Conquista. Confusão aconteceu por conta de uma cueca…

14 horas ago
  • Carnaval/SP

O que sabemos sobre o enredo da Mocidade Alegre 2025? Confira pistas

Bicampeã do Grupo Especial do Carnaval de São Paulo, a Mocidade Alegre irá revelar o seu enredo para o desfile…

16 horas ago
  • Carnaval/SP

Ailton Krenak será tema de enredo no Carnaval de São Paulo de 2025

Primeiro indígena eleito para ocupar uma cadeira na Academia Brasileira de Letras (ABL) em mais de 120 anos desde a…

21 horas ago