Após rebaixamento, diretoria da Vila Maria se posiciona: ‘Momento de reflexão’

Desfile 2023 da Unidos de Vila Maria. Foto: Arthur Giglioli/SRzd

Desfile 2023 da Unidos de Vila Maria. Foto: Arthur Giglioli/SRzd

As escolas de samba Estrela do Terceiro Milênio e Unidos de Vila Maria terminaram a apuração do Carnaval 2023 de São Paulo nas últimas colocações e estão rebaixadas para o Grupo de Acesso em 2024.

As duas escolas receberam 269,1 dos jurados, mas a Terceiro Milênio, que fez sua estreia na divisão de elite do samba paulistano, ficou na última colocação pelos critérios de desempate. Já a Vila Maria estava no Grupo Especial desde 2015, quando voltou do Acesso.

Acima das duas rebaixadas, na décima segunda colocação, ficou a Sociedade Rosas de Ouro, com 269,2 pontos, apenas um décimo acima. A azul e rosa está na elite da folia paulistana desde 1975.

Em nota compartilhada em suas páginas de redes sociais, a presidência e diretoria da Unidos de Vila Maria se posicionou sobre o resultado obtido na pista. A escola foi a quarta a se apresentar na sexta-feira, dia 17, com o enredo “Vila Maria. Minha Origem. Minha Essência. Minha História. Muito Além do Carnaval”,  desenvolvido pelo carnavalesco Cristiano Bara.


Leia também:

+ Prêmio SRzd Carnaval SP: conheça o resultado da edição 2023

+ Conheça os horários dos desfile das Campeãs de São Paulo 2023


No comunicado, a escola alega que ter recebido mensagens difamatórias, com teor acusatório, extremamente desrespeitosas e pedindo até que a agremiação deixasse de desfilar e se propusesse “apenas” em realizar seu trabalho social.

“O trabalho social da Unidos de Vila Maria vai continuar. Independente daqueles que acham o contrário. Mas também o trabalho visando o acesso ao Grupo Especial em 2024, já começou. Queremos deixar claro que iremos avaliar tudo que foi ou deixou de ser feito neste ano. E iremos ouvir de maneira respeitosa, todas as insatisfações justas que visem melhorar. O momento é de reflexão, colocar a cabeça no lugar e encontrar as melhores soluções para o próximo Carnaval. E vamos juntos nessa missão. Com toda a paixão, garra e amor pelo nosso Pavilhão”, diz um trecho da postagem.

Leia à íntegra:

Posicionamento à Comunidade da Unidos de Vila Maria.

O resultado do Carnaval 2023, nem de longe foi o esperado por todos nós. A escolha e concepção do enredo, teve como objetivo, resgatar a nossa história e com isso, também trazer de volta aqueles que não estavam mais, tão próximos da escola.

Mas infelizmente, dentro das regras da disputa, iremos no próximo ano, desfilar no Grupo de Acesso do Carnaval de São Paulo. Para nós não é demérito algum estar neste grupo, onde inclusive passamos várias décadas disputando.

No entanto, devido ao resultado deste ano, recebemos nos últimos dias, várias mensagens totalmente destoantes do que é o sentido de uma manifestação cultural, como o Carnaval. Mensagens difamatórias, com teor acusatório, extremamente desrespeitosas e até que a agremiação deixasse de desfilar e se propusesse “apenas” em realizar seu trabalho social.

Trabalho esse que se seguiu desde do dia da apuração. O mesmo que a mais de 20 anos vem gerando resultados sociais positivos. E hoje, graças as doações e parcerias, chegamos a números expressivos de arrecadação de água mineral, alimentos, produtos de higiene, roupas e utensílios, entre outras coisas.

Enquanto que nas cidades litorâneas, afetadas pelas chuvas, uma garrafa de água está sendo vendida a R$ 93,00, a “escola de samba que só pensa no social” vai levar esse bem tão precioso aos nossos irmãos.

O trabalho social da Unidos de Vila Maria vai continuar. Independente daqueles que acham o contrário. Mas também o trabalho visando o acesso ao Grupo Especial em 2024, já começou.

Queremos deixar claro que iremos avaliar tudo que foi ou deixou de ser feito neste ano. E iremos ouvir de maneira respeitosa, todas as insatisfações justas que visem melhorar.

O momento é de reflexão, colocar a cabeça no lugar e encontrar as melhores soluções para o próximo Carnaval. E vamos juntos nessa missão. Com toda a paixão, garra e amor pelo nosso Pavilhão.

E será assim, unidos, que seguiremos e voltaremos à elite do Carnaval paulistano.

Obrigada Comunidade,

G.R.C.S.E.S. Unidos de Vila Maria
Sua Presidência
Diretoria
Departamento de Comunicação

Comentários

 




    gl