Anhembi sem chuva vê ‘bravos guerreiros’ pelo tri da Tatuapé e a força do Dragão

2º ensaio técnico do Acadêmicos do Tatuapé. Foto: SRzd – Cláudio L Costa

O último final de semana de ensaios técnicos gerais terminou neste domingo (17) em São Paulo.

Foram quatro escolas de samba que simularam seus desfiles no sambódromo do Anhembi, na Zona Norte da cidade, com entrada franca.

Depois de dois dias com fortes chuvas, os sambistas puderam fazer as prévias dos desfiles sem água na pista e com uma temperatura agradável.

Sambódromo do Anhembi. Foto: SRzd - Guilherme Queiroz
Sambódromo do Anhembi. Foto: SRzd – Guilherme Queiroz

Veja um resumo dos ensaios:

+ ACADÊMICOS DO TUCURUVI

+ galeria de fotos da Tucuruvi

+ vídeo: largada do ensaio técnico da Tucuruvi

+ vídeo: de olho no quesito – Tucuruvi

Primeira a ensaiar, a Acadêmicos do Tucuruvi teve como destaque o intérprete Leonardo Bessa – que em alguns momentos chegou a entrar dentro das alas para motivar os componentes – e a bateria comandada pelo mestre Guma Sena, que contou com a presença de um convidado especial, mestre Rafa da Sociedade Rosas de Ouro.

A Tucuruvi mostrou novamente a organização das alas, com espaços definidos e boa compactação. Contudo, componentes do segundo e terceiro setor mostraram pouco vigor no canto, ponto que precisa ser ajustado para o desfile oficial.

Responsáveis por conduzir o pavilhão principal, Kawan Alcides e Waleska Gomes esbanjaram técnica e entrosamento durante a apresentação no primeiro setor do ensaio.

Quarta escola a desfilar na sexta-feira, dia 1 de março, a Tucuruvi levará para Avenida o enredo “Liberdade – O Canto Retumbante de um Povo Heróico”, com a  assinatura do carnavalesco Dione Leite.

2º ensaio técnico da Acadêmicos do Tucuruvi. Foto: Guilherme Queiroz
2º ensaio técnico da Acadêmicos do Tucuruvi. Foto: Guilherme Queiroz

+ DRAGÕES DA REAL

+ galeria de fotos da Dragões

+ vídeo: largada do ensaio técnico da Dragões

+ vídeo: de olho no quesito – Dragões

“Hoje é desfile. Vamos mostrar tudo que fizermos na quadra”. Esta foi uma das frases do discurso do presidente Renato Rodrigues, o Tomate, antes da Dragões da Real ultrapassar a faixa amarela da concentração no Anhembi.

Organizada, ensaiada e com alas compactas, a escola mostrou grande evolução em relação ao treino anterior. Com uma evolução leve, tranquila e padronizada, as alas apresentaram espaçamentos bem definidos, com coreografias em várias passagens do samba, exceto pela parte final da letra do samba “quando a sirene tocar”, evidenciando um bom trabalho da harmonia.

Destaque para a coreografia da comissão de frente liderada por Anderson Rodrigues, que contou com um elemento alegórico, e para as encenações nos espaços que representam alegorias. Foi bastante aplaudida pelo público a coreografia apresentada na demarcação da terceira alegoria que trouxe o Fábio Sorriso, Rei Momo do
Carnaval de São Paulo 2019, e um veículo De Lorean, icônico carro do filme De Volta Para o Futuro.

O único porém foi um ligeiro aumento de velocidade dos componentes para cobrir o espaço técnico no momento em que a bateria – que fez uma apresentação segura sob o comando do mestre Tornado – entrou no recuo.

Em busca de um inédito campeonato no Grupo Especial, a Dragões da Real apresentará no segundo desfile da noite de sábado, 2 de março, o enredo “A Invenção do Tempo. Uma Odisséia em 65 Minutos”, com desenvolvimento do carnavalesco Mauro Quintaes.

+ ACADÊMICOS DO TATUAPÉ

+ galeria de fotos da Tatuapé

+ vídeo: largada do ensaio técnico da Tatuapé

+ vídeo: de olho no quesito – Tatuapé

Sem erros aparantes, a atual bicampeã paulistana mostrou mais uma vez sua força. Em vários momentos da exibição, o carro de som liderado por Celsinho parou de cantar no trecho final “sou brasileiro, vou defender minha nação” para dar voz a comunidade. Além disso, a bateria “Qualidade Especial” comandada pelo mestre Higor fez paradas nas estrofes iniciais do samba-enredo, evidenciando o canto forte dos componentes.

Em praticamente todas as alas, foi possível ver um perfeito alinhamento formando corredores internos. A extrema organização se refletiu num andamento constante, sem variações de velocidade, mesmo quando a escola fez a manobra de entrada no recuo.

A comissão de frente ostentou altos costeiros, lembrando o modelo clássico de bailado dos anos 90. Três alas chamaram a atenção. Uma destacando lixeiros, outra com menção honrosa ao jornalista Ricardo Boechat, que faleceu na última terça-feira (12). No último setor, destaque para desfilantes exibindo cartazes com mensagens
que pediam respeito e moradia, entre outros dizeres.

A Tatuapé será a quinta agremiação a desfilar na sexta-feira, 1 de março, com o enredo “Bravos Guerreiros. Por Deus, Pela Honra, Pela Justiça e Pelos que Precisam de Nós”.

+ X-9 PAULISTANA

+ galeria de fotos da X-9

+ vídeo: largada do ensaio técnico da X-9

+ vídeo: de olho no quesito – X-9

Fechando o final de semana de ensaios técnicos, a X-9 Paulistana teve mais uma chance para simular o desfile que irá homenagear o sambista Arlindo Cruz.

Antes do início do ensaio, o presidente Airton Martinelle (Branco) fez vários agradecimentos em seu discurso antes de passar o microfone para o intérprete Darlan Alves. Assista:

Um dos pontos altos do ensaio ficou por conta da comissão de frente. Liderada por Yaskara Manzini, os integrantes apresentaram um ritual religioso, com orixás e devotos vestindo branco, carregando adjás – sineta que emite o som de chamada aos orixás.

A bateria comandada pelos mestres Kito e Fábio não adotou uma camiseta de uniforme; e cada ritmista vestiu-se como quis, em alusão às favelas, presentes no enredo.

Animada, a comunidade xisnoveana evoluiu com leveza, com poucas coreografias, mas mostrou a dificuldade vista em ensaios anteriores para cantar totalmente o samba, que tem seus melhores momentos na estrofe que exalta a “Favela”.

A evolução teve inconstâncias, em alguns momentos, mesmo com a bateria dentro do box, foi possível observar o cortejo parar e realizar o chamado efeito sanfona. Com desfile desenvolvido pelo carnavalesco Amarildo de Mello, a X-9 será a sexta agremiação a passar pelo sambódromo do Anhembi na sexta-feira, dia 1 de março.

+ veja a programação completa de ensaios gerais em 2019

Hotel Ibis Styles São Paulo Anhembi. Foto: Divulgação

+ Promoção especial para o Carnaval

As reservas para o período de Carnaval estão abertas e se intensificam com a proximidade do maior espetáculo do planeta. Não perca tempo, reserve já e aproveite uma oferta exclusiva!

Pensando nos hóspedes que pretendem literalmente cair na folia nos ensaios técnicos, em blocos do Carnaval de Rua ou com o ritmo contagiante das baterias das agremiações na passarela do samba do Anhembi, a direção Hotel Ibis Styles São Paulo anuncia uma promoção para privilegiar os leitores do SRzd.

Para ganhar um desconto extra em sua hospedagem clique aqui. Ao abrir o site, você será direcionado para outra página (ver imagem abaixo):

Site do Hotel Ibis São Paulo Expo. Foto: Reprodução

Em seguida, basta escolher o período da hospedagem e a quantidade de pessoas. Depois, acesse a função mais opções e insira o código promocional CONGR1 para ativar sua reserva no item buscar. Em caso de dúvidas, faça contato através do telefone: (11) 3393-7300.

Comentários

 




    gl